29.3.08

DICAS

  • Beba água- A hidratação é fundamental para não ressecar as fezes. Como o intestino grosso tem função de retirar água das fezes, quando a ingestão de líquidos é menos, ele tende a retirar água mais intensamente das fezes. O ressecamento é inevitável. O que vale é a hidratação. Pode ser água, suco, chá,...
  • Coma fibras- A ingestão de fibras é fundamental para o bom funcionamento intestinal. As fibras são carboidratos não digeríveis, ou seja, elas passam por todo o trato gastrointestinal e chegam no intestino grosso. Bactérias gostam muito de fibras. O intestino grosso é o local do nosso corpo onde as bactérias existem em abundância. Assim, quando as fibras chegam no intestino grosso, as bactérias começam a "trabalhar" nessas fibras, produzindo, dentre outras coisas, glicose. Essa glicose puxa a água para as fezes, fazendo com que o volume das fezes aumente e a perda de líquido seja mais lenta. Ou seja, as fezes ficam maiores, mais úmidas e macias. Isso é importantíssimo, pois o contato das fezes pressionando o interior do intestino grosso (a sua parede), gera a vontade de evacuar. Se essas fezes se tornam ressecadas, o estímulo delas na parede interna do intestino grosso é reduzido, o que diminui a vontade de evacuar. Há tipos diferentes de fibras, sendo as que chamamos de insolúveis, as mais adequadas para executar uma função "laxativa". A recomendação de utilizar verduras e frutas (mamão, laranja com bagaço, manga...) é bastante conhecida para quem é obstipado. O que vale a pena enfatizar aqui é o consumo de cereais integrais em grão. Os alimentos refinados são péssimas escolhas para quem tem prisão de ventre. Eles estão presentes em diversos alimentos industrializados. A forma mais simples e eficiente de eliminar a obstipação está na adoção de uma dieta composta exclusivamente por alimentos naturais e integrais. Na prática clínica, dentre os cereais integrais em grão, o centeio em grão e o milho (da espiga, não da lata) tem sido os mais eficientes para intensificar o trânsito intestinal . Utilize também o arroz integral, trigo em grão e a linhaça em grão. Não se engane! Os produtos derivados dos grãos integrais, como o pão integral e o macarrão integral que encontramos nos mercados, não costumam ter uma quantidade adequada de farinha integral. Eles não tem os mesmos efeitos que o uso do grão. O uso de farelos, especialmente de trigo, também pode ser utilizado, mas você vai perceber, na prática, que se a sua alimentação for composta por cereais em grão, ele se tornará desnecessário. A regra é simples: utilize o que é natural e integral. Retire o que é refinado e processado.
  • Utilize ameixa preta- A ameixa preta (fresca, desidratada, ou o seu suco) contém um ácido chamado didroxifenol isotina. Esse ácido estimula a movimentação (motilidade) dos intestinos. Não se esqueça que o que vale na alimentação é o conjunto dela. O uso isolado de mamão, ameixa, farelo de trigo e semente de linhaça, por exemplo, pode ser uma boa opção para quem tem prisão de ventre, mas se a alimentação como um todo for natural e integral, o intestino funciona por si só. Geralmente, nesse caso, mesmo com hábitos inadequados (inatividade física e irregularidade para ir ao banheiro), a pessoa não consegue resistir ao estímulo para evacuar, pois ele se manifesta intensamente.
  • Cuide bem da sua flora intestinal- Cerca de 30% das fezes são compostas por bactérias mortas. Uma flora bacteriana intestinal adequada traz inúmeros benefícios para a saúde do intestino e do organismo como um todo. A flora intestinal se modifica conforme o substrato que recebe. Uma flora benéfica gosta muito de compostos de origem vegetal. Compostos chamados de frutooligossacarídeos, como a inulina, são importantes para que bactérias benéficas permaneçam no intestino em boa quantidade. Alimentos como a escarola, banana e alcachofra são ótimos para fornecer esse composto. O odor das fezes tem uma forte relação com a flora intestinal, e costuma ser mais ameno nos vegetarianos. Muitos vegetarianos que tem uma alimentação totalmente integral e natural não apresentam fezes com odor desagradável. Algumas pessoas utilizam o que chamamos probióticos, que são bactérias benéficas que passam pelo trato gastro intestinal sem serem destruídas e colonizam o intestino grosso. Essa alternativa para melhorar a flora intestinal é válida, mas desnecessária para uma pessoa com uma alimentação integral.
  • Fique tranquilo! Para evacuar é necessário estar tranquilo! O nosso sistema nervoso (parassimpático) tem uma ação importante no reflexo da evacuação. Evacuar com pressa não dá muito certo.

Um comentário:

  1. Oi, xará!!

    Parabéns pela explicação simples,clara e super-hiper importante!!

    Um grande abraço

    Márcia Rocha

    ResponderExcluir