1.5.09

DIETA VEGETARIANA É RECOMENDADA PARA PREVENIR ACIDENTES


Maus hábitos alimentares podem provocar sonolência ao volante
Trabalhar depois do almoço é dureza, principalmente se o seu cardápio for rico em gorduras, frituras, carnes, condimentos e molhos. Além de uns quilinhos a mais, essa dieta pode provocar sensação de torpor e sonolência, que reduzem a eficiência em muitas atividades, entre elas, dirigir.
"O sono diminui em 50% a concentração", afirma o médico Dirceu Rodrigues Alves, chefe do departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Estudos internacionais apontam que 29 a 32% dos acidentes de trânsito envolvem um motorista que dormiu ao volante; 17 a 19% das mortes nas vias envolvem alguém que cochilou ou dormiu na direção. Segundo especialistas a alimentação pode afetar muito o comportamento do condutor.

Sinal vermelho para gordura
De acordo com o nutricionista George Guimarães, especialista em nutrição clínica, "alimentos mais ricos em gorduras ou de digestão lenta exigem mais do organismo e com isso desviam a atenção do metabolismo para executar tarefas como dirigir, reduzindo o nível de concentração e provocando o sono".
A piloto da Indy Lights, Ana Beatriz Figueiredo, diz apostar no cardápio leve para que seu rendimento não seja prejudicado. "Minha alimentação no dia da corrida é bem leve. Opto por um desjejum reforçado, pois chegamos na pista no máximo uma hora antes do treino. Durante o dia como frutas, barras de cereais, tomo muito líquido; no almoço: salada e um pouco de massa, quando possível. Costumo deixar de comer até 30 minutos antes de entrar no carro. Durante o final de semana da corrida, evito carne vermelha, pois é um alimento mais pesado."
Os cuidados de Figueiredo não são apenas para os pilotos. Alves explica que, "no pós-refeição, acontece a distensão do tubo digestivo, maior fluxo de sangue para as vísceras para promoção do processo digestivo, ao mesmo tempo em que ocorre produção da melatonina por estímulo dos carboidratos ingeridos, daí o aparecimento de distúrbios gastrintestinais e sonolência, que se intensificará se o ambiente tiver pouca luz. Deu sono pare em local seguro e durma. Não há substitutos para essa necessidade fisiológica".

Os peso pesados
Para a nutricinista Solange de Oliveira Saavedra, gerente técnica do Conselho Regional de Nutricionistas, o bom senso é fundamental. "Ao sair de casa para o trabalho ou para uma viagem, não esteja em jejum, principalmente após um longo período de sono, o que pode acarretar em um quadro de hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue), quando o motorista pode sofrer sonolência, visão dupla e até perder a consciência, o que com certeza provocará um acidente".
Com os alimentos mais pesados, isto é, de difícil digestão - como preparações com vários tipos de carnes (ex.: feijoada), e cheias de frituras e molhos gordurosos -, o organismo fica sobrecarregado, pois precisa cuidar da digestão e de outras tarefas que já estava fazendo.
"O adequado é não ingerir bebidas alcoólicas, já que vai dirigir e seus reflexos devem estar ok, fazer refeições mais leves, com porções menores, à base de frutas, verduras e legumes, o que vai facilitar a digestão", aconselha Saavedra.

Churrasquinho presente de grego
Os alimentos vendidos na estrada também merecem cuidado, já que não se sabe a procedência e como foram preparados. "A melhor precaução é comer o menos possível, para evitar surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA), o que pode estragar a sua viagem e a disposição para dirigir", diz a especialista, que recomenda:
* lembre-se de lavar bem as mãos com água e sabão antes de comer;
* assegure-se de que a comida servida esteja bem quente e bem cozida;
* não coma alimentos crus, com exceção das frutas que podem ser descascadas e cujas cascas estejam íntegras;
* não consuma sorvetes de procedência duvidosa;
* evite preparações culinárias que contenham ovos crus (ex: gemada, maionese caseira).

Melhores horários para se alimentar
"Não há um tempo ideal para se alimentar antes de assumir o volante", diz Saavedra, pois isso vai depender de pessoa para pessoa. Entretanto, segundo a especialista, "é aconselhável alimentar-se pelo menos uma hora antes de sair, pois já terá tido início a digestão".

Bom combustível para o corpo
O nutricionista George Guimarães ensina (abaixo) um cardápio ao mesmo tempo muito nutritivo, rico em fibras, pobre em gordura e de fácil digestão, o que permite um bom nível de atenção ao volante.
Para os momentos em que bater sonolência, o conselho do nutricionista é recorrer a uma fruta fresca de sabor ácido e refrescante (laranja, tangerina, carambola, abacaxi), que ajudam a elevar o nível de alerta.
Outra opção, segundo o especialista, é ter uma fruta seca como o damasco ou o figo seco. "São uma opção fácil de carregar e, se consumidos quando o nível de atenção estiver diminuído, o seu teor de açúcar de absorção em velocidade moderada poderá ajudar a elevá-lo. Cuide apenas para não consumir esses alimentos em quantidade grande nesse momento, pois uma elevação exagerada poderá ter efeito oposto", alerta.
"Alimentos cujo conteúdo de carboidratos é absorvido a uma taxa mais lenta são os melhores, pois evitam uma queda brusca no nível glicêmico. Os cereais integrais são o melhor exemplo desses alimentos. Nesse aspecto, a dieta vegetariana tem muito em que beneficiar aos motoristas que querem evitar riscos no volante", aconselha Guimarães.

Desjejum
Leite de soja (sem açúcar) com granola e frutas frescas

Almoço
Salada crua
Vegetais escuros refogados
Arroz integral
Tofu (queijo de soja)

Jantar
Sanduíche de pão integral com verduras e pasta de soja ou sopa de raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário