29.10.22

INTOLERÂNCIA À LACTOSE: COMO ESCOLHER OS MELHORES ALIMENTOS?

Intolerância à lactose atinge até 70% dos adultos brasileiros | Bem Estar |  G1

Quem tem intolerância à lactose ou qualquer alergia à proteína do leite sabe que consumir esse produto pode trazer consequências desagradáveis e até perigosas, dependendo do nível dessa intolerância alimentar. Isso acontece porque algumas pessoas não produzem a lactase, enzima responsável por digerir a lactose. Então, se esse indivíduo consome algum alimento derivado do leite, podem ocorrer sintomas como dor abdominal, diarreia, vômitos e inchaço.

Para prevenir esse tipo de situação, as pessoas que têm essa intolerância optam por produtos que não contenham leite ou por alimentos zero lactose. Hoje, no mercado, existem várias opções para esse tipo de público não se privar de consumir os produtos que deseja.

Neste post, você vai saber um pouco mais sobre a intolerância à lactose e como escolher bem os produtos que não contém essa substância para seu cardápio diário. Acompanhe!

Entenda os tipos de intolerância à lactose

É possível encontrar pessoas que têm intolerância à lactose em 3 níveis. A intolerância primária é aquela em que a pessoa tem a diminuição natural da lactase, ou seja, ela vai ficando intolerante ao longo dos anos. É normal em pessoas de idade avançada.

A intolerância secundária pode ser ocasionada por alguma doença ou ferimento que o indivíduo pode sofrer ao longo da vida. Já o tipo congênito é aquele em que a pessoa já nasceu intolerante à lactose.

A indústria produz alimentos específicos para quem tem intolerância à lactose

É importante saber que intolerância à lactose não é o mesmo que alguma alergia à proteína do leite, como a betalactoglobulina ou outras proteínas. Quem tem alergia a esses componentes pode apresentar estufamento e um ligeiro mal estar, mas que não chega a atrapalhar a rotina, por exemplo.

Já quem é intolerante apresenta sintomas mais aparentes e severos, como você viu na introdução deste texto. Diante dessa realidade, a indústria desenvolveu enzimas para serem consumidas antes de ingerir os alimentos derivados do leite, no entanto, o ideal é priorizar os alimentos zero lactose, considerados uma opção mais segura.

Neste sentido, a indústria tem se voltado cada vez mais para pesquisas e desenvolvimento de alimentos que não contenham a lactose, mas que tenham o sabor muito semelhante aos produtos que têm a substância. Hoje, já é possível encontrar queijos, sorvetes, leites, iogurtes e outros alimentos sem lactose e com muito sabor.

O que uma pessoa deve olhar sempre ao escolher seu alimento zero lactose

A dica mais importante na hora de comprar seus produtos zero lactose é ler o rótulo. Por mais que esteja escrito que o produto não tem essa substância, leia com atenção todos os ingredientes para ver se há mais algum que você não possa ingerir.

Opte também por comprar alimentos de marcas que você tenha confiança e peça sempre orientação ao seu nutricionista. Consultar um especialista nessa área é muito importante, já que ele pode indicar os melhores produtos para cardápios personalizados, de acordo com a sua necessidade, ou mesmo elaborar um plano alimentar especial para você.

Quem tem intolerância à lactose precisa ficar sempre atento ao que consome, pois um minuto de distração pode trazer sérias consequências e sintomas desagradáveis. Por isso, estar sempre atento e informado sobre as novidades dos produtos pode ajudar você a variar o cardápio sem prejudicar sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário