28.2.09

ÁGUA DE COCO É MAIS DO QUE UM DRINQUE NATURAL, LEVE E REFRESCANTE

A água de coco possui tantas qualidades que pode ser chamada, sem medo de errar, de água da vida. Excelente reidratante, é ideal para os dias de calor intenso. Beba à vontade. A água de coco é uma verdadeira usina de nutrientes.
Contém vitaminas, sais minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, vários outros fito-nutrientes e enzimas que melhoram os hormônios. Reconhecida como o melhor reidratante via oral, pela semelhança que apresenta com o plasma humano, é um super sport drink, incomparável a qualquer outro produto criado pelo homem. Sua composição equilibra a química do corpo, inibindo doenças.
Publicações médicas listam inúmeras qualidades da água de coco. Destaco algumas: reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra câncer; favorece a digestão, o equilíbrio da glicemia, a circulação, o sistema auto-imune, possui propriedades anti-envelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde. É tudo de bom!

20.2.09

ALIMENTOS CRUS FACILITAM A DIGESTÃO E FAVORECEM A SAÚDE DO CORPO

As enzimas são substâncias que ajudam a melhor a absorção do alimento no nosso organismo e ajudam na preservação de nossos órgãos. São elas as responsáveis pelas reações químicas que acontecem em nosso corpo e a falta destas faz com que as vitaminas, minerais e os hormônios não consigam cumprir o seu papel.
Possuímos em nosso organismo uma reserva de enzimas, mas como nos dias de hoje muitas pessoas não se alimentam de forma saudável, usam muitos medicamentos e fazem pouco ou nenhum exercício físico, nosso organismo não produz as enzimas suficientes para processar o alimento de forma correta e nutrir o corpo todo.
É muito importante não esgotar o estoque de enzimas, pois isso pode acarretar em vários tipos de doenças, além do envelhecimento ou morte precoce. Comer alimentos crus faz com que a digestão seja mais fácil e saudável e evita o gasto da nossa reserva enzimática.
Já os alimentos cozidos, fervidos, enlatados, pasteurizados, enfim, que não estejam in natura, perdem suas enzimas e por isso precisam das produzidas pelo nosso corpo durante sua digestão, o que faz com que órgãos do sistema digestivo tenham que "roubar" substâncias do sistema imunológico, causando reações adversas, como: flatulência (gases), gastralgia (dor de estômago), dor nas articulações e nos músculos, insônia, diarreia/constipação, erupções na pele (acne), envelhecimento precoce e celulite entre outras.

14.2.09

ALIMENTOS PARA QUEM CORRE

Os alimentos que não podem faltar antes e depois do treino são, em primeiro lugar, os carboidratos, pois são combustíveis para toda e qualquer atividade física e as proteínas, para recuperação muscular. Porém o conjunto de toda a alimentação adequada, equilibrada, antioxidante, integral, traz benefícios muito importantes. O consumo de carboidratos na alimentação de quem caminha fornece energia para a queima de gordura assim como a prevenção da queima da massa muscular.
Para potencializar o treino, o atleta deve ingerir carboidratos, pois são os combustíveis necessários para o acionamento do maquinário metabólico. Com o fornecimento de apenas proteínas, desviamos nosso metabolismo para outras queimas, principalmente da massa magra e não gorda, aumento de risco de lesão e overtraining.
Dentre os benefícios para o atleta que caminha ou corre, está a melhora principalmente do intestino, que devido ao incremento dos movimentos peristálticos, facilita o trânsito intestinal. Intestino que funciona bem possui mais chances de absorver nutrientes e excretar toxinas corretamente.
Nossa saúde depende da saúde intestinal, pois é lá que são absorvidos muitos nutrientes assim como produzidas muitas substâncias essenciais no nosso organismo como a serotonina- neurotransmissor do bem estar, responsável pelo bom humor e sono tranquilo.

7.2.09

BANHOS DE SOL REDUZEM O RISCO DE CÂNCER DE MAMA

A boa notícia pode acabar com a mania da superproteção que domina o chamado mundo civilizado, com prejuízos sérios para a saúde como um todo.
Mais de 90% da vitamina D só pode ser absorvida na presença da luz solar. É que a radiação UVB do sol transforma o colesterol do nosso corpo em vitamina D, uma das mais potentes no combate ao câncer. Claro, você não precisa - nem deve! - torrar ao sol. Para aumentar as defesas contra a doença, que tem crescido bastante nos últimos anos, basta expor-se um pouco a cada dia. Importante: sem protetor solar.
Acredito que você não verá essa notícia em jornais e revistas comuns. É simples: não há interesse em divulgar os benefícios do sol, porque as indústrias estão mesmo preocupadas é em vender protetor. Então, não se esqueça: tome sol. Quanto mais escura sua pele, ou mais bronzeada ela estiver, mais sol você precisa tomar a cada dia para estimular a produção de vitamina D.
Estudo realizado pela Universidade de Stanford com 4 mil mulheres entre 35 e 79 anos avaliou os efeitos de longa duração de exposição ao sol. Os resultados mostraram que, comparadas a mulheres que tomavam pouco sol, as de pele clara que tomaram sol com freqüência reduziram à metade os riscos de desenvolver câncer de mama. Sem querer fazer graça com asssunto sério, proteja-se: tome sol!