Saúde no novo milênio. Não devemos esquecer a saúde pessoal. Afinal, é preciso evitar erros antigos para viver bem, não importa quanto tempo isso seja possível. Cada vez mais especialistas relacionam a qualidade da saúde à prevenção. E esse princípio está presente em cada linha desse blog.
27.1.18
20.1.18
VAGEM
ORIGEM : América do Sul, região do Paraguai e Sul do Brasil - é uma variedade do feijão.
CARACTERÍSTICAS : Vagem é a bainha que envolve as sementes ou os grãos das leguminosas, como o feijão e a ervilha. Para ser usada como legume, a vagem deve ser colhida antes do amadurecimento do grão, quando então se toma dura e fibrosa.
TIPOS:
· Vagem-manteiga: comprida e larga, tem em média 2 cm de largura por 15 de comprimento. Não é muito grossa, tem uma cor verde-esbranquiçada e um fio fibroso ao longo dos lados;
· Vagem comum: tem forma roliça e cor verde mais escura que a vagem-manteiga. Quando colhida no tempo certo, não tem fibra dos lados e, portanto, pode ser melhor aproveitada;
· Vagem-de-metro: é mais roliça que a vagem comum e de cor verde intensa.
MODO DE COMPRAR : A vagem pode ser comprada solta, em pacotes ou amarrada em maços e embalada em saco plástico. Encontra-se em supermercados, feiras livres e quitandas. Quando é de boa qualidade, a vagem é tenra e quebradiça e de cor brilhante. Se estiver murcha ou com manchas escuras, não compre. A vagem fresca cede à pressão da unha, não é mole nem escura nas pontas. Para saber quanto comprar, calcule que 1 1/2 kg é suficiente para quatro pessoas.
MODO DE CONSERVAR : Lave as vagens sob água corrente, escorra e coloque em saco plástico. Guarde na gaveta de verdura da geladeira ou o mais longe possível do congelador. Dessa maneira, elas se conservam até por uma semana. A vagem já cozida deve ser guardada na geladeira em recipiente tampado. A vagem, depois de um preparo especial, também pode ser congelada.
MODO DE CONSUMIR : Na culinária, se não for preparada em sopas ou cozidos, deve ser cozida no vapor para que possamos aproveitar ao máximo seus nutrientes, principalmente quando utilizada em saladas ou acompanhamentos.
COMPOSIÇÃO : - Sais minerais: - Cálcio; - Ferro; - Fósforo; - Manganês; - Zinco; Vitaminas: - A; - Complexo B; - C (há perda durante o cozimento); - Fibras.
VALOR CALÓRICO : 100 gramas fornecem 36 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Limpa e desintoxica o intestino devido ao alto teor de fibras em sua composição. Ótima fonte de energia.
13.1.18
TAIOBA
ORIGEM : Regiões de clima tropical
CARACTERÍSTICAS : É da mesma família do inhame. Não é verdade que haja algum tipo que seja venenoso, pois é uma hortaliça totalmente comestível.
COMPOSIÇÃO : Sais minerais (- Cálcio; - Fósforo; - Ferro); - Proteínas; - Vitaminas A, B1, B2, C.
VALOR ENERGÉTICO : 100 gramas: - de talo = 24 calorias; - folhas = 31 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Tem ação digestiva.
TOMATE 
TIPOS : Há algumas variedades diferentes quanto à cor e o formato dos tomates:
- Comum;
- De árvore ou da serra, com formato de pêra e leve sabor azedo;
- Caqui, valenciano ou japonês, mede cerca de 10 cm de diâmetro, tem polpa grossa e um pouco ácida;
- Tomate do mato, comumente encontrado nos campos, sendo considerado uma erva daninha.
COMO COMPRAR : Prefira: - os de cor bem vermelha; - de consistência firme; - com casca lisa;
Rejeite: - Com manchas escuras; - Verdes, que amadurecem fora do pé, porque têm menos vitaminas que os maduros.
Quanto ao preparo: - Molhos, sopas, cremes e sucos: requerem tomates bem maduros e vermelhos, a fim de dar boa cor e consistência;
- Saladas: Precisam de tomates grandes, que não estejam machucados, com uma cor uniforme, que sejam lisos e brilhantes.
COMO CONSERVAR : Lave e enxugue bem os tomates, e guarde na gaveta inferior da geladeira, evitando que fiquem mofados, garantindo-lhes assim bom estado de conservação por, pelo menos, uma semana. Se preferir congelar, não é conveniente que use o tomate inteiro, e sim, somente o seu molho.
COMO CONSUMIR : Em saladas, como tempero ou até mesmo como aperitivo, em forma de suco, usado para fazer molhos.
COMO CONSUMIR : Em saladas, como tempero ou até mesmo como aperitivo, em forma de suco, usado para fazer molhos.
COMPOSIÇÃO : Sais minerais: - Potássio; - Sódio; - Fósforo; - Cálcio; - Cloro; - Magnésio; - Ferro; Potássio; - Vitaminas: - Betacaroteno (Provitamina A); - Complexo B; - C; E; - Licopeno, uma substância que lhe dá a cor vermelha.
VALOR CALÓRICO : 100 gramas fornecem 20 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Tem ação: - antitóxica; - laxante; antioxidante e anticancerígena, devido à presença do licopeno; - ajuda o organismo a combater infecções; - combate o desgaste mental, as perturbações digestivas e as pulmonares.
Observações: 1 – O consumo regular de tomate, diminui o risco de câncer da próstata, de acordo com pesquisas da Universidade de Harvard;
2 - É preciso cuidado com o uso excessivo, porque, tanto crus quanto cozidos, podem causar azia e má digestão, além de serem causa de alergias.
5.1.18
SALSA
ORIGEM : Europa, mas já era cultivada desde os tempos dos romanos, em hortas residenciais.
OUTROS NOMES : Também conhecida como salsinha, salsa-de-cheiro ou salsa-das-hortas.
CARACTERÍSTICAS : É usada tanto como uma verdura, quanto condimento e até como planta medicinal.
MODO DE CONSUMIR : As folhas, as raízes e as sementes da salsa, compõem diversos pratos, além de enfeitá-los. Muito usada em: sopas, molhos, feijões, legumes, saladas, farofas, patês e pastas.
COMPOSIÇÃO : É muito rica em: - Provitamina A (Betacaroteno), Vitamina C e Vitaminas do Complexo B; Sais Minerais:. Cálcio, Potássio, Fósforo, Enxofre, Magnésio e Ferro.
VALOR CALÓRICO à 100 gramas, fornecem 43 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : A salsa é excelente para os rins, pois evita a formação de pedras; é um diurético natural, acalma os nervos, ajuda a fazer a digestão, melhora a pele, purifica o hálito
SALSÃO (AIPO)
ORIGEM : Região Mediterrânea.
OUTRO NOME : Também é conhecido como aipo.
MODO DE COMPRAR : Pode ser comprado em maços ou solto por unidade. Deve-se observar as seguintes características: - folhas: bem abertas e de cor verde escuro e brilhante; - deve estar bem pesado – se estiver leve demais, está murcho por dentro.
MODO DE CONSERVAR : Lave bem e coloque num saco plástico, levando-o à gaveta própria da geladeira, mas, por ser bastante frágil, guarde-o só por, no máximo, 4 dias.
MODO E CONSUMIR : As folhas dão sabor especial a sopas e molhos; - os talos podem ser servidos crus, em saladas, ou cozidos junto com outros legumes. Pode ser servido também como entrada, com a característica de estimular o apetite.
COMPOSIÇÃO : Pequenas quantidades de vitamina C, E e Betacaroteno; - sais minerais (Cálcio, Potássio, Ferro, Fósforo, Sódio e Magnésio); - Celulose (fibras).
Observação : Deve ser evitado por pessoas que tenham restrição ao sal, pois tem bastante sódio.
VALOR CALÓRICO : 100 gramas de aipo fornecem 21,6 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Auxilia: - no controle do colesterol e da pressão arterial; - é diurético; - é calmante; - anticancerígeno; - recomendado para atletas devido ao seu conteúdo de potássio.
Assinar:
Postagens (Atom)