24.11.07

TROFOLOGIA

Trofologia é a ciência que nos ensina a cultivar ou restabelecer a saúde mediante uma alimentação adequada às necessidades do nosso corpo. Saber alimentar-se é condição indispensável para conservar e também recuperar a saúde. Com efeito, todas as funções orgânicas dependem da qualidade do sangue e, sendo este um produto da nutrição geral e especialmente da digestão, os alimentos adequados produzem sangue puro com tecidos e órgãos sãos, ao passo que a alimentação inadequada contamina o sangue e altera as funções orgânicas.
O nosso corpo é dependente da qualidade dos alimentos que o nutrem e o mantém. Assim um sangue nutrido por frutas cruas será mais fluido, vitalizado e alcalino, isento de matérias ácidas, pois as frutas mais ácidas, produzem reação alcalina no sangue. O sangue, no entanto, torna-se impuro devido às fermentações pútricas do intestino.
Digerir alimentos bons é formar sangue bom. Por isso que uma digestão normal é fonte de sangue puro.
As más combinações alimentares produzem manifestações desequilibradas de gases e envenenamento do sangue. Muitas vezes a pessoa nada sente, mas seu sangue impuro produzirá, em algum momento, o aparecimento de doenças, geralmente crônicas, ligadas ao fígado, intestinos, pulmões, coração e pele.
Os alimentos tendem a produzir temperaturas térmicas no aparelho digestivo. Alguns alimentos o refrescam e outros o tornam febril.
Os alimentos que refrescam, geralmente são os que se comem crus, no seu estado natural, como frutas, oleaginosas, talos, folhas verdes e algumas raízes como nabo, beterraba, etc...
A maioria dos alimentos cozidos, exigem prolongado esforço digestivo e congestiona as mucosas estomacais, elevando assim a sua temperatura. Essa febre interna se agrava quando se ingere com alimentação cadavérica (carnes em geral), bebidas alcoólicas, gasosas e condimentos picantes (catchup, mostarda, etc...)

Alimentos recomendados para uma boa digestão e longevidade:
  • Frutas frescas como morangos (eliminam o ácido úrico, aliviam a "gota" e promovem a manutenção das articulações), pêssegos (ajudam a purificar o sangue e a tonificar todo o organismo), ameixas pretas ou amarelas (tem propriedade laxativa), melões (ajudam o intestino na evacuação, ajudam os rins), melancias (ajudam os rins)
  • Oleaginosas como azeitonas, castanhas diversas (eliminam do nosso corpo todas as toxinas e nos tornam imunizados contra muitos venenos alimentares [radicais livres, por exemplo])
  • Folhas verdes como couve, alface, repolho, alcachofra, couve-flor, acelga, espinafre, aipo
  • Raízes como nabo, cenoura, batata doce, cebola, alho, aspargo
  • Alimentos com grãos verdes como ervilhas, feijões, lentilhas, favas
  • Cereais com propriedades fibrosas como trigo, milho, aveia, centeio

9 comentários:

  1. Márcia,

    Parabéns pelo seu blog instrutivo,
    entusiasta e alegre.Você consegue passar informações úteis e focar
    bem a real necessidade de cuidarmos
    sempre mais e melhor da nossa
    alimentação para que não tenhamos doenças
    crônicas.
    Obrigada.
    Abraços,
    Telma

    ResponderExcluir
  2. MARICA,
    INTERESSEI-ME MUITO PELO SEU BLOG. TAMBÉM SOU ENFERMEIRA E ENFRENTO UM PROBLEMA DE SAÚDE, ASSIM HÁ ALGUM TEMPO ADOTEI ESSE MÉTODO DE ALIMENTAÇÃO. ADORARIA RECEBER AJUDA SUA, AINDA ESTOU "ENGATINHANDO".
    ABRAÇOS. LETÍCIA.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcia, gostaria de aprender mais sobre a Trofologia. Vc saberia me indicar um curso? Tks...

    ResponderExcluir
  4. Você encontra este curso na Faculdade IBRATE- http://ibrate.edu.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Márcia, primeiramente meus parabéns pelo Blog..
    Possui DRGE e aqui foi onde mais encontrei informações a respeito do mesmo..
    Gostaria de saber algumas coisas e tirar algumas dúvidas..
    Tais como:
    A respeito da receita do limão .. O ideal é tomar puro com diluído em água morna?
    Leite: ah restrição no desnatado ?
    Vi esses dias no mercado um semi-desnatado com zero lactose, mas com galctose (substância até desconhecida para mim) qual seria melhor? Ou o idéia seria eliminar o leite do cardápio?
    Gostaria de uma dieta simples a ser seguida durante alguns meses..

    Vi a respeito de estagnação de energia do fígado (eu acho que é do fígado) resultante de emoções formante e más absorvidas.. Tomando chá de espinheira santa, Zé doaria e bardana isso normalizariam esse caso e contribuiria para a cura do refluxo..
    Vi tbm o chá de gengibre cozinhado por 10 min.. Ele normaliza as contrações do estômago que causa o refluxo..
    Yoga e pratica de Lien Ch'i
    E TBM o caso abaixo ..

    Foi discutido na literatura médica recente (veja em ESTUDOS CLÍNICOS) que a estrutura química do omeprazol é similar a da MELATONINA. Este hormônio controla o sono e as funções gástricas tais como: o fechamento do esfíncter esofágico inferior (uma espécie de válvula que separa o esôfago do estomago), liberação do suco gástrico e a motilidade gastrointestinal. Quando a pessoa enfrenta um estresse pós-traumático (assalto, seqüestro, perda financeira, morte de ente querido, separação conjugal, acidente de trem, avião, carro, etc.), ela diminui sua produção de melatonina. Este suplemento vitamínico ajuda a repor a matéria-prima essencial para a produção deste importante composto. Por este motivo, o Protexid não é um remédio ou medicamento e sim um suplemento vitamínico que qualquer pessoa pode tomar sem contra-indicação.

    Pelo visto tenho pesquisado bastante né? rs!
    É que não agüento mais .. Descobri a pouco meses que tenho DRGE mas sinto os sintomas a quase 1 ano..
    E desde que me apareceram os sintomas adquiri com eles uma halitose incomoda .. Na qual nunca sofri desse fato antes..

    Aguardo resposta é muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. A ingestão do suco de limão é puro sem adoçar.
    O leite é demasiadamente perigoso, pois, por ser um alimento altamente alcalino, estimula a produção de ácidos no estômago. Alguns pediatras sugerem usar o leite semidesnatado com critério, ou seja, você pode tentar usar e assim verificar se, no seu caso, há alteração no refluxo. A lactose é o açúcar do leite. Em termos técnicos, a lactose é um dissacarídeo que, com a ação da enzima lactase, transforma-se em dois monossacarídeos, a glucose e galactose, que são facilmente absorvidos pelo corpo.
    Aí vai exemplo de um cardápio que contém 35 g- 40 g de gordura e 30 g de fibras, aproximadamente:
    - Café da manhã - uma tigela de cereais ricos em fibras, como musli, ou mingau com frutas frescas e torrada integral com mel. Crackers pobres em gordura, como biscoito de arroz, aveia, polvilho. Água, chá ou suco diluído. Evitar lanches ricos em gorduras, como salgadinhos do tipo batatas fritas, salgadinhos de milho e queijos e biscoitos doces.
    - Almoço - verduras com um mínimo de azeite, servidos com arroz no vapor.
    - Jantar - sanduíches feitos de pão integral com salada. Não usar margarina ou maionese. Frutas frescas.
    Água com limão ou suco de lima longe das refeições.

    Não existe chá que diminua os sintomas de refluxo.
    Um estudo com 19 adultos, feito na Universidade de Medicina de Graz, na Áustria, indica que exercícios de respiração profunda podem ajudar a quem sofre com a forma branda do refluxo gastroesofágico, ajudando a reduzir o desconforto e a necessidade de medicação. Karl Martin Hoffman, médico que comandou o estudo, observa que é possível que a respiração abdominal profunda possa ajudar quem tem refluxo, fortalecendo os músculos em torno do diafragma.

    ResponderExcluir
  7. Maria Maria

    Olá Marcia, boa tarde.
    Estou passando por momentos complicados de saúde, em março de 2015 peguei Dengue, as plaquetas foram para 39.000, quase um mês voltou para 120.000 em seguida contrair uma paralisial facil que foi um mês e meio de tormento, com 2 meses de fisioterapia conseguir voltar a vida normal , em termos. De lá para cá não consigo mais aumentar as plaquetas fica sempre em torno de 50.000 mil sendo que o normal é de 150.000 a 400.000. Procurei um hematologista , depois de quase 30 exames de sangue incluindo o da medula osséa nesses exames não teve nenhuma alteração então estou com hipotese de PTI (Púrpura trombocitopênica idiopática) Onde os anticorpos agem contra as plaquetas. Como as plaquetas está em 50.000, A médica optou em continuar observando mensalmente para não entrar logo com os corticoides pois são fortes e pode deixar algumas sequelas como diabetes , pressão alta, osteoporose etc.. Tem algum alimento que posso fazer uso para ajudar aumentar as plaquetas? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Dependendo da doença que tenha originado a queda das plaquetas, uma mudança de dieta pode ser favorável. É importante saber que em casos mais graves como a leucemia estes alimentos não trazem uma mudança significativa, pelo contrário em casos de dengue, anemia ou outro tipo de infecções e doenças ajudará significativamente.
    Perante uma queda das plaquetas é necessário ingerir alimentos com um alto grau de vitaminas e minerais, que ajudarão nosso corpo a gerar mais trombócitos e assim recuperarmos a nossa saúde.
    Nos casos de anemia é necessário aumentar o consumo de ferro de forma rápida, pois as plaquetas baixas causam fadiga e sonolência. Deverá incluir na dieta alimentos como os espinafres, agrião, lentilhas, pimento vermelho, fígado e goiaba.
    A cenoura, beterraba e aipo são conhecidos pelas suas propriedades para subir as plaquetas. A melhor forma de consumir estes alimentos é numa salada e crus, assim obterá o máximo de vitaminas, no entanto em casos de doenças como o dengue ou infecções graves, onde os pacientes estão mais fracos, a melhor forma é comê-los num caldo ou num creme de vegetais.
    A vitamina C é uma grande aliada para aumentar a contagem de plaquetas, pode obtê-la em frutas como o kiwi, os morangos, a laranjas, o limão. Uma boa sugestão para as pessoas que estão mais fracos é administrar a fruta através de um suco refrescante.
    Outro dos alimentos que ajudam a subir as plaquetas são as folhas verdes de vegetais. A vitamina K encontrada na couve, brócolis, espinafre, repolho e alface, ajuda a promover a saúde óssea, além de ajudar na coagulação sanguínea. Por isso, aumente o seu consumo de folhas verdes escuras em sopas e saladas.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog e por querer divulgar recursos naturais

    ResponderExcluir