17.5.08

TRATANDO DA CASPA

Caspa são pequenas escamas que se desprendem do couro cabeludo, de cor esbranquiçada, normalmente secas; às vezes são gordurosas, sendo então chamadas de Seborréia. Pode ter diversas causas, mas destacam-se os problemas digestivos, hepáticos e prisão de ventre, que causam dificuldade de evacuação e que provoca acúmulo de gases e retenção de dejetos intestinais, produzindo impurezas no sangue e febre intestinal, que se manifesta na forma de escamas sobre o couro cabeludo.
Os alimentos refinados e a pouca quantidade de fibras ingeridas são os principais desencadeantes da prisão de ventre e por consequência a caspa e a queda dos cabelos. O processo de eliminação da caspa tem que ser tratada de dentro para fora. Os sabonetes e shampoos utilizados para corrigir o problema, tornam-se paliativos externos de higiene, quando a verdadeira causa está no interior do organismo. No entanto, enquanto se equilibra a flora intestinal através de alimentação combinada e equilibrada, podemos sugerir o tratamento externo como segue:
Tratamentos externos- Utilizar hortaliças e frutas para a correção das causas:
  1. Couve- usar o sumo das folhas, fazendo fricção no couro cabeludo duas vezes ao dia.
  2. Tomate- usar o suco puro, fazendo fricção no couro cabeludo em dias alternados.
  3. Abacate- assar a polpa da fruta e espremê-la através de um pano fino e limpo. Com o óleo, fazer fricção no couro cabeludo duas vezes ao dia.
  4. Figo- amassar 3 figos secos e acrescentar o suco de 2 limões, uma cebola média ralada e um pouco de sal. Bater tudo no liquidificador. Coar e fazer fricção no couro cabeludo duas vezes ao dia.
  5. Limão- usar o suco puro. Fazer fricção no couro cabeludo uma vez ao dia.
Plantas usadas no tratamento:
  • Babosa- use a polpa das folhas e faça fricção no couro cabeludo duas vezes ao dia.
  • Carqueja- fazer o chá das folhas (40 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
  • Confrei- fazer o chá das folhas (30 g para 1 litro de água).Tomar 4 xícaras ao dia. Usar o mesmo chá para fricção no couro cabeludo, duas vezes ao dia.
Outros tratamentos recomendados:
Geoterapia (com argila)- Fazer compressa de argila na região do ventre (para retirar a febre intestinal), com duração de duas horas. A compressa pode ser feita usando-se 1 copo cheio de argila misturada com água para que fique com consistência pastosa. Pode-se adicionar algumas gotas de óleo de eucalipto ou chá de camomila ou ainda um pouco da polpa da babosa. Coloque a pasta diretamente sobre o ventre e forre com um pano grande. Envolva a pessoa com um cobertor agasalhando bem. Mantenha os pés aquecidos com uma bolsa de água quente. A compressa deve ter uma duração de duas horas em pacientes com mais de 8 anos de idade. Abaixo disso recomenda-se apenas uma hora de terapia com a compressa. Este tratamento não é recomendável para mulheres durante o período menstrual, durante a gravidez ou em pessoas muito debilitadas.
Hidroterapia- Fazer escalda-pés 3 vezes por semana. Coloque os pés em um balde com água quente durante 4 minutos e depois 1 minuto em um balde de água fria. Repetir o exercício 3 vezes terminando na água fria. Recomendamos também que se beba toda manhã em jejum, 1 copo de água. Tenha boa saúde e bom cabelo.

15 comentários:

  1. quero saber como faço para que meu cabelo cresça,se a senhora doutora puder mandar para meu e-mail será um prazer. faço muito gosto das suas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Em 1 xícara (de chá) coloque:
    2 colheres (de sopa) de folhas de amoreira picadas (bem lavadas e selecionadas). Junte água fervente.
    Abafe até o chá esfriar.
    Aplique frio e coado, em todo couro cabeludo, com chumaço de algodão. Massageie delicadamente o couro cabeludo com as pontas dos dedos.
    Deixe agir por 30 minutos e lave normalmente.
    Aplicação: pelo menos 3 vezes por semana, se a queda for intensa.
    * Atenção! Não tome sol durante a aplicação.

    ResponderExcluir
  3. adorei o conteudo referente a caspa, me alertou para esse lado do organismo, sempre tive caspa,e quando vou ao dermatologista ,ele sempre passa shampoo, tenho prisao de ventre desde criança, agora entendo o motivo dela se sempre me acompanha. irei melhorar minha alimentacao e fazer tratamento para a prisao de ventre. muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Marcia. Nunca pensei que a caspa tivesse algo a ver com a alimentação. Pensei que fosse algo externo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. tenho muita queda de cabelos gostaria de saber se a caspa pode ser responsável por isso e o que posso fazer a respeito espero resposta um abraço

