5.5.12

CHIA, O GRÃO DA SAÚDE

ALIMENTO SE DESTACA PELAS QUALIDADES NUTRICIONAIS
Uma das principais fontes de alimentação  dos povos andinos da era pré colombiana, com indícios de que foi plantada desde 2600 A.C., a chia (Salvia hispânica) era muito cultivada no México e na Guatemala e tinha os astecas e os maias como principais consumidores, que ingeriam o grão para aumentar a resistência física. No entanto, por também ser usada em rituais sagrados, os colonizadores católicos condenaram o grão como ritual pagão e levaram o cultivo à extinção. Somente na década de 1990 o plantio foi retomado por pesquisadores argentinos e norte-americanos, que desenvolveram estudos sobre o grão e demonstraram, entre os benefícios, ação coadjuvante no combate de várias enfermidades, como obesidade, alterações gastrointestinais e doenças cardiovasculares.
Com aparência semelhante à do gergelim, a chia contém 40% de fibra dietética, 21% de proteína e 20% de ácidos graxos ômega 3. Além disso, contém 20% da dose diária recomendada para adultos de cálcio, fósforo, ferro, magnésio e potássio, e potente ação antioxidante contra os radicais livres. "A chia também possui ação anti-inflamatória e grande capacidade de absorção de glicose, ideal para a prevenção do diabetes e para o controle da insulina", explica a nutricionista Carolina Chica, do Departamento de Doenças Cardiovasculares da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile, que estuda o grão há mais de 10 anos.
A grande quantidade de fibra dietética- solúvel e insolúvel- propicia ação redutora do índice glicêmico da dieta e é reguladora do aparelho digestivo e da função intestinal. Por ter as fibras solúveis do tipo mucilaginosas, a chia tem a capacidade de absorver líquidos e gorduras aumentando em mais de 10 vezes o seu volume, o que pode proporcionar uma sensação de saciedade e contribuir para a diminuição do peso corporal. As fibras solúveis, quando agregadas à dieta, têm a capacidade de retardar o esvaziamento gástrico e a absorção de glicose pela circulação, o que contribui para um melhor controle do perfil glicêmico e colabora com a saúde de indivíduos com diabetes.
As fibras solúveis são prebióticos que, por sua vez, se apresentam como substrato para os probióticos- microrganismos que compõem a microbiota intestinal. "Este equilíbrio de prebióticos e probióticos tem ação condicional para a adequada absorção dos nutrientes pelo intestino e efeito imunomodulador", ressalta a nutróloga Marcella Garcez Duarte, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Outro ponto positivo é a proteína presente em 21% do grão que, por ser um macronutriente presente em todas as células do corpo e com aminoácidos que não podem ser sintetizados pelo organismo, deve ser inserida na dieta.
O ômega 3 se destaca porque é um ácido graxo com atividade protetora contra doenças cardiovasculares, por sua ação anti-inflamatória, antiagregante plaquetária, reguladora do perfil lipídico e da pressão arterial, além de estimular a comunicação entre os neurônios. O consumo de chia pode controlar os níveis de glicemia, a melhora do perfil lipídico, a função endotelial das células que revestem os vasos sanguíneos e o coração, a coagulação e o status de ferro, auxiliando também na diminuição do LDL-colesterol e no aumento do HDL-colesterol.
SUPERGRÃO
A Chia pode ser comparada a vários alimentos em virtude de seus componentes:
  • Ômega 3: linhaça, nozes e castanhas
  • Fibras solúveis: cereais integrais
  • Cálcio e fósforo: laticínios
  • Ferro e magnésio: folhas verdes
  • Potássio: bananas e laranjas 
INDICADA PARA TODOS
A chia pode ser consumida na forma natural, sem a necessidade de trituração para obter seus nutrientes, como exigem alguns grãos, mas também pode ser inserida em massas, bolos, pães, saladas e sucos. "Para um indivíduo com diabetes, colesterol ou triglicérides elevados, é melhor consumir a semente para o fornecimento de fibra e ômega 3. As pessoas que querem perder peso, entretanto, devem ingerir preferencialmente a farinha ou uma pequena quantidade de sementes e, para aquelas com doença cardiovascular, o óleo é uma boa alternativa", ensina a nutricionista Carolina Chica. A recomendação média é de 5g a 25g por dia, variando de acordo com as diversas indicações. O consumo excessivo pode causar desconforto gástrico e, por ser um alimento muito calórico- duas colheres, de sopa, fornecem aproximadamente 140 Kcal, que equivalem a duas fatias de pão integral- deve ser consumida com moderação e sempre acompanhada de líquidos para uma maior efetividade.
Contraindicada apenas para indivíduos com doenças inflamatórias intestinais, diverticulite e intolerâncias, a chia pode ser consumida por crianças como forma de contribuição no desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem. O óleo é o mais indicado para menores de 1 ano, enquanto a semente é ideal para crianças maiores. As mulheres grávidas também podem ingerir o grão chia devido à presença dos ácidos graxos, essenciais durante a gravidez e a lactação, para o desenvolvimento visual e neural do feto. "Estamos desenvolvendo um estudo no Chile com um grupo de mulheres que consomem óleo de chia na gestação e na lactação e, até agora, os resultados são surpreendentes. A quantidade de ácidos graxos ômega 3 no leite materno e no sangue do grupo de mães e recém-nascidos aumentou significativamente em relação ao grupo que consumia óleo de peixe", relata Carolina Chica.

67 comentários:

  1. Oi Marcia,
    Sou adventista e frequento a IASD Moema, estava procurando alguma coisa sobre medicina natural e encontrei seu blog.
    Onde posso encontrar a chia? Pois me sinto tão cansada, meu dia não rende e o final de semana também não, pois só quero dormir já que meu corpo está tão cansado.

    Abç

    ResponderExcluir
  2. Você encontra a Chia em casas de produtos naturais, inclusive tem uma famosa em Moema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu posso consumir chia com suco de frutas?

      a chia faz mal?

      Excluir
    2. A chia pode ser consumida com suco de frutas.

      Excluir
  3. pergunta .Estou gravida de 15 semanas e quero saber se realmente posso tomar a semente de chia no lugar de uma das refeicoes ou antes das refeições, ou seja se posso tomar qual melhor horario ,e realmente não interfere na gravidez ?

    obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A chia deve ser consumida 30 minutos antes das refeições. As mulheres grávidas também podem ingerir o grão chia devido à presença dos ácidos graxos, essenciais durante a gravidez e a lactação, para o desenvolvimento visual e neural do feto. "Estamos desenvolvendo um estudo no Chile com um grupo de mulheres que consomem óleo de chia na gestação e na lactação e, até agora, os resultados são surpreendentes. A quantidade de ácidos graxos ômega 3 no leite materno e no sangue do grupo de mães e recém-nascidos aumentou significativamente em relação ao grupo que consumia óleo de peixe", relata a nutricionista Carolina Chica.

      Excluir
  4. A recomendação média é de 5g a 25g por dia e deve ser consumida sempre acompanhada de líquidos para uma maior efetividade. Consumida 30 minutos antes das refeições, é ótima para amenizar a fome, ajudando você a maneirar no tamanho do prato. O ideal é mergulhar a semente (pode ser 1 colher de sobremesa) em um copo d’água uma hora antes de consumi-la. Vira um gel que você pode comer de colher. Se preferir, pode bater no liquidificador, mas não é necessário: a semente é molinha – você consegue mastigá-la e romper a película externa sem muito esforço.

    ResponderExcluir
  5. Descobri a poucos dias que estou grávida e estava tomando óleo de chia posso continuar a tomar???

    ResponderExcluir
  6. Sim, você pode continuar tomando o óleo de chia durante a gravidez.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um sobrinho especial, PC Tetra, ele tem nove anos, tem muitos problemas intestinais, não evacua nem com 3 minilax, se alimenta por sonda com Pediasure. Pensei em misturar chia no leite para tentar melhorar o intestino, seria interessante? Quanto de chia por dia e em que forma?
    Agradeco
    Sani

    ResponderExcluir
  8. Existe um shake com chia próprio para ser adicionado ao leite, mas como seu sobrinho alimenta-se por sonda naso-enteral creio que o melhor é você conversar com a nutricionista que fornece as dietas dele antes de comprá-lo, para evitar o risco de obstruir a sonda.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Marcia pela resposta, mas ele tem gastrostomia, pensei em farinha de chia, como ele e criança penso em uma colher rasa de sobremesa (dia), fora o problema de obstruir a sonda, você ve algum outro problema, as nutricionistas nunca aceitam muito as ideias levadas pelos familiares,
    sempre falam que por ele ser PC e normal ser ressecado, não acreditam muito em melhora destas criancas.
    Muito Obrigado pela atencao

    ResponderExcluir
  10. O maior problema é a obstrução da sonda de gastrostomia, cuja troca é bem mais complicada que a de uma sonda naso-enteral.

    ResponderExcluir
  11. Flaviane
    Oi Marcia,boa tarde.T
    Tenho uma filha de um ano e três meses, quero saber se ela pode tomar chia, ela muito ruim de apetite, ela vive tomando vitaminas do complexo B, que a pediatra passou, mas eu queria uma coisa natural.
    Grata

    ResponderExcluir
  12. Olá Márcia,
    Tenho uma duvida. Minha bebe de 11 meses tem pouco apetite e esta bem abaixo do peso. Quero ajudá-lá a ganhar peso, mas sem calorias vazias. Pensei na chia pela riqueza nutricional, entretanto pela saciedade que a chia traz para quem faz dieta não seria pior pro caso dela que precisa ganhar peso? Posso dar chia ou é melhor escolher outro tipo de carboidrato ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Você pode dar o óleo de chia, que é o mais indicado para menores de 1 ano.

    ResponderExcluir
  14. Olá Márcia, tenho a mesma dúvida da Moneti, porém minha bb tem 1a4m, e o apetite dela não é muito bom, refaço a pergunta dela:"Quero ajudá-lá a ganhar peso, mas sem calorias vazias. Pensei na chia pela riqueza nutricional, entretanto pela saciedade que a chia traz para quem faz dieta não seria pior pro caso dela que precisa ganhar peso? Posso dar chia ou é melhor escolher outro tipo de carboidrato?"

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  15. Marcia, bom dia.
    Gostaria de saber se na gestação é melhor consumir a farinha o óleo ou a semente para fins de absorção de omega três e sensação de saciedade! Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Você pode dar a semente de chia e uma boa alternativa são os lanchinhos da tarde, que, além de nutritivos, podem ser preparados com um toque de diversão.
    Para Patrícia Modesto, nutricionista da unidade de pediatria e UTI pediátrica do Hospital Israelita Albert Einstein, a regra para que a criança tenha vontade de comer é combinar nutrição, saúde e diversão. “Para tornar o lanche saudável e atraente para a criançada, o ideal é oferecer alimentos diversos, com cores e texturas variadas. Isso garante aos pequenos diferentes e importantes nutrientes. Uma boa dica, por exemplo, é combinar bolacha, "achocolatado" (de preferência com alfarroba) e cenoura baby”, afirma.
    Segundo Patrícia, é preciso tomar muito cuidado com o que oferecer na hora do lanche, já que a nutrição saudável é a base para a criança ganhar peso. Por isso, os lanches devem estar sustentados em três grupos alimentares: os “energéticos” (pães, biscoitos e bolos), que dão vitalidade e energia para o desenvolvimento das atividades físicas; os “construtores” (iogurte e achocolatado), que auxiliam no desenvolvimento físico e mental da criança; e os “reguladores” (frutas e vegetais), que atuam no funcionamento do organismo.
    Outro alerta é sobre o consumo de alguns produtos industrializados. “A maioria deve ser evitada. Enlatados e embutidos, bem como frituras e alimentos que contenham sal, aditivos e conservantes artificiais em excesso, não devem ser oferecidos para crianças dessa idade”, indica. Para isso, a nutricionista aconselha as mamães a sempre ficar atentas às informações dos rótulos dos produtos.
    Embora os lanches ajudem as crianças a se interessarem pela comida e sejam nossos aliados na hora de fazê-las ganhar peso, eles não devem substituir as refeições principais do dia, ou seja, o desjejum, almoço e o jantar. Patrícia esclarece que, mais do que ganhar peso, a criança precisa estar saudável, e isso depende de uma boa alimentação, já que ela fornece energia, proteína, lipídeos, vitaminas e minerais.
    Para ajudar na tarefa de criar refeições saudáveis e atrativas, a nutricionista da unidade de pediatria e UTI pediátrica do Hospital Israelita Albert Einstein indica quatro combinações nutritivas:
    1. Pão integral, tofu e suco ou água de coco.
    2. Bolacha, "achocolatado" e uma cenoura baby.
    3. Bolo de "chocolate", leite vegetal e um cacho de uva.
    4. Cereal matinal, leite vegetal com mel e uma maçã.
    É comum os pequenos mostrarem desinteresse por um alimento ou outro, mas não se pode deixar que isso vire uma regra. Veja algumas dicas de como ajudá-la a se interessar pelas refeições e a ganhar peso:
    - Não desista de oferecer um alimento caso a criança não o aceite bem na primeira vez por achar que ela não o aprecia;
    - Evite oferecer alimentos batidos, liquidificados ou peneirados, pois isso não permite que a criança experimente diferentes sabores e texturas;
    - Se o pequeno se recusar a comer, evite substituir a refeição por leite ou mamadeira. Dessa forma, a mastigação e o desenvolvimento da dentição não são comprometidos;
    - É desaconselhável a prática de prêmios ou castigos para conseguir que a criança coma o que os pais acreditam que seja necessário para ela. Os pequenos precisam ser estimulados a comer, nunca forçados;
    - Não ofereça: refrigerante, produtos industrializados com conservantes e corantes artificiais, embutidos, enlatados, doces industrializados, café, chás, frituras e alimentos muito salgados ou muito adocicados.

    ResponderExcluir
  17. Tudo bem Mariana?
    A chia pode ser consumida na forma de farinha, óleo ou semente para fins de absorção de omega três e sensação de saciedade!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia.... Tenho um criança 2 anos e 5 meses, queria inserir a chia na alimentaçao dele, gostaria de saber a quantidade (exemplo colher de cha ou sobremesa) e quantas vezes ao dia. Aguardo

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Márcia. Minha filha tem 11 anos e tem colesterol alto e problemas no intestino, ela fica 1 semana sem evacuar, já levei em vários médicos, faço dieta com ela, apesar de ser magra, ela não tem hábito de comer besteiras, dizem os médicos que pode ser genético esse nível elevado de colesterol e também na idade dela dizem que não é perigoso, mesmo assim me preocupo. Li uma reportagem sobre a Chia e comecei a dar o óleo em cápsulas, mas gostaria de saber sua opinião a respeito. Posso continuar com as cápsulas ou no caso dela o melhor seria a semente? Desde já agradeço. Ana

    ResponderExcluir
  20. Duas colheres de sopa (15 gramas) de chia, quantidade diária indicada pelos nutricionistas, oferece cerca de 50% de ferro (7,3mg) e 27% de magnésio (70mg).

    ResponderExcluir
  21. Tudo bem Ana Elisa Oliveira?
    A melhor aposta é a semente, por conter mais fibras.

    ResponderExcluir
  22. Olá Marcia, estou amamentando, minha bebe tem 50 dias, posso tomar a farinha de chia?

    ResponderExcluir
  23. Estou grávida e uso chia a mais de um ano, inclusive antes de engravidar...
    acho que a chia contribuiu até para a gravidez... tudo perfeito até agora.
    sempre consumo a chia em graãos, coloco na boa e tomo água por cima.. sem mastigar, isso ta certo ou errado:? obrigada

    ResponderExcluir
  24. O ideal é mergulhar a semente (pode ser 1 colher de sobremesa) em um copo d’água uma hora antes de consumi-la. Vira um gel que você pode comer de colher.

    ResponderExcluir
  25. Minha mãe me disse que a semente in natura pode provocar a diverticulite, por isso comecei a consumi-la em farinha/ moída; porém li que ao moer a chia, ela entra em contato com o ar e perde propriedades como o omega 3. O que e mais recomendável? In natura ou moída?
    Grata!

    ResponderExcluir
  26. A chia pode ser consumida na forma natural, sem a necessidade de trituração para obter seus nutrientes, como exigem alguns grãos, mas também pode ser inserida em massas, bolos, pães, saladas e sucos.

    ResponderExcluir
  27. Olá Márcia!
    Qual a quantidade de chia que posso consumir durante a gravidez, uma colher de sobremesa diária? ou mais?
    Faço esta pergunta, porque li que o excesso de ómega 3 na gravidez, também não é bom.
    Grata!

    ResponderExcluir
  28. A recomendação média é de 5 g a 25 g por dia e deve ser consumida sempre acompanhada de líquidos para uma maior efetividade. Consumida 30 minutos antes das refeições, é ótima para amenizar a fome, ajudando você a maneirar no tamanho do prato. O ideal é mergulhar a semente (pode ser 1 colher de sobremesa) em um copo d’água uma hora antes de consumi-la.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia! Tenho dos filhos um de 5 e outro de 2. Todos os dias no cafe da manha coloco 15gr de semente de chia para cada um, para o maior coloco no cereal e para pequena bato no leite. Gostaria de saber se a quantidade e a forma que coloco a chia na alimentacao deles esta correta
    Beijiss

    ResponderExcluir
  30. A quantidade está correta e a semente mantém suas propriedades em todas estas formas de consumo.

    ResponderExcluir
  31. Oi tudo bem, tenho uma criança de 9 anos obesa e esta com síndrome metabólica e no exame deu fígado gorduroso e os médicos passaram dieta pra ele e ainda cortou o sal estou dando 1 colher de sobremesa misturado no feijão no almoço e na janta, desta forma esta bom, pois 1 hora antes misturado no copo de suco ele não toma de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  32. Olá ...tudo bem? Estou grávida de 15 semanas e gostaria de saber se posso tomar a chia em capsula ou não faz o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os benefícios da chia em cápsulas são maiores para pessoas que não têm tempo para preparar as suas próprias refeições ou tem dificuldade em transportar as sementes para adicionar aos preparados. Os seus efeitos das sementes de chia são os mesmos em cápsulas ou em grão.

      Excluir
  33. meu filho tem 1 ano e 3 meses e tem intestino preso posso dar semente de chia p ele?

    ResponderExcluir
  34. MINHA FILHA TEM 7 ANOS E MEIO E SÓ PESA 21 KG, ME DISSERAM QUE A CHIA AJUDARIA ELA A GANHAR PESO E SE DESENVOLVER MELHOR PARA UMA CRIANÇA DA IDADE DELA ,PRECISO SABER COMO E QUANTO EU POSSO DAR DURANTE AO DIA.

    ResponderExcluir
  35. Sim, ele pode ingerir semente de Chia.

    ResponderExcluir
  36. A proteína da Chia sacia facilmente e, por isso, é considerada indispensável para a perda e manutenção do peso. O que ela aumenta é a resistência física.

    ResponderExcluir
  37. Olá Márcia, gostaria de perder a barriga e sou magra. Posso consumir a chia sem perder peso? Como?

    ResponderExcluir
  38. Uma ferramenta útil, mas não um remédio milagroso para emagrecer. É assim que o médico Celso Cukier, do HCor (Hospital do Coração) de São Paulo, vê a chia – semente da planta chamada sálvia-holandesa.
    - Não adianta ingerir chia antes das principais refeições e, ao longo do dia, se empanturrar de leite condensado. Ninguém emagrecerá assim. Quando a gente fala em perda de peso, deve pensar primeiramente na modificação de gasto de energia corporal.
    Mas o médico concorda, sim, que a sementinha mexicana – usada há mais de mil anos para sustentar guerreiros indígenas durante tempos de alimentação escassa – presta um excelente serviço à nossa saúde. Quando a ingerimos, então, ela faz volume no estômago. Cerca de 30 minutos depois, começa a chegar ao intestino. Com isso, os hormônios que avisam ao cérebro que o corpo já foi alimentado começam a entrar em ação, ativando mais rapidamente a saciedade. Assim, é possível controlar melhor a fome. Funciona, explica Cukier, como aquela entrada (o “couvert”) servida em um restaurante chique. Os petiscos, colocados à mesa entre 20 e 25 minutos antes de o prato principal ficar pronto, acabam nos saciando. E quem come demais acaba perdendo a fome antes de degustar o que pediu ao garçom.

