4.7.09

HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA)


Hábitos que valem por um tratamento
Este pacote de mudanças é um verdadeiro tratamento, capaz de evitar a subida dos ponteiros ou de suavizar os efeitos da hipertensão:
- Controle o peso
Sabe-se que os quilos a mais estão por trás do disparo do ponteiro, principalmente se eles estiverem acumulados na região da barriga. E nem é preciso grandes sacrifícios: uma redução de 5% a 10% na balança já ajuda. Recomenda-se manter o índice de massa corpórea abaixo de 25%.
- Mexa-se!
Além de ajudar a perder peso e melhorar o colesterol e o diabetes, os exercícios derrubam a pressão. Os mais indicados são os aeróbicos, como Hidroginástica, natação, caminhadas ou corrida, que devem ser praticados de três a seis vezes por semana durante trinta minutos. Já a musculação, que era terminantemente proibida, agora está liberada. É certo que ela não reduz a pressão com a mesma eficácia, mas também não é ruim como se pensava, mas ela só deve ser praticada em combinação com alguma atividade aeróbica e desde que a pessoa não tenha uma pressão maior que 160 x1 00 mm HG.
- Olho no cardápio
Ele é fundamental para baixar a pressão. Limite o sal a uma colher de chá por dia e fique atento às pitadas ocultas, que estão em embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgadinhos de pacote. Inclua no cardápio generosas porções de frutas, verduras e alimentos assados. Evite doces e gordura de origem animal. Aposte também nos temperos naturais, como ervas e limão, e abuse do alho. Sabe-se que, cru, ele ajuda a baixar a pressão. Estudos recentes também apontam os benefícios da uva isabel - um copo de suco da fruta por dia já ajuda a normalizar os valores.

7 comentários:

  1. Olá Marcia. Quero mesmo encontrar forma de naturalmente normalizar a minha "tensão alta". Queria comentar que gostei do que li aqui, mas preciso de ler as palavras certas para algumas atitudes funcionaram comigo... Sei que preciso perder peso, sei que devo mexer-me mais, sei que devo comer fruta e legumes frescos. Falta-me o quê para actuar? Obrigada pelas palavras que li. Continue o bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Procure não estabelecer alvos elevados demais, então quando atingir pequenos resultados premie-se! Por exemplo: você não precisa inscrever-se na próxima corrida de São Silvestre. Comece pulando corda, uma atividade lúdica que traz grandes resultados.
    Seja realista e verá os resultados em breve!

    ResponderExcluir
  3. conceição moreira cams_bet@yahoo.com.brquarta-feira, 08 junho, 2011

    Essa semana minha pressão está sempre 15X09 e 15X10, comecei a fazer caminhada e pular corda, mas parei com a corda pq achei que poderia não ser bom, mas pelo seu conselho devo continuar, meu médico está marcado par ao dia 17.06 estou com medo, pedi meu marido em janeiro vítima de AVC, acho que por a pressão elevada, mas não estou conseguindo normalizar.
    Tem alguma dica caseira para baixar a pressão até que eu vá ao médico?
    Obrigada, e parabéns pelo site.....Bjs

    ResponderExcluir
  4. Contenha os maus hábitos: a bebida e o fumo estão associados à pressão alta. Quem bebe com freqüência dobra seu risco de ter pressão alta. Um drinque é igual a 30 mililitros de álcool, quantidade encontrada em 350 ml de cerveja, 140 ml de vinho ou 40 ml de um uísque com 40% de álcool.
    A pressão alta é um problema que pode ser tratado. Com a dieta correta e os exercícios como parte de um tratamento alternativo, sua pressão tem grandes possibilidades de ser controlada.

    ResponderExcluir
  5. gOSTEI da matéria, Deus abençoe! www.pastor7.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Márcia Paz e Bem! Por gentileza, queria uma explicação sobre pressão. Uma pessoa de 60 anos com uma vida ativa que caminha, faz exercícios acompanhados por um profissional, tem uma alimentação normal. Quando é considerado uma pressão normal? Como se ler os resultados? Fraterno abraço. Serudo.

    ResponderExcluir
  7. A pressão não é fixa e pode variar instantaneamente, dependendo do estado da pessoa no momento (se está em repouso, em atividade, nervosa ou falando alto, por exemplo). O valor é considerado normal quando o máximo atinge até 120 mmHg ou, popularmente, 12, e o mínimo fica na faixa de 80 mmHg, ou 8. É a almejada pressão 12/8.
    Abaixo de 9/5, a pressão é considerada baixa, e não se trata de uma doença, mas pode causar mal estar, com tonturas, náuseas ou desmaios. Acima de 13,5/8,5, os valores já são considerados altos. Para alguém ser diagnosticado com hipertensão arterial, precisa ter a pressão medida em estado de repouso, deitado ou sentado, em ambiente calmo e repetir o resultado por mais duas vezes, três minutos após a avaliação anterior. O ideal é que essa confirmação também seja feita em outras ocasiões, para um resultado mais preciso.

    ResponderExcluir