    ResponderExcluir
  6. Em alguns casos, os fios necessitam que seu pH natural seja reequilibrado para evitar oleosidade, caspa e queda, distúrbios comuns por conta das diferenças da ação hormonal masculina em relação à feminina. Exfoliações do couro cabeludo e massagens realizadas com produtos à base de menta para ativar a circulação sanguínea estão entre os procedimentos mais usados nos salões e em casa para combater essas anomalias.
    Alguns hábitos masculinos, como usar boné, podem contribuir para o surgimento do excesso de oleosidade, caspa e tendência à queda. Dormir com os fios molhados, se expor muito ao sol e ao stress também são fatores que agravam a produção de óleo pela glândula sebácea. “O boné protege do sol, mas abafa, portanto, o ideal é usar protetor solar capilar”, diz a terapeuta capilar Sheila Bellotti, do Rio de Janeiro. Outro ponto comum é o fato de muitos homens só molharem o cabelo e não lavá-lo, talvez por já ter feito isso pela manhã, por exemplo. Segundo a médica, é um equívoco, pois a poluição existe mesmo dentro de casa. “Como a produção de óleo continua, molhar os fios apenas mistura todos esses ingredientes, o que é um grande proliferador de fungos e bactérias”, completa.
    A caspa é a descamação esbranquiçada do tecido do couro cabeludo. O elemento desencadeante da caspa ainda não foi comprovado. No entanto, sabe-se que ela é bastante suscetível às mudanças bruscas ou constantes de temperatura. Stress, alterações hormonais, no caso dos homens, o excesso de testosterona aumenta a atividade da glândula sebácea; exposição excessiva a altas temperaturas, excesso de químicas, utilização inadequada de produtos, processos alérgicos também são fatores que ocasionam o problema.
    Sheila Bellotti explica que no organismo há vários fungos e bactérias convivendo em quantidades e situações ideais sem afetar a saúde. Mas, quando essa cadeia se desarmoniza, podem ocorrer vários problemas, entre eles, a caspa. “Ela é ocasionada pelo fungo pityrosporum ovale, que vive normalmente no couro cabeludo, mas, se produzido em grande quantidade, acaba provocando irritação e descamação”. A médica acrescenta que a seborreia está diretamente ligada à queda. “Apesar de não ser a única causa, é um dos fatores importantes para desencadear o problema”, revela.
    Hoje existem várias formas de detectar e tratar caspa e seborreia. “A utilização de LLLT (Laser de Baixa Tensão) tem se mostrado eficaz nos tratamentos dos processos seborréicos.
    Stress e dermatites, além da inflamação do couro cabeludo, causada pelo excesso de óleo, também provocam a queda. As consequências vão desde branqueamento dos fios até calvície (alopecia).
    O médico tricologista Dr. Ademir Jr., de São Paulo, ressalta que há pesquisas com células-tronco que já estão dando bons resultados. Ele cita ainda algumas medicações. “Sabe-se que o Minoxidil funciona, mas desconhece-se como isso acontece exatamente e nem o porquê. É um ativo dilatador que aumenta a circulação do sangue no couro cabeludo e a proliferação das células da raiz, fazendo com que os fios cresçam”, diz. Ainda de acordo com Dr. Ademir, outro ativo aprovado é a Finasteride ou Finasterida, em forma de comprimido. “O nome comercial é Propécia ou Finalop. Sua ação inibe a produção da deidrotestosterona, prevenindo a queda. Há também o Alfa-estradiol, cujo nome comercial é Avicis. Funciona como a Finasterida com a diferença de que é em loção”, observa. Em conjunto com os remédios pode ser adotada suplementação nutricional vitamínica, que deixa os fios fortalecidos. Há ainda terapias capilares, feitas com massagens e aparelhos a laser de baixa frequência, que estimulam o couro cabeludo. “Estudos comprovam que esses métodos efetivos”, diz o médico.
    A supervisora técnica do Studio Wella em São Paulo, Alessandra Meller, aponta como aliados no combate à queda produtos que combinem cafeína, que estimula a circulação sangüínea; biotina, que otimiza a queratinização; acido láurico para proteger a raiz, e vitaminas “Esses ativos melhoram e fortalecem a estrutura capilar”, explica.

    ResponderExcluir
  7. Já usei tomate como indicado, queimou um pouco mas foi muito eficaz, contudo, a caspa sempre voltava o que me levou a ir ao dermatologista que diagnosticou estresse alto e tendência (genética) como causa da caspa.

    ResponderExcluir
  8. gostaria de ajuda.enho cabelo afro e fiz tranças rastafari oq aumentou a vermelhidão eu ja tinha em alguns pontos do couro cabeludo. Agora está em quantidade maior e com feridinhas.A dermatologista disse pra eu tirar as tranças passou um shampoo revitalizante, e disse q tenho seborreia, e como vi o stress pode ser o precursor ale´m de q eu estou me alimentando de muita fritura. estou certa?

    ResponderExcluir
  9. A dermatite seborreica é uma Inflamação da pele que produz vermelhidão, coceira e descamação nas áreas de maior concentração de glândulas sebáceas no corpo: em torno do nariz, nas sobrancelhas, atrás da orelha, na face e no peito. No couro cabeludo, pode acarretar a incômoda caspa.
    Além de maior produção de óleo, suspeita-se do fungo Pityrosporum ovale. Clima seco e alterações hormonais pioram os surtos.
    Stress elevado deflagra os episódios. Essa dermatite atinge 18% da população mundial, a maioria entre 18 e 45 anos.
    TRATAMENTO- Xampus à base de enxofre, piritionato de zinco e cetoconazol, loções capilares com ácido salicílico, resorcina, ureia e cetoconazol, com ou sem hidrocortisona, além de prescrição de anti-inflamatórios e antifúngicos via oral.
    O Laser de baixa frequência pode ser usado como coadjuvante no tratamento para reduzir a coceira e a descamação.

    ResponderExcluir
  10. Olá Marcia estou usando o shampoo head and shoulders, mas gotaria de experimentar o clear, qual dos dois é melhor? Tenho caspa e gostaria de diminuir também a oleosidade do meu cabelo.

    ResponderExcluir
  11. Nunca utilizei estes shampoos, mas consultei alguns homens vaidosos para saber a opinião deles.
    A caspa é um problema muito comum em quem tem cabelo oleoso, por isso, eles experimentaram dois shampoos similares que prometem, além de combatê-la, uma sensação refrescante.
    O Ice Cool Menthol da Clear Men é bastante suave, faz a remoção da sujeira sem ressecar os fios. Seu cheiro tem um quê Frutal, adocicado, chega a ser até enjoativo mesmo após a aplicação.
    Desde o primeiro uso é notório que ele ajuda no controle da oleosidade do couro cabeludo, e como consequência, elimina a caspa. O efeito refrescante é muito leve.
    Já o Menthol Refrescante da Head & Shoulders possui uma fragrância realmente refrescante, promove boa higienização dos fios e não resseca. Aliás, esse poder de hidratação e controle da caspa, ao mesmo tempo, de ambos os produtos, chamou atenção.
    Quando aplicado produz uma sensação bem refrescante, chegando a ser esquisito na primeira lavagem. Mas esse é justamente o ponto forte, sua ação energizante!
    Para quem tem cabelo oleoso, vale a pena usar o de sua preferência diariamente. Já para cabelo com tendência a ressecamento e caspa simultaneamente, eles indicam usar um shampoo de hidratação diariamente e alternar com um desses durante a semana.

    ResponderExcluir
  12. bom dia. eu uso o kerium ds é o unico que tira a caspa do meu cabelo mas se nao ficar passando todo dia ela volta. queria uma solução definitiva vou testar essas ae.

    ResponderExcluir
  13. boa noite tenho caspa mas a minha é pastosa só sai se raspar o que posso fazer tenho o cabelo oleoso

    ResponderExcluir
  14. Excesso de sebo no couro cabeludo é o responsável por alguns problemas:
    - queda dos cabelos
    - dermatite seborreica
    - caspa
    - fator impeditivo do crescimento de novos fios pela barreira de sebo
    Entretanto, os óleos vegetais (dependendo do óleo que for utilizado) servirão para tratar estes problemas. Eles penetrarão profundamente atingindo os folículos pilosos e os resíduos que ficarem no couro cabeludo serão eliminados através da lavagem dos fios. Sugestões:
    - óleo de coco: combate a caspa e a queda dos cabelos, facilitando o crescimento dos fios pela nutrição do folículo piloso.
    - óleo de jojoba: consegue dissolver o excesso de sebo do couro cabeludo, desintoxicando-o. Desta forma, trata a queda, dermatite seborreica e caspa.
    - óleo de rícino: combate a caspa e a queda dos fios.
    Quem tem cabelos oleosos sofre muito, afinal é muito desagradável ficar com o cabelo grudado na cabeça. Lavar o cabelo diariamente ajuda e muito a resolver o problema, mas em casos extremos a oleosidade volta depois de algumas horas.
    Descobri que a solução pode ser bem mais barata e mais simples do que eu esperava.
    Depois de muitos anos sofrendo com meus cabelos mega oleosos e ter passado por muitos dermatologistas eis que um deles me dá a solução: SABONETE DE COCO.
    Não, não é o sabão de coco que nós usamos para lavar a roupa, embora eu conheça quem use. Não faça isso, pois pode causar alergias terríveis.
    O sabonete de coco que me foi indicado é o da marca Granado. Ele é simplesmente ótimo e com o tempo ajuda a regular a oleosidade, por ter propriedades adstringentes.
    Efeitos a longo prazo: controla a oleosidade dos fios, mantendo-os limpos por mais tempo. Desta forma, quem lavava os fios diariamente poderá lavá-los dia sim e dia não.
    Pode usar um shampoo mais hidratante apenas nas pontas e se seus cabelos não forem muito oleosos pode aplicá-lo desde a raiz.
    Quem tem pouco volume na raiz dos cabelos pode usar este sabonete e irá amar o volume que conseguirá, pois os fios próximos a raiz ficarão limpos e soltinhos.
    A rotina de lavagem quando usar o sabonete de coco é:
    1) Sabonete de coco
    2) Shampoo perolado apenas no comprimento
    3) Máscara hidratante ou nutritiva

    ResponderExcluir