11.8.13

QUANTO MAIS SUOR, MAIOR SERÁ A PERDA DE GORDURA?


Mais um mito comumente encontrado nas academias, já que muitos alunos acreditam que suar significa perder gordura e sendo assim, muitos se vestem inadequadamente com roupas térmicas (com efeito de sauna), casacos e calças para treinar, inclusive nos dias de calor, o que pode acarretar desidratação, pressão baixa e desmaios!!!
Logicamente, quem transpira mais, imediatamente após o exercício, terá perdido mais alguns gramas na balança do que quem transpirou menos, porém, esta diferença ocorre devido a perda de líquido, não de gordura.
Alguns atletas, como lutadores por exemplo, DEPENDEM da perda de peso (não importando se a perda foi de líquidos, músculos ou gordura), e por isso, fazem o uso de roupas térmicas, diuréticos, etc... para atingirem este objetivo, que muitas vezes prejudicam a saúde do atleta.  Que fique bem claro esta diferença!!!
A perda de gordura durante o exercício deverá ser monitorada através da frequência cardíaca que deverá estar em torno de 50 a 70% da FC (frequência cardíaca) máxima e o professor deverá orientar o aluno qual a frequência deverá ser mantida durante o treino. Isto varia conforme a idade e o grau de condicionamento físico. Por isso é importante para este objetivo, utilizar um frequencímetro.  
Para ocorrer a perda de gordura tão desejada, não há milagres como muitos gostariam, mas sim muita disciplina e dedicação através de treinos e dietas adequadas. O gasto calórico deverá ser maior que a ingestão, não existe outro método!!! E um nutricionista deverá ser consultado para a elaboração de uma dieta adequada às necessidades e objetivos do aluno.
Quanto aos treinos, a ênfase deverá ser nos exercícios aeróbicos, 5 a 7 vezes por semana, por 45 a 90 minutos, podendo ser divididos em 2 sessões diárias. O professor indicará qual o melhor método. Não esquecendo dos exercícios de musculação para não haver flacidez nem perda de massa muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário