16.9.17

ORIENTAÇÕES PARA PREVENIR A MÁ-OCLUSÃO EM CRIANÇAS

Resultado de imagem para má oclusão dental

A oclusopatia (má-oclusão, mordida errada)  pode ser tratada de forma eficiente no momento do diagnóstico precoce em idade tenra. O objetivo do tratamento é prevenir problemas esqueléticos faciais (devido a  excesso, deficiência, assimetria), reeducar problemas funcionais e tornar possível  a erupção  dos dentes permanentes de forma livre, sem obstáculos.

A má-oclusão pode se manifestar em qualquer idade e não há uma  auto-correção. No entanto não é uma doença, mas sim uma alteração morfofuncional que  pode gerar problemas nas funções orais (mastigação, deglutição, fala, respiração, na postura, no risco à cárie, doenças gengivais)  na estética, na auto-estima e pode interferir na qualidade de vida. 

A mastigação é o grande agente modelador de todo o sistema estomatognático. Como se trata de uma função ela deve ser treinada, inicialmente através da amamentação. Através da amamentação, a criança desenvolve sua musculatura orofacial e é o primeiro ensaio de uma mastigação eficiente.  A criança que mama no peito faz força para mamar, transpira e é obrigada a respirar pelo nariz (ela tem que vedar a boquinha no peito da mãe). Com a erupção dos primeiros dentinhos podemos estimular a criança  a mastigar, não alimentos duros, mas sim, por exemplo,  a sugar um pedacinho de pão. Desta forma, através dos  estímulos musculares, ocorre o desenvolvimento e crescimento ósseo da face.

A correta respiração é outro aspecto importante para evitar a má-oclusão. A respiração oral tem consequências sérias como: maxilar superior estreito, palato profundo, má postura lingual podendo gerar mordidas abertas, mordidas cruzadas, entre outros. Muitos pacientes mesmo que tenham recebido tratamento médico para respiração bucal (medicamentoso ou cirúrgico) continuam respiradores orais por hábito. A correção do hábito de respiração oral poderá ser realizada por terapia fonoaudiológica, mas quando estiver associado com oclusopatias poderá, ao mesmo tempo, ser corrigido por tratamento odontológico ortopédico funcional.

Devemos prestar atenção nos pequenos detalhes, como a postura da criança no berço, ao mamar, hábitos como chupar dedo, chupeta, ranger de dentes e assim garantir a prevenção das má-oclusões.

A Ortopedia dos Maxilares juntamente com a Odontopediatria são especialidades indicadas para exercer a profilaxia da má-oclusão e a proteção dos fenômenos que envolvem o desenvolvimento e o crescimento orofacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário