12.9.20

ALIMENTAÇÃO PARA INTOLERANTES: APROVEITE TUDO E CRIE RECEITAS

 Entenda a intolerância alimentar - KATZ ENDOIMAGEM
alimentação para intolerantes pode ser monótona por conta das restrições alimentares. Muitas pessoas apresentam intolerância à lactose, alergia ao glúten e até mesmo alergia às proteínas de origem animal, como do leite de vaca e dos ovos, além das de proteínas de origem vegetal, como da soja.
Para ampliar o cardápio dessas pessoas, é interessante investir no aproveitamento integral dos alimentos. Mas você sabe o que é isso? Além de sustentável e econômico, ele permite uma variedade de receitas para inovar a alimentação do dia a dia.
Neste post, falaremos sobre a alimentação para intolerantes, dando dicas de como utilizar os alimentos de forma a evitar desperdícios, bem como apontando as substituições que podem ser feitas. Acompanhe!

Aproveitamento integral dos alimentos

Essa forma de cozinhar aproveita todo o alimento, tanto as partes normalmente utilizadas quanto as outras partes comestíveis (cascas, talos, folhas e sementes) que, geralmente, são jogadas no lixo pelas pessoas que não sabem como prepará-las. A seguir, veja dicas de como se beneficiar dos vegetais:

Frutas

Das cascas das frutas é possível fazer sucos, doces e bolos, por exemplo:

Suco de abacaxi

Ferva as cascas higienizadas de um abacaxi em um litro de água, depois bata tudo no liquidificador, coe e leve para gelar.

Doce de casca de banana

Pique as cascas da banana, leve ao fogo com mel a gosto e um pouco de água e cozinhe em fogo baixo. Se quiser, pode triturar no liquidificador até que fique cremoso, acrescentar alfarroba em pó e fazer um delicioso brigadeiro.

Bolo de laranja

Em vez de espremer várias laranjas para fazer o suco e usar no bolo, que tal retirar as sementes e bater no liquidificador uma só laranja com casca e os demais ingredientes da sua receita?
Além de aproveitar toda a fruta e economizar por utilizar somente uma, ainda acrescenta fibras na alimentação.

Verduras e legumes

Desses alimentos é possível usar:

Cascas

Muitos vegetais podem ser cozidos ou assados com a casca, preservando os nutrientes e evitando o desperdício ao descascar antes. São os casos das batatas, do inhame e da beterraba, por exemplo. Você pode comê-los com a casca ou retirá-la depois de cozidos.
Dica: experimente fazer batata frita na Air Fryer com a casca, fica ótimo!

Talos

Podem ser utilizados para fazer farofas, patês e refogados, como os talos de beterraba, couve, agrião, rúcula, couve-flor e brócolis.

Folhas

As folhas da beterraba, do brócolis e da couve-flor podem ser fatiadas e refogadas assim como outras verduras. Já as de brócolis dão um sabor especial no arroz quando cozidas junto com ele.

Sementes

As sementes de abóbora e de melancia podem virar snacks muito gostosos. Basta levá-las ao forno até que fiquem douradas e crocantes!

Leites vegetais

Muitas pessoas fazem o seu leite vegetal em casa batendo no liquidificador o vegetal — como arroz, amêndoas, castanhas, coco e outros — com água e coando. O que a maioria delas não sabe é que dá para aproveitar os resíduos desses leites para fazer farinha.
Depois de retirar o líquido, espremendo bem, deve-se colocar o que sobrar em uma forma e levar ao forno baixo para que seque e se transforme na farinha, que pode ser usada em substituição à de trigo.

Receitas para intolerantes

Reunimos aqui 3 receitas fáceis e saborosas para intolerantes feitas com as partes que seriam descartadas, confira:

1. Compota de casca de jabuticaba

Ingredientes

  • 1 xícara de cascas de jabuticabas;
  • 4 colheres (sopa) de mel;
  • água.
Para retirar o sabor amargo, ferva em água as cascas por 10 minutos e jogue o líquido fora. Volte para panela e acrescente água até cobrir e cozinhe por 30 minutos. Quando estiverem macias, junte o mel e deixe em fogo brando por mais 5 a 10 minutos e leve para gelar.

2. Sopa de folhas e cascas

Ingredientes

  • 8 xícaras de cascas de legumes: abóbora, chuchu, beterraba e batata;
  • folhas de cenoura;
  • agrião com talo;
  • 1 cebola;
  • 4 dentes de alho;
  • 3 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 tomate maduro;
  • 2 litros de água;
  • cheiro-verde e sal a gosto.

Modo de preparo

Leve as cascas para cozinhar em água. Assim que cozidas, bata no liquidificador e reserve. Refogue a cebola e os alhos triturados em azeite, acrescente o tomate picado, o agrião e os legumes batidos, deixe apurar, acerte o sal e desligue o fogo. Jogue o cheiro-verde picadinho e sirva.

3. Patê de berinjela e talos

Ingredientes

  • 5 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 cebola picada;
  • 4 dentes de alho amassado;
  • 3 xícaras de berinjela picada;
  • ½ xícara de pimentão picado;
  • ½ xícara de talos de agrião;
  • ½ xícara de água;
  • sal e salsinha a gosto.

Modo de preparo

Doure a cebola e os alhos em azeite, junte a berinjela, o pimentão, a água e o sal e cozinhe até secar. Triture no liquidificador junto com a salsinha e ponha numa tigela, acrescentando os talos de agrião bem picadinhos. Conserve em geladeira.

Dicas de substituição de alimentos

Muitos alimentos que podem causar intolerância e alergia são facilmente substituídos nas receitas, como:

Ovos

Para cada ovo da receita, substitua por 1 colher de linhaça previamente hidratada em 2 colheres (sopa) de água por 20 minutos.

Leite

No lugar do leite de vaca, você pode usar os leites vegetais que já citamos neste post ou, nas receitas de bolo, suco de frutas, como de laranja e limão.

Manteiga

Se na receita pedir manteiga, utilize o óleo de girassol, na mesma proporção indicada.

Leite condensado

Para isso, temos o leite condensado de aveia: basta liquidificar 3/4 de xícara de mel com ½ xícara de água fervente e ¾ de xícara de farinha de aveia por pelo menos 3 minutos em potência alta ou até ficar bem homogêneo e de textura lisa.
Tem validade de até 3 dias em geladeira, se guardado em pote com tampa.

Iogurte

Em troca do iogurte em molhos de saladas e bolos, uma mistura de leite de aveia e suco de limão dão conta do recado: junte ½ xícara de aveia e 200 ml de água quente no liquidificador, bata, coe e coloque o suco de um limão médio.

Com algumas substituições, a alimentação para intolerantes e alérgicos pode ser saudável, variada e prazerosa. Ainda mais se aliada ao aproveitamento integral dos alimentos, que traz benefícios para saúde e evita o desperdício, ajudando assim ao nosso planeta.
Este post foi útil para você? Que tal compartilhar nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos também? Vamos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário