
Viagens longas podem ser muito cansativas. Estas recomendações ajudam a reduzir o estresse e o cansaço que as viagens longas podem causar:
- Descanse o máximo e tente dormir bem na noite anterior à viagem.
- Tirar uma soneca de 30 a 40 minutos ajuda na adaptação ao novo horário.
- Beba muita água e sucos naturais antes e durante o voo para manter-se hidratado.
- Consuma alimentos leves durante o voo. Evite consumir cafeína e álcool.
- Não permaneça muito tempo numa mesma posição. Faça movimentos simples de alongamento e caminhe sempre que possível.
- Use roupa e sapatos confortáveis.
![]() |
Rotações do tornozelo
Não permaneça muito tempo numa mesma posição. Faça movimentos simples de alongamento e caminhe sempre que possível.
| ![]() |
Alongue os ombros
Sentado, coloque sua mão direita atrás de suas costas tentando tocar seu ombro esquerdo. Com sua mão esquerda segure o cotovelo do braço direito, alongando suavemente para a esquerda. Mantenha essa posição por 15 segundos. Repita esse movimento com o outro braço para completar o exercício. Repita este exercício duas vezes.
|
![]() |
Levante os pés
Com os calcanhares apoiados no chão, levante os dedos do pé o mais alto que puder. Permaneça nessa posição por alguns segundos e apoie o pé no chão novamente. Depois, apoiando os dedos do pé no chão, levante os calcanhares por alguns segundos e descanse.
| ![]() |
Rotação de ombros
Sentado, sem mexer os braços, gire os ombros cinco vezes para frente e cinco vezes para trás. Repita este exercício no sentido contrário.
|
![]() |
Levante os joelhos na altura do peito
Sentado, incline-se levemente para frente e segure um joelho com as duas mãos. Levante lentamente o joelho até o peito e permaneça nessa posição por 15 segundos. Solte o joelho e faça este exercício com a outra perna. Repita este exercício duas vezes.
| ![]() |
Rotacão de pescoço
Relaxe os ombros. Leve o pescoço na direção do ombro esquerdo. Permaneça nessa posição por alguns segundos e retorne a cabeça para o centro. Repita o movimento agora na direção do ombro direito. Permaneça nessa posição por alguns segundos. Repita este exercício três vezes.
|
Trombose arterial
A trombose arterial implica na formação de coágulos de sangue nas pernas. No caso de pessoas suscetíveis à trombose, períodos prolongados sem movimentos como viagens de carro, trem ou avião ou, simplesmente, ficar sentado no escritório podem aumentar o risco de formação de coágulos. Os casos em que o coágulo se solta e vai até os pulmões ou o coração podem ser fatais.
Já foram publicadas matérias sobre a relação entre a trombose arterial e as viagens aéreas. Atualmente, a Aerospace Medical Association (Associação Aeroespacial Médica) relata que não foi estabelecido nenhum vínculo direto e comprovado cientificamente entre a trombose arterial e as viagens aéreas. A Organização Mundial da Saúde planeja iniciar um estudo sobre esse assunto, mas atualmente defende a tese que o risco de sofrer uma trombose arterial durante as viagens é mínimo, exceto nos casos em que já existem fatores de risco. Determinadas informações sugerem que os exercícios mencionados combinados com algumas destas recomendações podem reduzir o risco da trombose arterial. Caso tenha alguma dúvida sobre a trombose arterial ou sua suscetibilidade a ela, consulte seu médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário