3.12.05

10 MOTIVOS PARA SAIR CORRENDO JÁ!

De repente parece que todo mundo resolveru aderir à modalidade. As estatísticas comprovam: o número de atletas inscritos nas provas organizadas pelo Corpore (Corredores Paulistas Reunidos), o maior clube da prática no país, saltou de 9,5 mil para 82 mil entre 1997 e 2004. Para entender esse verdadeiro fenômeno do mundo fitness, dê uma olhada em tudo de bom que o esporte faz para o corpo e a cabeça- e entre nessa também.
  1. Você se enturma- um dos aspectos mais legais da corrida é que ela dispensa parceiros para ser praticada. Mas, ao mesmo tempo, está longe de ser uma jornada solitária. É uma das modalidades que mais estimulam a formação de grupos em que um incentiva o outro a acordar cedo, enfrentar o frio... Há boas assessorias esportivas especializadas que, além de planjejar os treinos de acordo com os objetivos de cada um, viram ponte para novas amizades, com interesses em comum.
  2. É baratinho, baratinho- um bom par de tênis, um top de sustentação, short e camiseta confortáveis. Isso é tudo de que você precisa para começar a correr. Mas preocupar- se com a qualidade das peças que você vai usar é medida obrigatória contra lesões musculares e aticulares. Por isso, só não dá para escapar do gasto (um pouco maior) com o calçado, que deve ter função amortecedora específica para a aitvidade. Caso contrário, os cuidados com a suúde podem sair bem mais caros no futuro.
  3. Dá para praticar em qualquer lugar- ao ar livre ou indoor, na praia ou no campo, faça sol ou faça chuva. Essa é outra vantagem da corrida, que anula qualquer desculpa esfarrapada para não se exercitar. A única real necessidade é que o piso seja plano e firme. Ou seja, evite solos desnivelados, ruas esburacadas ou de paraplelepípedos ou uma área muito inclinada da praia. O desnível pode causar lesões de tornozelo e joelho.
  4. Os quilos extras vão embora- sim, entre as modalidades aeróbicas, a corrida é a mais eficiente para mandar calorias para bem longe: são, em média, 500 a menos depois de uma hora de exercício. E ainda há a mudança de hábitos proporcionada pela vida ativa. Afinal, pessoas que malham regularmente ficam mais atentas à alimentação- e, o que é mais importante, diminuem o consumo de gorduras saturadas e de açúcar refinado, prejudiciais à saúde e ao desempenho no esporte.
  5. As pernas adquirem belos contornos- como são bastantte solicitadas durante o exercício, em pouco tempo você percebe coxas definidas e panturrilhas torneadas. Tudo bem que a musculatura não fica dura como quando submetida a um treino com aparelhos. Mas, em compensação, trabalhar as pernas traz uma vantagem a mais, como explica o cirurgião vascular Kasuo Miyake , de São Paulo. "Ao serem contraídos, os músculos da batata da pernas comprimem as veias da região, impulsionando os sangue venoso de volta ao coração."
  6. O estresse desaparece- o aumento da frequência cardíaca durante o exercício faz com que o corpo passe a absorver e a utilizar mais oxigênio, tanto para os músculos como para o sistema nervoso central. "Daí, o organismo libera endorfina (que causa sensação de prazer) e serotonina (que atua sobre os nervos), substâncias que agem diretamente no controle da tensão e da ansiedade, prepararando a pessoa para lidar com pressões internas e externas", esclarece Marcus Vinícius Gomes, professor de educação física da clínica N& T, do Rio de Janeiro.
  7. Seu corpo fica mais protegido- o que não falta no meio médico são estudos e comprovações de que os benefícios desse esporte agem como uma barreira de anticorpos contra diversas patologias. A cada dia aprece uma teoria da eficácia da atividade física como prevenção para inúmeros males, de insônia a câncer. Issso acontece porque o exercício mantém o funcionamento do corpo a todo vapor, o que faz com que o metabolismo esteja sempre pronto para enfrentar possíveis inimigos.
  8. É uma forma de exercitar a mente- segundo relatos dos próprios corredores, a prática inspira grandes idéias. Na realidade, esse fato curioso tem fundamento: recentes pesquisas indicaram que a corrida realmente contribui para a melhora de habilidades mentais, inclusive a memória. Portanto, é uma malhação que não só exercita os músculos do corpo como também o cérebro.
  9. Você ganha fôlego de gata- correr estimula o trabalho intenso dos pulmões, a fim de garantir o suprimento de oxigênio (necessário para a transformação de glicose em energia para os músculos) e a expulsão do gás carbônico (tóxico e desnecessário para o organismo). E, como se sabe, pulmões bem treinados significam melhor resistência física e capacidade de praticar a atividade por mais tempo sem ficar de língua de fora.
  10. A auto- estima vai lá pra cima- além de pernas, braços e abdômen, correr tra"balha a confiança. "A evolução acontece depressa e mexe com o amor- próriprio da praticante", revela o técnico de corrida Wanderlei de Oliveira, de São Paulo. O psicólogo do esporte João Ricardo Cozac, de São Paulo, assina embaixo: "A atividade dos neurotransmissores melhora a imagem corporal da pessoa, que passa a se gostar mais diante do espelho e ganha estímulo para continuar se exercitando.
E lembre- se:
  • Jamais espere sentir sede para se hidratar. Beba água antes, durante e depois da corrida.
  • Controle a alimentação. Assim, você não corre o risco de exceder o peso e preserva as suas articulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário