12.10.07

VITAMINA A

Forma pigmentos que adaptam a visão ao escuro, mantém os tecidos e regula certas glândulas como as lacrimais, fortalece a parede das células prevenindo infecções.
Principais fontes: ovo, leite, cenoura, legumes de cor verde-escuro ou alaranjada, queijo, nata. Geralmente em forma de precursores: pimentão, alface, agrião, abóbora, beterraba, tomate, espinafre, couve, manga, mamão, banana e vegetais de cores vermelha e amarela.
Dose diária recomendada: 5000 UI para homens e 4000 UI (uma cenoura) para mulheres.
Inimigos: álcool, óleo mineral, desidratação, calor, destruição gradual pela exposição ao ar.
A deficiência causa: cegueira noturna, lesões cutâneas como pele áspera e mucosa seca, distúrbios oculares: xeroftalmia (secura da conjuntiva), queratomalácia (ulceração da córnea), dificuldade de adaptação visual e fotofobia.
Efeitos tóxicos e quando ocorrem: dores de cabeça, enjôo e fadiga, em doses 10 vezes maiores que as recomendadas; as mulheres não podem tomar vitamina A nas primeiras 6 semanas de gravidez.
Nome químico: Retinol.
Observações: lipossolúvel.
Funções:
  • Favorece o crescimento normal
  • Protege a visão e participa da formação da retina
  • Protege os epitélios
  • Participa do metabolismo dos corticóides, colesterol e hormônios sexuais. Aumenta a resistências às infecções- efeito indireto devido à proteção da pele e mucosas.
  • Estimula a formação da dentina e do esmalte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário