17.6.17

SORRIA E TENHA UMA BOA MEMÓRIA

Resultado de imagem para sorria
Após os quatro dias de descanso, todos estão de volta à rotina, revigorados, com muita disposição e, claro, diversas histórias para contar sobre o convívio familiar e as aventuras vividas nesse precioso “break”. Certamente muitas risadas rolaram espontaneamente em nosso feriado. E, olha, isso é muito bom! Uma pesquisa recente divulgou um aspecto surpreendente proporcionado pela boa gargalhada.
Já falamos algumas vezes sobre os benefícios do sorriso, mas, dessa vez, será direcionado exclusivamente a um atributo proporcionado pelo hábito. Temos tematizado várias recomendações de especialistas para que cheguemos à velhice com a memória mais potente. Mas só agora a ciência descobriu que quem sorri tem uma chance reduzida de contrair doenças relacionadas à memória.
Resultado de imagem para sorria
Pesquisadores americanos confirmaram que as pessoas mais idosas têm mais facilidade de se lembrar das coisas quando estão sorrindo. Cientistas da Universidade Adventista de Loma Linda, nos Estados Unidos, convidaram um grupo com 20 adultos saudáveis a assistirem, durante 20 minutos, a um vídeo engraçado. Paralelamente, outra “turma” com as mesmas características ficaram em um ambiente calmo, sem nenhum filme.
Após esse processo, todos os participantes foram submetidos a um teste de memória e tiveram amostras de salivas coletadas para os especialistas medirem os níveis de cortisol (que é o hormônio do estresse). Qual foi a surpresa? Os que assistiram ao “filminho” divertido tiveram um melhor desempenho do que os outros, com resultados de memória em curto prazo mais expressivos. Foi observado também uma considerável redução nos índices de cortisol.
Tudo isso mostra a importância de estar de bem com a vida, da alegria e daquela boa gargalhada para uma melhora na rotina, bem-estar e saúde de modo geral. Não perca tempo. Não reclame o fim do feriado. Apenas sorria em forma de agradecimento por tudo o que você tem. Assim, terá, no futuro, uma maior chance de se lembrar dos seus diversos bons momentos desfrutados ao longo da vida. Que a sua semana seja muito alegre!

Um comentário: