28.12.09

DIETA ANTIOXIDANTE PARA O REJUVENESCIMENTO


Quatro séculos antes de Cristo, Hipócrates (considerado o pai da Medicina) já falava: “Faz da comida o teu remédio”. Esta afirmação nunca foi considerada tão verdadeira como nos tempos atuais por médicos e cientistas que complementam: “De todos os fatores que afetam o envelhecimento, a dieta é o mais importante”.
Além de classificarmos em alimentos ruins ou bons para a saúde, temos uma nova classe de alimentos que fornecem ao organismo substâncias que auxiliam na prevenção e até no tratamento de doenças. São os alimentos antioxidantes, os quais têm a capacidade de combater os temidos radicais livres que, em excesso, comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o envelhecimento. Sabe-se que a maioria dos radicais livre se forma no intestino, por isso a importância de uma dieta antioxidante e limpeza intestinal.

Atualmente sabemos que tanto as frutas como as verduras são potentes antioxidantes naturais. As vitaminas C, E e A presentes em abundância em frutas como a laranja, acerola, manga e maçã têm o poder de reduzir os radicais livres. Um copo de suco de acerola, por exemplo, tem aproximadamente 1 grama de vitamina C.

A dieta do mediterrâneo vem ganhando destaque neste assunto, devido ao uso de azeite de oliva extravirgem e nozes, que são poderosos redutores do LDL (o colesterol ruim) e ajudam na longevidade.

Estudos comprovam também que a Aveia e Suco de uva ajudam a proteger o coração. Este último, devido a um pigmento encontrado na casca das uvas vermelhas, os flavonóides, que aumentam as taxas do bom colesterol e ajudam a prevenir o enrijecimento das artérias.

Outro poderoso alimento para a prevenção de doenças é o tomate. Especialistas recomendam 1 colher e meia de molho de tomate ao dia ajuda a reduzir em até 50 % o risco de 11 tipos de câncer, entre eles os de esôfago e próstata. Claro, desde que o tomate venha de uma cultura orgânica.

Outros alimentos antioxidantes são a soja, alho, castanha do Pará, que também ajudam a prevenção de males cardíacos.

Além da dieta, outras dicas são importantes:
1- Ler o rótulo dos produtos antes de comprá-los;
2- Sempre tenha frutas em lugar visível na casa, pois na hora da fome escolhemos os primeiros alimentos que aparecem em nosso campo visual;
3- Evitar comer distraidamente, em pé ou vendo televisão;
4- Em restaurantes, peça que o molho da salada seja servido a parte;
5- Inclua pelo menos de 3 a 5 frutas na alimentação diária. Elas podem atrasar o seu relógio biológico em até 4 anos;

Cabe reafirmar que uma dieta antioxidante, rica em fibras e alimentos orgânicos, exercícios físicos, limpeza intestinal, pensamentos positivos, meditação e o respeito às características individuais de cada um pode nos levar a uma vida com saúde, longevidade e felicidade.

3 comentários:

  1. Oi Marcia
    achei teu blog procurando dados sobre a dolomita
    trabalho numa casa de repouso e gostaria de introduzir a dolomita na dieta dos residentes, pois muitos apresentam dores difusas e tbem por hemiparesias devido a AVCs...
    mas achei varias outras informacoes realmente uteis...
    sou enfermeira e me formei no IAE , se tiveres algum dado cientifico sobre a dolomita pra eu levar a reuniao da equipe multidiciplinar agradeco antecipadamente
    um abraco
    karla

    ResponderExcluir
  2. Você pode ler neste blog o artigo As Maravilhas da Dolomita. Encontrará bom material no site da Bireme- www.bireme.br- e também no Dedalus- http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/por/USP/USP/DEDALUS/START. Só fiz pesquisas teológicas na biblioteca do UNASP, mas acredito que lá você também encontre material adequado. Se tiver dificuldades ou quiser maiores informações, por favor envie-me seu e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante e incrivelmente simples.

    abs, Carol

    ResponderExcluir