29.12.07

ALIMENTOS ANTI-ESTRESSE

Para aliviar os sintomas do estresse, é indicado o consumo de alimentos como vegetais folhosos, laranja e castanha-do-Pará.
Alface: possui lactucina, que atua como calmante.
Espinafre e Brócolis: contem potássio e ácido fólico, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.
Laranja: relaxante muscular natural, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. Possui substâncias hidratantes e é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.
Castanha-do-Pará: melhora sintomas de depressão por conter selênio, um agente anti oxidante.

22.12.07

ÁCIDO FÓLICO VERSUS CÂNCER DE MAMA

Um novíssimo estudo confirma esse efeito do nutriente, mais famoso por prevenir a malformação fetal. Ao longo de quase 10 anos pesquisadores suecos acompanharam cerca de 11000 mulheres na menopausa e notaram que a incidência da doença foi menor entre aquelas com dieta rica em folato, como o ácido fólico também é conhecido. A notícia é animadora.
Ponha no Prato
Os alimentos abaixo contem boas doses de ácido fólico:
  1. Shitake
  2. Brócolis
  3. Tomate
  4. Espinafre
  5. Agrião
  6. Couve
  7. Pitanga
  8. Abacate

8.12.07

O REGIME CERTO PARA VOCÊ

Antes de entrar de "barriga" em qualquer projeto de emagrecimento, é preciso conhecer as opções do mercado, sempre levando em conta o seu objetivo.
Com tantas dietas novas sendo lançadas quase que diariamente, fica difícil escolher qual a mais adequada. Quem necessita de um emagrecimento definitivo tem necessidade de fazer uma reeducação alimentar. Para ajudá-lo nessa empreitada, fique esperta nas diferenças enumeradas sobre os tipos de emagrecimento.
Dietas da Moda
  1. Promovem perda de peso rápida
  2. São restritivas e, muitas vezes, monótonas
  3. Estabelecem metas radicais de emagrecimento, que podem ocasionar o chamado efeito sanfona (famoso engorda e emagrece)
Reeducação Alimentar
  • O emagrecimento ocorre de maneira gradual até chegar ao peso ideal
  • Respeita os gostos individuais e incorpora os alimentos preferidos à dieta de maneira equilibrada
  • Conscientiza a pessoa que emagrecer é um estilo de vida, ou seja, trata-se de um processo de aprendizado e amadurecimento
  • É balanceada e personalizada

1.12.07

INCÔMODO RETORNO

Queimação no estômago é o sinal mais comum da doença do refluxo gastroesofágico que, além de causar transtornos no dia-a-dia, pode trazer várias complicações de saúde.
Refluxo é o termo usado para descrever uma doença chamada de refluxo gastroesofágico, que é o retorno dos alimentos e líquidos ácidos do estômago para o esôfago.
Vários fatores levam a isso. O grande problema que tem aumentado a incidência do refluxo gastroesofágico no mundo é a obesidade, mas qualquer evento que leva ao aumento da pressão intra-abdominal pode causar esse distúrbio, como a gravidez; ascite, que é um acúmulo de líquido dentro do abdômen; pessoas muito obstipadas e que tem de fazer mais força para evacuar, hérnia de hiato e alterações motoras do esôfago ou do esfincter gastroesofágico.
Todo ser humano, em pelo menos 10% do dia, sofre algum grau de refluxo. Isso é uma ocorrência fisiológica normal ao nosso organismo e não uma doença. Hoje, com o aumento da obesidade no mundo, estima-se que 40% da população tenha alguns sintomas do mal.
Normalmente o sintoma é uma sensação de queimação na "boca" do estômago atrás do osso do peito. Mas também pode ser indício da doença uma tosse crônica ou pneumonias, rinites e faringites que se repetem constantemente. Já as pessoas com estenose, que é um estreitamento do esôfago, podem sentir muita dificuldade para engolir líquidos e todos os tipos de alimentos.
A complicação mais comum é a esofagite, que é uma inflamação do esôfago. Quando o refluxo não é tratado, ocorrem úlceras e esôfago de Barrett, que é uma transformação do tecido que reveste o órgão, e já é uma situação pré-maligna e pode, sem o tratamento adequado, progredir para o câncer.
Só com o histórico clínico já é possível avaliar o caso. As complicações do refluxo são investigadas com uma endocospia digestiva alta. Existem, também, outros exames, mas são seletivos, para saber o tamanho da hérnia de hiato, avaliar as pressões do esôfago e medir a qualidade e a intensidade das contrações do órgão.
Uma alimentação equilibrada pode prevenir o problema, e muito. Refeições volumosas, ricas em proteínas e gorduras, que dificultam o esvaziamento gástrico, geralmente favorecem a doença. É preciso evitar alimentos ricos em xantina, como o café, o chá mate e o chocolate, e algumas medicações para asma com esse composto. Além disso, há necessidade de moderar o consumo de molho de tomate, catchup, mostarda, molho de soja e derivados de milho.
Um dos fatores que ocasionam o refluxo é o tabagismo, porque diminui a pressão no interior do esôfago e por isso favorece a passagem de líquido do estômago para aquele órgão. Pessoas que fumam muito apresentam vários sintomas da doença, que só diminuem quando elas abandonam o vício.
O tratamento recomendado é o chamado dietético-postural. A orientação é evitar os alimentos que causam o incômodo; nunca comer e deitar- é preciso aguardar 5 horas depois da refeição- levantar a cabeceira da cama alguns centímetros; perda de peso e não se vestir com roupas apertadas.
A correção do refluxo gastroesofágico é uma cirurgia feita normalmente por laparoscopia e somente é indicada nos casos de complicação da doença, quando o paciente já tem úlceras ou esôfago de Barrett. Também é uma solução indicada em situações em que o paciente tem intratabilidade clínica. Isso acontece quando a pessoa segue o tratamento à risca controlando a alimentação e não melhora ou quando a doença volta assim que o paciente pára o tratamento.
A cura depende do grau em que o distúrbio se apresenta. Se for leve e o paciente mantiver os cuidados posturais e alimentares, a princípio vai alcançar a cura. Os casos cirúrgicos têm um índice de sucesso em relação à qualidade de vida em quase 95%. No entanto, tudo depende do paciente, por exemplo: se ele é submetido à cirurgia e depois engorda 20 Kg ou se alimenta desregradamente, a longo prazo, todos os sintomas tendem a voltar.
Os exercícios são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente para aquelas que precisam perder peso e com isso eliminar a doença de refluxo.