27.1.18

AS CORES DOS ALIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS

Uma das regras básicas para ter uma alimentação saudável é incluir alimentos coloridos nas refeições. Portanto, quanto mais colorido for seu prato, mais nutrientes estará ingerindo e mais benefícios trará para sua saúde. As cores dos alimentos são determinadas pela presença de pigmentos que, além de colorir, desempenham papeis importantes na prevenção e proteção do organismo contra doenças. Veja a importância de cada cor dos alimentos:


Resultado de imagem para pimentão verde











Verdes: os alimentos de cor verde como as ervas, pimentão, vegetais folhosos, brócolis, pepino, abacate, contêm a clorofilina que tem efeito anticancerígeno, vitamina A e ácido fólico que protegem o cabelo e a pele do envelhecimento e ajudam no bom funcionamento do fígado. Contém magnésio que é muito importante para várias reações do metabolismo. Ainda possui cálcio, ferro e ácido fólico.

 Resultado de imagem para tomate

Vermelhos: tomate, melancia, pimentão vermelho, maçã, morango. Possuem uma substância chamada licopeno que possui ação antioxidante combatendo o envelhecimento, ação anti inflamatória, melhora o sistema imunológico, reduz o risco de câncer de próstata e pulmão.


Resultado de imagem para pimentão verdeResultado de imagem para couve flor
Brancos e beges: substâncias glicosinolatos e isotiocianatos. São ricos em cálcio e potássio trabalhando na manutenção e fortalecimento dos ossos e músculos, antialérgicos, regulam os batimentos cardíacos e funcionamento do sistema nervoso. Ex: banana, batata, couve flor, alho, cebola.
Resultado de imagem para mamão
Amarelo alaranjados: contém carotenoide, muito importante para a saúde da pele, principalmente contra os efeitos nocivos do sol, antioxidante, anti-inflamatório. Ex: mamão, manga, cenoura, pêssego.
Resultado de imagem para repolho roxo
Roxos: apresentam antocianidinas, compostos fenólicos, reduz o risco de câncer, doenças cardiovasculares, ação antiinflamatória. Ex: repolho roxo, uva roxa, beterraba.
Olha aí a importância de colorir e variar as suas refeições!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário