15.12.17

RABANETE

Resultado de imagem para rabanete receitas

ORIGEM : Originário de regiões da China e da Europa, cultivado desde a civilização egípcia. Na Grécia, o rabanete era oferecido em um vaso de ouro ao Deus Apolo, em rituais de adoração.
TIPOS:  redondos, alongados e cilíndricos; de diversas cores: vermelhos, rosados, arroxeados, cinzentos ou brancos; e com tamanhos que variam entre 2 e 5 cm de diâmetro.
MODO DE COMPRAR : O rabanete fresco e bom para o consumo deve ser liso, firme, sem manchas ou machucados. As folhas também devem estar viçosas e bem verdes. Para saber quanto comprar, calcule 4 ou 5 rabanetes por pessoa.
MODO DE CONSERVAR : Retire as folhas, cortando bem rente à raiz. Lave os rabanetes, coloque em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira.
MODO DE CONSUMIR :  deve ser consumido cru em saladas, para um melhor aproveitamento de seus nutrientes. Já as folhas e sementes, que também contém Vitaminas e minerais, podem ser preparadas em saladas, sopas e refogados.
COMPOSIÇÃO : O Rabanete é um alimento muito rico em Vitamina C. Mas, além disso, também apresenta Enxofre, Potássio, Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Cloro e Magnésio.
VALOR CALÓRICO : 100 gramas de rabanete cru fornecem 15,9 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Possui muitas propriedades terapêuticas, dentre elas, estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias, ajuda o funcionamento dos rins e do fígado, além  de evitar a formação de cálculos na vesícula e rins.

RAIZ FORTE  Wasabi  
ORIGEM : Leste europeu – é muito usada como tempero na cozinha japonesa, pertencendo à mesma família do nabo, do rabanete e do agrião.
CARACTERÍSTICAS : As três espécies de Raiz Forte mais conhecidas são: - Armoracea lapathifolia; Narturtium armoracea e Raphanus magna, com raízes idênticas às do nabo comprido, as folhas são fibrosas, com sabor picante, tanto quanto o da mostarda.     
OUTROS NOMES : Em outras línguas: - Inglês: Horseradish; 
                                                                - Espanhol: Raiz picante; 
                                                                - Francês:  Raifort;  
                                                                - Italiano: -  Rafano; 
                                                               - Japonês: Wasabi; 
                                                               - Alemão: Meeretich.
MODO DE COMPRAR :   Erva fresca ou em pó.
MODO DE CONSUMIR :  É usada para temperar embutidos em geral, verduras, molhos, sopas, marinados e iguarias orientais. Deve ser consumida logo depois de moída, caso contrário, perde o aroma.
Observação :  É contraindicada para pessoas com distúrbios do estômago ou do intestino. Além disso, pessoas sensíveis podem apresentar náuseas, queimação, vômitos, irritação nasal.
COMPOSIÇÃO : Rica em vitaminas A e C; - Sais minerais.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Eficiente ação anti-séptica, antiescorbútica, digestiva, diurética, estimulante e laxativa, bem como é eficaz na gripe, febre, infecção urinária, reumatismo, dores musculares, bronquite e rouquidão.

REPOLHO

ORIGEM :  É um dos alimentos mais antigos utilizados pelo homem. Faz parte da mesma família da couve, mas se diferencia desta pelo formato redondo e compacto.
TIPOS :  Pode ser encontrado nas seguintes variedades e tipos: - Branco, mais comum; - Verde ou repolho-crespo; - Roxo. Podem ser redondos, achatados ou pontudos, e variam também na consistência, que vai da mais macia até a mais dura.   
MODO DE COMPRAR : É facilmente encontrado em feiras-livres, quitandas e supermercados, vendido por peça ou por peso, sendo preferível escolher os mais pesados e firmes. Quanto às folhas, escolha as viçosas, rijas, sem rasgos ou sem marcas de insetos. Quanto ao talo, deve ser compacto e claro, porque, se estiver mole e com cor mais escura, é uma peça mais velha.
Quantidade :  Uma peça pequena, em torno de 300 gramas, dá para duas pessoas, em média, lembrando que cerca de 100 gramas do repolho não são podem ser aproveitados.    
MODO DE  CONSERVAR :  O repolho pode ser guardado na gaveta da geladeira por 8 a 10 dias, pois tem uma boa resistência. Mas é preciso ter o cuidado de, antes, retirar as folhas de fora se observar que estão murchas ou rasgadas. Uma boa tática é cortar o repolho em fatias, ao invés de cortar no meio, caso não vá usá-lo de uma vez só. Em seguida, coloque num saco plástico e guarde na gaveta inferior da geladeira, pois resiste bem, pelo menos, por mais três dias, em média, mas pode ser congelado, caso conclua ser vantajoso, pois, como é facilmente adquirido, talvez não compense usar o método do congelamento.
MODO DE CONSUMIR : O repolho pode ser usado em saladas, sopas, ensopados e refogados, além de outras opções, tais como na culinária oriental – caso do “charuto árabe”, quando é recheado com cebola e outros temperos. Pode ser consumido cru ou cozido, mas o ideal é que seja cru, porque é menos indigesto e provoca menos gases e, além disso, há maior aproveitamento da Vitamina C nele contida.
COMPOSIÇÃO : É rico em: -  fibras; - sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, potássio, enxofre); - vitaminas A, do complexo B e C.
VALOR CALÓRICO : 100 gramas de repolho cru fornecem cerca de 25 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :   Contém antioxidantes e substâncias que melhoram a resistência contra doenças. Diminui o risco de doenças do coração, derrames e ajuda a prevenir o câncer de cólon e os tumores malignos causados pelo estrogênio, além de ajudar na cicatrização de úlceras pépticas. Mas pode causar distensão abdominal e flatulência e desprende um odor forte e desagradável de enxofre durante o cozimento e ao expelir gases intestinais.

RÚCULA

ORIGEM : Hortaliça originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental, a rúcula é uma planta de sabor picante, também conhecida como pichão, e é muito consumida na Itália.
CARACTERÍSTICAS :  Também conhecida como mostarda persa, é uma planta da família da mostarda e também tem sabor picante, embora seja mais forte e mais amargo, o que restringe seu uso, porque pode interferir nos demais alimentos.
COMO COMPRAR : É vendida em maços. Quando fresca, as folhas devem bem verdes, firmes e viçosas. Se estiverem amareladas, murchas ou com pequenos pontos pretos, não servem para o consumo.
QUANTIDADE :   Deve-se calcular 1 maço para 4 pessoas (se for preparar em forma de salada) e comprar 2 maços, se a intenção for refogar.
COMO CONSERVAR :  Se colocar num saco plástico e guardar na gaveta inferior da geladeira  aguenta por 2 ou 3 dias.
COMO CONSUMIR : É um excelente equilíbrio para as refeições mais pesadas. As formas de preparo podem ser: - crua, em saladas; - refogada; - recheio de pizzas ou, como sempre, conforme a criatividade e o gosto pessoal de cada pessoa. 
COMPOSIÇÃO :  É semelhante a da mostarda: - Rica em proteínas; - Vitaminas A e C; - Sais minerais: - Cálcio; - Ferro; - Fósforo; - Potássio; - Sódio; - Manganês e Magnésio.  
VALOR CALÓRICO  :  100 gramas de rúcula crua fornecem 19 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Ajuda no funcionamento do intestino, atuando como anti-inflamatório nas colites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário