3.5.08

OS 10 MANDAMENTOS PARA UMA MALHAÇÃO SAUDÁVEL


  1. Escolha uma boa academia, a que tem um corpo de profissionais formado por professores de Educação Física. Apesar de ser uma exigência legal, essa regra nem sempre acontece na prática; por isso, peça, sim, informações sobre seus treinadores.
  2. Faça avaliação médica antes de começar, seja qual for a sua idade. Consulte seu médico particular e, depois, na própria academia, faça os testes para avaliar a capacidade cardiorespiratória e os níveis de força muscular, de flexibilidade e de alongamento. Esses dados dizem o que cada aluno pode ou não fazer.
  3. Coma, pois fazer exercícios de estômago vazio pode desencadear uma crise de hipoglicemia. Se a última refeição aconteceu há mais de 5 horas, faça um lanche leve antes do treino.
  4. Hidrate-se antes, durante e depois de praticar.
  5. Siga as instruções do professor. Não pule etapas, aumentando a carga ou forçando a resistência além do seu limite. Essas "iniciativas" não antecipam os resultados e podem causar lesões.
  6. Alongue, alongue e alongue. Antes de começar, 10 minutos de aquecimento mais alongamento; no final, 5 minutos de alongamento.
  7. Use a roupa certa, adequada ao exercício e ao clima. Vale lembrar: suar em excesso não provoca perda de peso nem redução de medidas.
  8. Alterne os exercícios de força, e poupe a musculatura no início, não faça musculação em todas as aulas e repita as mesmas sequências em dias alternados. Se já estiver praticando há mais tempo, siga os programas que trabalham grupos musculares diferentes a cada dia.
  9. Entre no ritmo. Toda vez que parar por alguns dias (por causa de uma viagem ou de uma gripe), volte aos poucos. Tentar recuperar o tempo perdido malhando em dobro duplica também as suas chances de se machucar.
  10. Reconheça cada tipo de dor. Com a prática e uma boa orientação, você saberá distinguir a dor "boa", a que tem a ver com o fortalecimento muscular, da "ruim": uma fisgada forte no joelho, por exemplo, pode sinalizar uma lesão. Não deixe de falar sobre qualquer dor com seu professor e, na dúvida, pare com o exercício, não force o corpo. Procure sempre um médico: bem orientada, você vai saber quando e como continuar se exercitando.

3 comentários:

  1. gostei muito das suas dicas e me ajudaram muito na minha pratica na academia
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. ADOREI AS DICAS consigo ver os resultados...de la para a que mudou muita coisa....

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ser iniciante tenho me esforçado bastante para seguir o gronograma do meu professor, e tb tenho feito pesquisas para saber se estou certa mesmo pq minha intenção é ganhar massa muscular nas pernas e perder barriga. Adorei as dicas só me confirmaram o que eu ja tinha lido.

    Obrigada

    ResponderExcluir