14.11.20

LINHAÇA E CHIA: POR QUE ADOTÁ-LAS NA SUA ALIMENTAÇÃO?

Chia x Linhaça: o que é melhor consumir? | Personare

Quem está em busca de uma alimentação mais saudável e deseja aumentar a qualidade de vida, com certeza já ouviu falar dos benefícios da linhaça e chia. Essas pequenas sementes são poderosas aliadas no emagrecimento e no combate à diabetes e ao colesterol.

Elas contêm substâncias importantes para o organismo, como fibras, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais, que são capazes de melhorar o funcionamento do intestino e prevenir doenças. Além disso, são práticas de consumir, podendo ser inseridas facilmente na rotina.

Quer saber mais sobre as vantagens da união dessas duas sementes na sua saúde? Então, continue lendo porque é sobre isso que falaremos neste post!

O que é a linhaça e quais são os seus benefícios?

A linhaça é a semente do linho e é divida em duas versões: a marrom e a dourada, sendo que há pouca diferença nutricional entre elas. No entanto, elas se diferem bastante na questão de sabor e textura: a marrom tem casca mais grossa e sabor mais marcante, enquanto a dourada tem casca mais fina e sabor suave.

Ela é rica em nutrientes, como ômegas 3 e 6, vitaminas C, E e do complexo B, magnésio, fósforo e selênio, além das fibras. Com isso, os benefícios da linhaça são muitos:

Auxilia no emagrecimento

As fibras contidas na linhaça, quando em contato com líquidos, aumentam de volume e formam um tipo de gel que dá mais saciedade, melhora a digestão e o trânsito intestinal e diminui a absorção de açúcares e gorduras da alimentação. Já os ácidos graxos ômegas 3 e 6 são anti-inflamatórios, que melhoram o funcionamento dos órgãos. Dessa forma, o consumo regular de linhaça auxilia no processo de emagrecimento.

Previne doenças

Como dissemos, o gel que a linhaça forma faz com que o açúcar e as gorduras da refeição sejam menos absorvidos pelo intestino, assim, a linhaça ajuda a reduzir os níveis de glicose e colesterol do sangue, prevenindo e auxiliando a tratar a diabetes e o colesterol alto.

Além disso, os ômegas 3 e 6 fazem com que a gordura do sangue não se fixe nas paredes das artérias, protegendo o coração e o cérebro de infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

Combate o envelhecimento precoce

As vitaminas presentes na linhaça aumentam a imunidade e são antioxidantes — substâncias capazes de prolongar a vida das células e evitar o envelhecimento precoce. Com isso, a linhaça previne o câncer e melhora a aparência e a saúde da pele, das unhas e dos cabelos.

O que é a chia e quais são os seus benefícios?

A chia é uma planta da mesma família que o alecrim e a sálvia, e tem origem na América Central. As suas sementes são menores e mais redondas que as da linhaça e são uma fonte riquíssima de ômega-3. Além de conter cálcio, ferro, proteínas, magnésio, vitamina A e do complexo B, potássio, zinco e fibras. Entre os vários benefícios da chia, estão:

Efeito termogênico e ajuda no emagrecimento

Por conter grande quantidade de ômega-3, mais do que a linhaça e, até mesmo, que o salmão, a chia tem efeito termogênico, acelerando o metabolismo e a perda de gordura. Isso acontece porque o organismo precisa da gordura dos alimentos que ingerimos para queimar a gordura corporal.

Além do mais, a chia tem grande quantidade de fibras e também forma um gel, semelhante ao da linhaça, com as mesmas vantagens no emagrecimento e na redução da glicose e do colesterol.

Prevenção de câncer

Os ácidos graxos poli-insaturados que compõem o ômega-3 são capazes de prevenir o câncer, principalmente os de cólon, mama e próstata. Além disso, também reduzem o risco de metástase, que é quando o câncer se espalha para outros órgãos.

Faz bem para o cérebro e o coração

Cerca de 60% do cérebro é constituído de gordura e parte dela é de DHA — um ácido graxo essencial do ômega-3. Sendo assim, o consumo de chia ajuda na manutenção das atividades cerebrais, evitando doenças degenerativas, como a doença de Parkinson e a esclerose múltipla.

Fonte de vitaminas e minerais

Embora muitos benefícios da chia estejam ligados aos ácidos graxos, as suas vitaminas e minerais também têm papel fundamental para a nossa saúde.

A chia contém mais cálcio do que o próprio leite e mais ferro do que o espinafre, sendo uma importante fonte vegetal desses nutrientes. Já a vitamina A é conhecida por melhorar a visão e as vitaminas do complexo B por auxiliar no bom funcionamento do organismo.

Por que consumir a linhaça e chia juntas?

A linhaça e chia são consideradas alimentos funcionais, que são aqueles que, além do papel principal de nutrir, contêm substâncias que previnem e tratam doenças. Portanto, o consumo diário de alimentos funcionais é recomendado para melhorar a saúde e aumentar a qualidade e a expectativa de vida.

Apesar de os benefícios dessas sementes serem bem semelhantes, o uso em conjunto vai unir as propriedades das duas e potencializar seus efeitos. Ou seja, uma complementa a outra, trazendo ainda mais vantagens para a saúde!

Qual é a melhor forma de prepará-las?

Essas sementes são práticas de transportar e versáteis de consumir. Podem ser acrescentadas em receitas de bolos, massas, pães, biscoitos, saladas — salgadas ou de frutas —, vitaminas e mingaus ou, simplesmente, polvilhadas sobre a refeição.

Inclusive, são ótimas substitutas dos ovos nas receitas. Para cada ovo que a receita pedir, basta acrescentar 1 colher de sopa das sementes hidratadas por 30 minutos em 3 colheres de sopa de água.

As cascas da linhaça e da chia são feitas de celulose, uma fibra não absorvida pelo organismo. Portanto, para melhor aproveitamento dos seus nutrientes, é interessante que sejam utilizadas trituradas, de preferência na hora, ou hidratadas.

A linhaça e chia são sementes poderosas, que melhoram o funcionamento de todo o organismo, previnem e tratam doenças e proporcionam mais saúde e bem-estar. Além disso, são fáceis de preparar e acessíveis, devendo ser diariamente incluídas na alimentação. Por isso, não perca tempo e aproveite os benefícios que elas trazem para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário