22.10.05

VIVA A MATURIDADE

HIPERTENSÃO
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma das doenças mais comuns na terceira idade. Quando não é controlada, pode causar vários problemas como derrame, infarto e deficiência renal.
É uma doença que os valores da pressão arterial em repouso estão aumentados. Num quadro de hipertensão, a pressão sistólica (valor superior) é igual ou maior que 140 e a pressão diastólica (valor menor) é igual ou maior que 90. Estes valores podem oscilar com a idade do paciente.
Fatores de risco:
- uso excessivo de sal;
- uso de álcool;
- gordura animal;
- fumo;
- excesso de peso;
- estresse.
Quando o coração bombeia sangue pelas artérias, a força do fluxo sanguíneo exerce pressão sobre as paredes arteriais. Quando essa força é superior à necessária para manter um fluxo constante durante grande parte do dia, ocorre a pressão arterial. Na maior parte dos casos a hipertensão não produz qualquer sintoma. E é justamente este um dos problemas deste quadro, já que na ausência de sintomas, a pessoa não percebe que os níveis da pressão estão alterados, e não busca ajuda médica.
Desse modo, é importante a medição constante da pressão, pelo menos de 3 em 3 meses.
A alteração física mais frequente é a dor de cabeça que pode vir acompanhada de pontos luminosos na visão, tonturas e mal- estar.
O diagnóstico é feito através da medição da pressão arterial e pela verificação de que os níveis estão acima dos limites do normal.
É considerado hipertenso um indivíduo que tenha pelo menos 3 avaliações em série com os valores alterados ao longo de duas semanas. Mas isso somente o médico poderá avaliar. O tratamento começa com medidas de ordem geral, como alimentação cuidadosa com redução do sal, das gorduras e do consumo de álcool e aumento de exercícios físicos.
O tratamento com medicamentos dependerá das características individuais de cada hipertenso. O médico é que deverá fazer esta opção. Portanto, a melhor forma de prevenir a pressão alta é manter uma vida saudável. Por isso previna- se!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário