27.10.07

QUAIS AS MELHORES AULAS DE ACADEMIA PARA PREPARAR O CORPO PARA O VERÃO?

Existem inúmeras modalidades que podem ajudá-lo a ficar em forma para arrasar no verão. A escolha da mais adequada vai depender exclusivamente da sua necessidade- se é queima de gordura ou enrijecimento muscular. Veja abaixo as indicações para cada um desses casos:
Se a sua meta é ganhar um corpo durinho e definido, as opções são: boxe, body combat, musculação, body pump ou pilates.
Se a sua meta é secar as gordurinhas, as opções são: spinning, corrida, natação ou hidroginástica.

20.10.07

VITAMINA B1 (TIAMINA)

Facilita a absorção de glicídios (açúcar), faz parte de reações importantes para o funcionamento dos músculos e do cérebro.
Principais fontes: legumes, leite, cereais e levedura.
Dose dária recomendada: de 1,3 a 1,5 miligramos.
Inimigos: álcool, alguns antibióticos e calor.
A deficiência causa: beribéri (carência de vitamina B1), atrofia muscular, fadiga e perda de peso.
Efeitos tóxicos e quando ocorrem: insônia e dor de cabeça, com doses acima de 3,8 miligramos.

12.10.07

VITAMINA A

Forma pigmentos que adaptam a visão ao escuro, mantém os tecidos e regula certas glândulas como as lacrimais, fortalece a parede das células prevenindo infecções.
Principais fontes: ovo, leite, cenoura, legumes de cor verde-escuro ou alaranjada, queijo, nata. Geralmente em forma de precursores: pimentão, alface, agrião, abóbora, beterraba, tomate, espinafre, couve, manga, mamão, banana e vegetais de cores vermelha e amarela.
Dose diária recomendada: 5000 UI para homens e 4000 UI (uma cenoura) para mulheres.
Inimigos: álcool, óleo mineral, desidratação, calor, destruição gradual pela exposição ao ar.
A deficiência causa: cegueira noturna, lesões cutâneas como pele áspera e mucosa seca, distúrbios oculares: xeroftalmia (secura da conjuntiva), queratomalácia (ulceração da córnea), dificuldade de adaptação visual e fotofobia.
Efeitos tóxicos e quando ocorrem: dores de cabeça, enjôo e fadiga, em doses 10 vezes maiores que as recomendadas; as mulheres não podem tomar vitamina A nas primeiras 6 semanas de gravidez.
Nome químico: Retinol.
Observações: lipossolúvel.
Funções:
  • Favorece o crescimento normal
  • Protege a visão e participa da formação da retina
  • Protege os epitélios
  • Participa do metabolismo dos corticóides, colesterol e hormônios sexuais. Aumenta a resistências às infecções- efeito indireto devido à proteção da pele e mucosas.
  • Estimula a formação da dentina e do esmalte.

6.10.07

AS FONTES ALIMENTARES DO CÁLCIO

O cálcio está presente nas folhas verde-escuro (especialmente na folha de nabo, brócolis, mandioca, couve e mostarda), amêndoas, nozes, castanha-do-Pará, sementes de abóbora, gergelim e girassol, tâmara, figos e damascos secos, alcachofra, acelga, agrião, alfafa, aipo, repolho, couve-flor, folhas de batata-doce, quinoa, semente de papoula, salsa, cenoura, germe de trigo, chicória, feijões brancos e vagens, lentilhas, ervilhas, soja e derivados (tofu, tempeh, etc), centeio, farinha integral, aveia, melado, algas marinhas, agar-agar, flores de abóbora e ervilhas frescas como a vagem.