    ResponderExcluir
  39. Olá doutora, tenho uma filha de 2 anos. Já tentei de diversas maneiras dasr a chia à ela. Na vitamina, suco, gelatina, mas assim que ela vê a sementinha, para de comer ou beber. Se eu fizer o processo de deixar de molho e coar, perco muitas propriedades? A minha preocupação é que ela consuma o ômega presente na semente. Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Você pode deixar de molho e coar, pois não perderá as propriedades da Chia. Também pode oferecer à sua filha na forma de farinha ou óleo de chia. Se seu objetivo é que ela receba Ômega 3 também pode substitui-la por linhaça, nozes e castanhas.

    ResponderExcluir
  41. Olá Márcia, gostaria de saber se quem já teve diverticulite pode ingerir Chia.

    ResponderExcluir
  42. Não, a chia é contraindicada para pessoas com diverticulite.

    ResponderExcluir
  43. Olá tenho um bebé de 6 meses e gostaria de saber quantos cápsulas de óleo de chia posso tomar?

    ResponderExcluir
  44. A recomendação média é de 5 g a 25 g por dia e deve ser consumida sempre acompanhada de líquidos para uma maior efetividade.

    ResponderExcluir
  45. oii, estou grávida de 1 mês e gostaria de saber qual a quantidade de chia recomendada por dia e se deve ingerir só uma vez ao dia ou dividir essa quantidade em várias vezes, e se pode usar pra controlar o peso, é melhor usar a semente com suco ou vitamina, algum liquido pra ela formar o gel já no estomago, ou primeiro formar o gel pra depois ingerir? agradeço se me responder

    ResponderExcluir
  46. A recomendação média é de 5g a 25g por dia e deve ser consumida sempre acompanhada de líquidos para uma maior efetividade. O ideal é mergulhar a semente (pode ser 1 colher de sobremesa) em um copo d’água uma hora antes de consumi-la. Vira um gel que você pode comer de colher. A proteína da Chia sacia facilmente e, por isso, é considerada indispensável para a perda e manutenção do peso. Você pode guardar o gel na geladeira e comer com uma colher quando quiser.
    Abaixo está uma lista de maneiras possíveis de usá-las em receitas. Todas elas são práticas, rápidas e fáceis! Usar nunca foi tão simples!
    1. Misture 1 colher de sobremesa de sementes de chia com 1/4 de xícara de água para fazer um substituto de ovo para assar bolos e biscoitos.
    2. Moa as sementes e adicione ao leite de coco quente para fazer um mingau.
    3. Adicione 1 colher de sopa de semente de chia para engrossar.
    4. Moa as sementes e misture com leite de coco, farinha de linhaça e semente de linhaça demolhada para fazer panquecas.
    5. Adicione as sementes nos molhos para salada.
    6. Coma as sementes de chia, inteiras e cruas, como lanche.
    7. Adicione as sementes inteiras nos suco de frutas.
    8. Faça Pudim com chia, acrescentando sementes inteiras em leite de coco.
    9. Misture sementes de chia em smoothies.
    10. Faça uma “mocinha”, misturando sementes de chia e suco de frutas.
    11. Adicione as sementes de chia na farinha de linhaça para fazer pão.
    12. Faça pão na panela, combinando sementes de chia, sementes de linhaça demolhadas, leite de coco, farinha de linhaça e fermento em pó. Cozinhe em uma panela pesada com tampa.
    13. Adicione as sementes inteiras de chia a uma massa de bolo.
    14. Adicione as sementes de chia em guisados, para engrossar.
    15. Faça uma massa fina com sementes moídas de chia e leite de coco e cozinhe em fogo lento para fazer biscoitos.
    16. Polvilhe as sementes sobre uma salada.
    17. Frutas batidas, sementes chia e um pouco de fruta é uma boa cobertura para sorvete.
    18. Coloque sementes inteiras de chia com lentilhas cozidas.
    19. Cozinhe o arroz no caldo de legumes e coloque sementes chia quando o arroz estiver cozido.
    20. Cubra um cheesecake com sementes de chia embebido em suco de frutas para fazer uma cobertura.
    21. Adicione as sementes inteiras ou moídas para misturas de biscoito.
    22. Cozinhe arroz em suco de maçã, adicione maçã ralada e mexa sementes inteiras chia na mistura para uma sobremesa saborosa.
    23. Sementes de chia torradas e moídas misturadas com mel e canela fazem uma excelente base para cheesecake.
    24. Adicione as sementes inteiras na granola.
    25. Misture sementes de chia que foram embebidos em leite de coco para purê de batatas.
    26. Faça as sementes brotarem e use em saladas.
    27. Misture sementes moídas com manteiga de amendoim.
    28. Canela, chia moída e azeite de oliva é ótimo em bolinhos quentes.
    29. Adicione uma colher de sobremesa de sementes pretas em uma mistura de geleia.
    30. Espalhe uma mistura de mel, canela, frutas secas e chia moída sobre uma massa folhada, enrole e deixe cozinhar em um forno quente.
    31. Adicione sementes de chia para fazer um flan ou manjar – ótimo para as crianças.
    32. Faça um molho de macarrão misturando sementes de chia, couve-flor cozida e caldo de legumes.
    33. Adicione sementes inteiras ou moídas chia no seu recheio favorito.
    34. Bata 1 colher de sobremesa de sementes de chia em água de coco. Isto é ótimo em um dia quente para manter-se hidratado e uma excelente ideia para os atletas. É eficaz e saudável.
    35. Quer um café da manhã crocante? Adicione metade de uma colher de sopa de sementes de chia no musli. Adicione leite de coco, suco de frutas e coma imediatamente. As sementes de chia vão manter a crocância.

    ResponderExcluir
  47. Oi gostaria de saber se pessoas extremamente magras, podem consumir a semente de chia sem correr o risco de perder mais peso, pois minha irmã tem carência de ômega 3, mais tem medo de tomar a tal sementinha.

    ResponderExcluir
  48. Se ela continuar ingerindo a mesma quantidade de carboidratos, não há como emagrecer, mesmo comendo chia diariamente.

    ResponderExcluir
  49. Oi, eu consumi 1 colher de sopa de chia com um pouco de suco de uva integral, agora estou sentindo muito enjoada e com colica. Será que tem haver com a chia?

    ResponderExcluir
  50. Não há pesquisas científicas que comprovem que chia com suco de uva provoque náuseas ou cólica.

    ResponderExcluir
  51. Muito legal, aprendi muitas coisas com vc Marcia! e minha pergunta ja foi respondida atraves das outras. Obrigada Deus te abencoe

    ResponderExcluir
  52. Oi boa noite dr ! Estou gravida de 3 semanas e gostaria de saber se posso continuar tomando as cápsulas gelatinosas de chia cartamo e oleo de coco ?

    ResponderExcluir
  53. Ei Márcia estou gravida de 16semanas e queria tomar oleo de chia em capsula quantas por Dia que hora do dia devo tomar e se reamemte faz bem pro meu bebê

    ResponderExcluir
  54. A recomendação média é de 5g a 25g por dia e deve ser consumida sempre acompanhada de líquidos para uma maior efetividade. Consumida 30 minutos antes das refeições, é ótima para amenizar a fome, ajudando você a maneirar no tamanho do prato. As mulheres grávidas também podem ingerir o grão chia devido à presença dos ácidos graxos, essenciais durante a gravidez e a lactação, para o desenvolvimento visual e neural do feto. "Estamos desenvolvendo um estudo no Chile com um grupo de mulheres que consomem óleo de chia na gestação e na lactação e, até agora, os resultados são surpreendentes. A quantidade de ácidos graxos ômega 3 no leite materno e no sangue do grupo de mães e recém-nascidos aumentou significativamente em relação ao grupo que consumia óleo de peixe", relata Carolina Chica.

    ResponderExcluir
  55. Estou querendo engravida poço toma a farinha de chia não vou perde a fertilidade

    ResponderExcluir
  56. Alimentos sem gordura trans, mas que contenham gordura boa como a chia devem fazer parte do cardápio de quem busca a fertilidade.

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde Marcia,
    Eu encontrei o óleo de chia em capsulas acompanhado dos óleos de coco e cartamo, gostaria de saber se gestantes podem consumir os 3 óleos ou só a chia pode ser consumida durante a gravidez?

    ResponderExcluir
  58. Gestantes podem consumir os 3 óleos.

    ResponderExcluir
  59. Bom dia! Tenho diverticulo posso consumir chia?

    ResponderExcluir
  60. A chia é contraindicada indivíduos com diverticulite.

    ResponderExcluir