31.8.13

JÁ OUVIU FALAR EM AMBLIOPIA?

Imagem

O QUE É AMBLIOPIA?

A Ambliopia ou “olho preguiçoso” é um déficit que acontece em uma parte do cérebro e acaba por afetar a visão de um dos olhos, justamente por esta razão, esse olho acaba não sendo exercitado o quanto precisa quando comparado ao outro olho saudável e com o passar do tempo este lado da visão acaba passando despercebido, podendo até causar cegueira total por não “aprender a ver”.
O ideal é que essa doença seja diagnosticada até os oito anos de idade, por isso é importante ficar atento à saúde ocular das crianças.
Exemplos do que pode causar a ambliopia são: Um erro refracional (grau), ou seja, quando há a necessidade da correção através de óculos ou lentes de contato, mas esse tratamento não ocorre ou não é feito adequadamente; A própria Ambliopia por privação que surge a partir de qualquer obstáculo à formação de imagem nítida na retina, como a catarata congênita, ptose palpebral, hemangiomas; E o estrabismo, quando a criança usa apenas o olho alinhado e trabalha seu cérebro para suprimir a imagem do outro olho para não ter visão dupla.
Contudo, existe tratamento, porém, alguns especialistas acreditam que este problema passa a ser irreversível quando não tratado antes dos dez anos de idade, já outros mais otimistas dizem que é possível melhorar essa acuidade visual em qualquer idade.
Para que o sucesso da reversão seja maior é importante cuidar, observar e fazer exames rotineiros em crianças a partir dos 3 ou 4 anos de idade.

25.8.13

MUSCULAÇÃO PODE GERAR PROBLEMAS DE COLUNA?




Este MITO é comumente encontrado nas academias quando se trata de alunos muito jovens (13 a 18 anos), que nunca treinaram. Normalmente pais e/ou médicos recomendam outras atividades sem pesos, como natação, desportos ou lutas, com a justificativa de que exercícios com pesos sobrecarregam a coluna vertebral.
Mas será que estes pais e médicos já pararam para pensar, que na maioria dos desportos, os praticantes e atletas podem desenvolver mais um lado do corpo do que o outro, já que dificilmente encontramos praticantes com a mesma habilidade em ambos os lados? Tenistas destros por exemplo, tem o braço direito visivelmente maior que o esquerdo e isso gera um desequilíbrio muscular que é o principal causador de ESCOLIOSES, porém, graças a MUSCULAÇÃO, esta característica pode ser amenizada. E assim serve para todos os esportes, ou seja, a MUSCULAÇÃO é a “salvadora” dos atletas, prevenindo e recuperando lesões, obviamente quando BEM ORIENTADA. 
Outro exemplo que podemos lembrar, é que antes mesmo de iniciarem nas academias, estes jovens passaram a infância carregando mochilas lotadas de cadernos e livros, sem a mínima orientação de como transportá-las ou o quanto de peso é ou não prejudicial, não só para a coluna vertebral, como também para as outras articulações. E com toda a certeza, se tivessem realizado fortalecimentos adequados desde esta época, minimizaria muito a ocorrência de desvios na coluna em muitas crianças. Além disso, quem não se lembra das aulas de educação física começando a todo vapor, sem um aquecimento prévio ou tênis adequados, até mesmo porque não se dava a mesma importância a estes fatores como nos dias de hoje? E na mesma aula, quem não se lembra daquele colega gordinho quase sem ar, por não conseguir correr 20 metros, já que o conteúdo das aulas sempre foi o mesmo para todos os alunos?
Seria então a musculação, orientada por um professor, com as fases de adaptação, progressão de cargas e movimentos, que iria causar danos na coluna vertebral?
Daí a importância da ANAMNESE para o professor saber o histórico de vida e saúde do aluno, e das avaliações física, funcional e postural, para que assim, se possa ou não detectar algum desvio na coluna, avaliar o grau de condicionamento físico, percentual de gordura, e assim, a elaboração do treino ser a mais adequada possível ao perfil do praticantes.

16.8.13

A QUEIMA DE GORDURA SÓ É INICIADA A PARTIR DE 20 MINUTOS DE EXERCÍCIO AERÓBIO?

Esta afirmação não procede (ainda bem!).
A gordura é um combustível utilizado como fonte de energia desde o início do exercício, seja aeróbio (corrida, caminhada, pedalada...) ou de resistência (musculação, aulas coletivas com pesos...), porém, é liberado pelo organismo de forma lenta (nos exercícios moderados e bem tolerados), enquanto os carboidratos são liberados de forma mais rápida (nos exercícios de alta intensidade).
A frequência cardíaca (FC), que é o número de batimentos cardíacos por minuto, é o melhor indicador para determinar a fonte de energia (combustível) utilizada durante o exercício. 
Para utilizar a gordura, o ideal é a FC estar entre 65 e 75% da FC máxima. FC máxima é o maior número de batimentos que o coração consegue efetuar em um minuto e é calculada da seguinte forma: 220-idade.
Por exemplo: uma pessoa de 30 anos, a FC máxima será 220 - 30 = 190 bpm (batimentos cardíacos por minuto). Portanto, a FC durante o exercício para a queima de gordura deverá estar entre 65 e 75% de 190 (190 x 0,65 e 190 x 0,75), ou seja, entre 124 e 143 bpm.
Acima de 75% da FC máxima, o combustível serão os carboidratos. Estes exercícios de alta intensidade são utilizados para melhorar o condicionamento físico e são tolerados por menos tempo. Eles também tem um gasto calórico maior devido ao maior esforço exigido.
Uma ótima opção é alternar os 2 tipos de exercícios durante a semana, de acordo com o objetivo e condicionamento físico de cada um. Um dia na semana deverá ser de descanso para preservar as articulações e o organismo se recompor dos esforços submetidos.
Na musculação, o programa de exercícios poderá ser elaborado para qualquer objetivo. Por exemplo, para a queima de gordura, poderá ser feito 3 vezes por semana, um circuito que trabalhe membros superiores e inferiores alternadamente, com intervalos pequenos a cada 3 exercícios consecutivos. Após a musculação, para melhorar o condicionamento físico e aumentar o gasto calórico, sugiro um exercício aeróbio intervalado (alternando as intensidades) que pode ser feito após a musculação, por 20 a 30 minutos.
Nos outros dias da semana (2 dias), a musculação poderá ter a ênfase em algum grupo muscular. No caso das mulheres, nos membros inferiores e dos homens, membros superiores. E mais 1 dia na semana poderá ser complementado com exercício aeróbio moderado contínuo, por mais tempo, por ser bem tolerado, de 40 a 60 minutos. E um dia na semana deverá ser totalmente off (descanso).
Isso foi apenas uma sugestão, dentre os diversos métodos de treinamento, que podemos adequar a cada caso.
Além disso, os hábitos alimentares deverão estar em harmonia com o objetivo a ser alcançado e assim, os resultados serão notados mais rapidamente.

11.8.13

QUANTO MAIS SUOR, MAIOR SERÁ A PERDA DE GORDURA?


Mais um mito comumente encontrado nas academias, já que muitos alunos acreditam que suar significa perder gordura e sendo assim, muitos se vestem inadequadamente com roupas térmicas (com efeito de sauna), casacos e calças para treinar, inclusive nos dias de calor, o que pode acarretar desidratação, pressão baixa e desmaios!!!
Logicamente, quem transpira mais, imediatamente após o exercício, terá perdido mais alguns gramas na balança do que quem transpirou menos, porém, esta diferença ocorre devido a perda de líquido, não de gordura.
Alguns atletas, como lutadores por exemplo, DEPENDEM da perda de peso (não importando se a perda foi de líquidos, músculos ou gordura), e por isso, fazem o uso de roupas térmicas, diuréticos, etc... para atingirem este objetivo, que muitas vezes prejudicam a saúde do atleta.  Que fique bem claro esta diferença!!!
A perda de gordura durante o exercício deverá ser monitorada através da frequência cardíaca que deverá estar em torno de 50 a 70% da FC (frequência cardíaca) máxima e o professor deverá orientar o aluno qual a frequência deverá ser mantida durante o treino. Isto varia conforme a idade e o grau de condicionamento físico. Por isso é importante para este objetivo, utilizar um frequencímetro.  
Para ocorrer a perda de gordura tão desejada, não há milagres como muitos gostariam, mas sim muita disciplina e dedicação através de treinos e dietas adequadas. O gasto calórico deverá ser maior que a ingestão, não existe outro método!!! E um nutricionista deverá ser consultado para a elaboração de uma dieta adequada às necessidades e objetivos do aluno.
Quanto aos treinos, a ênfase deverá ser nos exercícios aeróbicos, 5 a 7 vezes por semana, por 45 a 90 minutos, podendo ser divididos em 2 sessões diárias. O professor indicará qual o melhor método. Não esquecendo dos exercícios de musculação para não haver flacidez nem perda de massa muscular.

3.8.13

7 RECEITAS CASEIRAS PARA COMBATER A CELULITE

Você está pronta para descobrir algumas maneiras diferentes, porem eficazes para combater a celulite? Não importa a sua forma corporal, idade ou peso, a celulite pode aparecer. Então, se você está cansada de gastar dinheiro em cremes e tratamentos caros, experimente alguns dessas receitas caseiras simples que têm sido conhecidos por realmente funcionar! Veja as 7 receitinhas logo abaixo e prepare-se para usar shorts e roupas de banho!

1. SAL E AÇÚCAR EQUILIBRADOS

Uma das melhores maneiras de combater a celulite é prestar atenção ao que você come. Açúcar e sal, tanto faz celulite existente mais perceptível. O açúcar é armazenado em células de gordura e, na verdade, faz com que elas se expandam. Sal, como se sabe, leva-nos a reter líquidos, o que pode tornar com que a celulite pareça pior. Mantenha o seu açúcar diária e ingestão de sal em cheque para que a sua dieta não cause estragos na sua pele!

2. ROLO DE ESPUMA

Outro tratamento contra a celulite fácil que você pode tentar em casa é usar um rolo de espuma. Ele ajuda a manter o sangue fluindo e quebra o tecido adiposo. Pegue um rolo de espuma e mova / massageando as áreas afetadas por 20 minutos várias vezes por semana.

3. BORRAS DE CAFÉ

Para essa receita você ira usar restos de borras de café com um par de colheres de sopa de azeite de oliva e massageá-lo em seu corpo. Este tratamento simples ajudará a esfoliar e amaciar a pele, bem como ajudará a sua pele a aparecer menos covinhas. Muitos tratamentos anti-celulite contêm cafeína como ingrediente principal por isso aqui está uma versão baratinha do que você pode facilmente fazer em casa!

4. PINCEL SECO E ÓLEO DE COCO

Se você ainda não escolheu um pincel seco, no entanto, agora seria um grande momento! Além da suavização da pele e tonificação benefícios, a escovação seca pode ajudar a banir a celulite! Pegue um frasco de óleo de coco e esfregue um pouco sobre a área afetada. Em seguida, pegue um pincel seco e massageie suavemente a área onde você aplicou o óleo de coco. Você também pode usar uma escova para pentear cabelos de bebê.

5. ÓLEO DE ZIMBRO E AZEITONAS

Aqui está outra maneira de combater a celulite, que também irá suavizar e acalmar a pele. Tome quantidades iguais de óleo de zimbro e azeite e misture. Massageie os óleos nas áreas afetadas. Primeiro você irá notar que sua pele estará muito mais suave e nas próximas semanas você vai notar uma diferença na aparência da sua pele também!

6. COMER LINHAÇA

Parece que encontramos linhaça em muitos alimentos e produtos hoje em dia! Linhaça é um alimento excelente para combater a celulite, porque ela ajuda a aumentar o colágeno, que fortalece a pele e ajuda a reduzir a aparência da celulite. Desfrute de um par de colheres de sopa de linhaça, por dia, em iogurtes e saladas para ajudar a fortalecer e suavizar a pele de dentro para fora!

7. VINAGRE DE MAÇÃ

Vinagre de maçã é outra maneira de combater a celulite e até mesmo ajudar a reduzir o aparecimento de estrias. Existem duas maneiras de usar o vinagre de maçã: você pode esfregá-lo diretamente sobre a pele e massagear ou misture duas colheres de sopa em um copo de água e beba diariamente.

P.S: Tente cada tratamento por pelo menos 3-4 semanas antes de passar para outro. Tratamentos Naturais são eficazes, embora os resultados sejam mais demorados. Persista e não desista, vale muito a pena!