7.2.09

BANHOS DE SOL REDUZEM O RISCO DE CÂNCER DE MAMA

A boa notícia pode acabar com a mania da superproteção que domina o chamado mundo civilizado, com prejuízos sérios para a saúde como um todo.
Mais de 90% da vitamina D só pode ser absorvida na presença da luz solar. É que a radiação UVB do sol transforma o colesterol do nosso corpo em vitamina D, uma das mais potentes no combate ao câncer. Claro, você não precisa - nem deve! - torrar ao sol. Para aumentar as defesas contra a doença, que tem crescido bastante nos últimos anos, basta expor-se um pouco a cada dia. Importante: sem protetor solar.
Acredito que você não verá essa notícia em jornais e revistas comuns. É simples: não há interesse em divulgar os benefícios do sol, porque as indústrias estão mesmo preocupadas é em vender protetor. Então, não se esqueça: tome sol. Quanto mais escura sua pele, ou mais bronzeada ela estiver, mais sol você precisa tomar a cada dia para estimular a produção de vitamina D.
Estudo realizado pela Universidade de Stanford com 4 mil mulheres entre 35 e 79 anos avaliou os efeitos de longa duração de exposição ao sol. Os resultados mostraram que, comparadas a mulheres que tomavam pouco sol, as de pele clara que tomaram sol com freqüência reduziram à metade os riscos de desenvolver câncer de mama. Sem querer fazer graça com asssunto sério, proteja-se: tome sol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário