14.5.22

PROTEÍNA VEGETAL DA ERVILHA É A MAIS NOVA TENDÊNCIA PARA SUBSTITUIR A CARNE

Proteína Isolada de Ervilha na Cerealista Express

Se você excluiu a proteína animal do cardápio, já deve ter investigado tabelas de alimentos para descobrir como obter os mesmos níveis nutricionais em fontes vegetais. Sua conclusão provavelmente foi que os grãos e leguminosas fornecem boa parte das fontes de proteína para a alimentação vegetariana estrita.

No caso dos alimentos sem proteína animal, elaborados em grande escala pelas indústrias, os insumos que substituem a carne são derivados da soja. Para atender às expectativas de consumidores que buscam variações em seus cardápios, o setor alimentício passou a pesquisar fontes alternativas à proteína de soja. O avanço dos estudos resultou no desenvolvimento de concentrados proteicos à base de ervilha.

Saiba quais são os benefícios de incluir a proteína da ervilha na alimentação

A proteína da ervilha concentra aminoácidos como arginina, valina e metionina em quantidades maiores do que as encontradas na soja.

A arginina é um aminoácido que melhora a circulação sanguínea, reduz o risco de arteriosclerose, ataques cardíacos, diminui o colesterol ruim, previne hipertensão arterial, entre outros benefícios.

Os outros dois aminoácidos presentes na proteína da ervilha — a valina e a metionina — regulam o sistema imunológico e o metabolismo. Além disso, a metionina estimula a produção de creatina, que melhora a recuperação muscular e tem propriedades antioxidantes.

Será que engorda?

A proteína da ervilha é constituída de carboidratos complexos, ou seja, sua absorção é mais lenta, não causa picos de insulina o que resulta em níveis menores de glicemia no sangue.

Outra característica importante desse tipo de carboidrato é que a saciedade dura mais tempo. Em outras palavras, a proteína da ervilha é uma opção funcional nas dietas para manutenção ou perda moderada de peso.

Vale ressaltar que a ervilha possui uma quantidade considerável de amido resistente, cujas propriedades assemelham-se às fibras, fator relevante para o controle de glicose.

Rica em fibras alimentares indispensáveis à alimentação saudável

As fibras alimentares também estão presentes na proteína de ervilha. Elas contribuem para a redução dos níveis de colesterol no sangue e melhoram a glicemia em pacientes com diabetes. Seu consumo regular auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, AVC’s (acidente vascular cerebral) e doenças vasculares periféricas.

As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis. As solúveis são dissolvidas em água, formando géis viscosos que hidratam o bolo alimentar pelo estômago e intestino.  As insolúveis não formam géis, mas ajudam no funcionamento do trânsito intestinal.

A alimentação equilibrada e saudável pressupõe a ingestão de pelo menos 30 gramas de fibras que estão presentes em frutas, verduras, legumes, grãos integrais e farelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário