22.6.19

SERÁ QUE EU TENHO TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC)?

CAPA-Será que eu tenho Transtorno Obsessivo Compulsivo
Ter “manias” faz parte da cultura humana, pois buscamos sempre estabelecer rotinas para as tarefas do dia a dia, seja para economizar tempo na execução de tarefas ou para garantir segurança.
É normal conferir se a porta está realmente fechada, antes de ir dormir, pois assim você estará “garantindo” a sua segurança.
Também é normal evitar locais sujos, para evitar tipos de contaminação por bactérias, fungos ou vírus. O que torna isso um sinal do Transtorno Obsessivo Compulsivo é você não conseguir relaxar, se não puder fazer tal hábito.
Um caso bastante divulgado pela mídia de famosos que tem o Transtorno Obsessivo Compulsivo é o do cantor Roberto Carlos. Em entrevista ao Fantástico (programa da rede Globo), em 12 de dezembro de 2004, o cantor falou que sofria com o problema e que um dos seus sintomas é o incomodo ao ver ou usar uma roupa da cor marrom, além de outros sintomas relatados por ele.

O que é TOC?


O TOC é uma doença caracterizada como transtorno mental e cujos sintomas são a presença de obsessões, compulsões ou ambas.
Ou seja, nesse tipo de trastorno, a pessoa fica presa a um padrão de pensamentos e de comportamentos que devem ser repetidos com uma frequência determinada pela pessoa e cujo objetivo da repetição não têm nenhum sentido.
As pessoas acometidas pelo Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), sabem que essa é uma situação desagradável para elas, mas a repetição é extremamente difícil de ser evitada.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (NIMH – National Institute of Mental Health) – instituto especializado em pesquisas sobre cérebro, doenças mentais e saúde mental – Mostrou que o Transtorno Obsessivo Compulsivo afeta cerca de 2% da população mundial.
Com essa constatação, o Transtorno Obsessivo Compulsivo aparece como doença mental mais comum do que a esquizofrenia e outras doenças mentais graves.
Um exemplo típico de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) são pessoas que tem pensamentos repetitivos de que o lembram que ele pode ter se contaminado ao tocar objetos “sujos” e por isso ele tem a necessidade de estar lavando as mãos a todo momento; mesmo que suas mãos já estejam vermelhas e irritadas e não sobre tempo para ele fazer suas atividades sociais, ele continua achando que está contaminado.
MIOLO-Será que eu tenho Transtorno Obsessivo  Compulsivo

Sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo?

Uma dos fatos mais intrigantes do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é a diversidade de sintomas que podem ser apresentados em vários pacientes ou até no mesmo indivíduo, já que uma única pessoa acometida pelo Transtorno Obsessivo Compulsivo pode apresentar uma diversidade de sintomas, embora exista normalmente um sintoma predominante no paciente.

Como saber se tenho Transtorno Obsessivo Compulsivo?

Se você tem os sintomas e isso te causa desconforto é recomendado que você vá até um médico psiquiatra, para que ele possa analisar o caso e dizer se realmente são sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário