29.9.07

VEGETARIANISMO NA PELE

Exposição ao sol sem a devida proteção, histórico familiar e consumo de carne e alimentos gordurosos são fatores que, quando somados, aumentam as chances de desenvolver câncer de pele. Isso foi o que concluiu um estudo do Instituto de Pesquisas Médicas de Queensland, na Austrália, publicado no American Journal of Clinical Nutrition.
O grupo de pesquisadores analisou a alimentação em 10 anos. Para a realização do estudo, os cientistas observaram os principais componentes de 38 grupos de alimentos e identificaram 2 grupos de dieta: a primeira, com grande ingestão de gordura e carne, e uma segunda, rica em frutas, legumes e verduras. Os médicos levaram em consideração ainda a cor da pele de seus pesquisados, o total de horas que ficavam expostos ao sol e os riscos de desenvolvimento de tumores, devido ao histórico familiar.
Ao final da pesquisa, Dr. Ibiebele e sua equipe constatam que uma dieta rica em verduras, legumes e frutas diminui em 54% as chances de uma pessoa desenvolver o câncer de pele do tipo SCC (Squamous Cell Carninoma). Segundo o dermatologista Dr. Eugênio Pimentel, chefe do ambulatório de dermatologia do Hospital das Clínicas, em São Paulo, esse é o segundo tipo de câncer de pele mais comum e ataca as camadas mais externas da pele.

22.9.07

... PARA EVITAR OS EXCESSOS QUE ENGORDAM NO FIM DE SEMANA

Sábado e domingo são sinônimo de quebra de rotina. Mas fique sempre atento para não perder o controle da situação e acumular vários quilos em apenas 2 dias!
  1. Cantina italiana- Como desprezar o convite para degustar as especialidades daquele famoso restaurante napolitano? Não dá, mas é possível escolher, entre as opções, uma massa com molho de tomates, mas sem exagerar no queijo!
  2. Dia da pizza- Em vez de se entregar aos prazeres de duas fatias do tipo 4 queijos ou calabresa, use a inteligência e opte por 2 pedaços de escarola ou rúcula. Com essas opções dá para economizar muitas calorias.
  3. Festa de arromba- Numa comemoração nada é proibido. Experimente de tudo um pouco, mas lembre-se que provar é diferente de "devorar o que estiver na sua frente." Para evitar problemas, antes de sair de casa, coma uma fruta ou uma barrinha de cereais. Assim, não irá atacar o que vier pela frente.
  4. Lazer leve- Dar umas braçadas na piscina com os amigos é um opção muito saudável mas tudo sempre acaba no barzinho do clube... Antes de se deliciar com as bebidinhas alcoólicas e açucaradas, lembre-se de quanto custou perder alguns centímetro e prefira um suco sem açúcar.
  5. Churrasco alternativo- Quando o pessoal quiser fazer uma picanha na brasa, coloque na grelha, tomate, cebola ou abacaxi. Você vai ingerir as fibras e a quantidade de calorias diminui.
  6. Marcha lenta- Coma devagar. Mastigue muito bem cada garfada. Assim, a mensagem de saciedade chega mais rápido ao cérebro com menos comida consumida.
  7. Dia de folga- Aproveite o descanso da academia e passeie com o cachorro, brinque com as crianças, vá a pé até a padaria ou banca de jornal. Além de divertidos, esses exercícios deixarão você com pique para começar a semana.
  8. Almoço de domingo- A família reunida e um verdadeiro desfile de pratos tentadores. Para não deixar ninguém frustrado, saboreie uma imensa salada verde e depois prove um pedacinho das iguarias.

16.9.07

PRATO CHEIO DE VEGETAIS

É disso que você precisa para blindar o intestino. Entre aqueles que comem mais de duas porções de vegetais por dia, o risco de problemas como o tumor de cólon diminui em 26%. Segundo os pesquisadores, um trio de substâncias está por trás do benefício (confira quais logo abaixo). Para aumentar a proteção, sugere-se reduzir também o consumo de gordura saturada, presente sobretudo na carne vermelha.
Flavonóides
Esse grupo, famoso por proteger as membranas das células de danos capazes de torná-las malignas, aparece na soja. na cebola, no tomate e em frutas como a uva e a cereja.
Ácido Fólico
É uma vitamina do complexo B encontrada nos brócolis, na rúcula e no espinafre, entre outros. Também evita danos celulares.
Carotenóides
Trata-se da família de substâncias que, além de tingir vegetais, defende nossas células contra a ação de radicais livres. Alimentos como a cenoura, a abóbora, o pimentão e a alface oferecem boas doses.

7.9.07

ARTERIOSCLEROSE

Sintomas
As paredes das artérias em geral engrossam, com a idade. Contribuem para isso intoxicações diversas, vida sedentária e pouco saudável.
Evolução e Complicações
Este estado deve ser tratado logo, sob pena de surgirem complicações, tais como uremia, hipertensão arterial (pressão alta), angina do peito e gangrena das extremidades.
Tratamentos
Impõe-se absolutamente uma visita ao médico quando se manifestam os sintomas acima.
Os tratamentos indicados abaixo terão sobretudo caráter preventivo.
Fitoterapia
  • Alcachofra (folhas)- decocção de 50g por litro; ferver 10 minutos; tomar 3 xícaras ao dia, fora das refeições.
  • Alho (bulbos)- deixar macerar 25g de alho picado em 100g de suco de uva, durante 15 dias; tomar todos os dias 20 a 30 gotas desta preparação.
  • Cebola (bulbo fresco)- deixar macerar, durante uma semana, 1/2kg de cebolas em 1 litro de suco de uva; filtrar; juntar 100g de mel e tomar 2 copos ao dia.
Balneoterapia
  • Duas vezes por semana, tomar meio banho frio de 30 segundos.
  • A cada 2 dias, banhar os braços com água fria durante 2 minutos.
  • A cada duas noites, banhar os pés com água fria durante 3 minutos.
Ergoterapia
Caminhada e exercícios físicos moderados e regulares. Praticar Pilates.
Climatoterapia
Viver em clima sereno, de planície. Evitar a altitude e a beira-mar.
Dieta
Evitar gorduras e alimentos ricos em colesterol (ovos, miúdos, conservas). Aconselha-se alimentação moderada, sem excessos. Evitar o uso de álcool e do tabaco. Beber muita água, pois tem propriedade diurética, principalmente pela manhã, em jejum.

1.9.07

ANTRAZ

Sintomas
Série e furúnculos purulentos acompanhados por febre e por distúrbios digestivos. A pele fica quente, vermelha, edemaciada (inchada) e dolorida.
Evolução e Complicações
A pele se ulcera, ficando semelhante a uma espumadeira e solta pus sanguinolento.
Atenção
O antraz é contagioso e, muitas vezes, é sinal de diabetes.
Balneoterapia
Fazer banhos locais de vapor.
Dieta
Regime alimentar hipotóxico (suspender carnes vermelhas, miúdos, gorduras, açúcar, álcool e tabaco).
Tomar levedo de cerveja.
Diversos
Cataplasmas de argila quente, aplicadas no local.