15.8.15

BEBER OU COMER ANTES DE ESCOVAR OS DENTES É UMA MÁ IDEIA?




O suco de laranja, assim como os sucos de outras frutas ácidas (abacaxi e limão, por exemplo), provoca uma acidez da boca e podem causar erosão do esmalte.
O pH da saliva é de 6.8 a 7.2. Entretanto, este pH sofre variações no decorrer do dia em função do tipo de dieta alimentar, hábitos de higiene bucal, fluxo salivar, etc.  Alimentos ácidos causam uma diminuição desse pH o que facilita a desmineralização do esmalte, tornando-o mais frágil. A saliva atua como um neutralizador da acidez bucal. Muitos grupos sociais primitivos e indígenas, por não terem hábitos perniciosos, como o fumo, consumo de álcool e açúcar, têm uma saliva de melhor qualidade e menor acidez, por isso apresentam menos cáries e problemas gastrointestinais.
Após ingerir alimentos ácidos, o ideal é aguardar um tempo antes de escovar os dentes. De acordo com alguns artigos científicos é necessário esperar de 15 a 30 minutos antes de escovar os dentes, para que a saliva neutralize o efeito do ácido. Escovar os dentes antes deste período pode intensificar a erosão dental, devido à fricção do abrasivo, presente no creme dental, contra o esmalte enfraquecido pela acidez.
Além do comprometimento do esmalte, em alguns casos, a erosão ácida pode atingir a dentina, causando sensibilidade leve, moderada ou grave. A sensibilidade leve causa dor com a ingestão de alimentos muito quentes ou muito frios. A grave se caracteriza por dor constante ao falar, comer ou beber em qualquer temperatura. Para reverter o quadro, é necessário ir ao dentista, para controlar a acidez e restaurar os dentes, dependendo do grau da erosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário