20.1.18

VAGEM

  

ORIGEM :  América do Sul,  região do Paraguai e Sul do Brasil  -  é uma variedade do feijão.
CARACTERÍSTICAS :  Vagem é a bainha que envolve as sementes ou os grãos das leguminosas, como o feijão e a ervilha. Para ser usada como legume, a vagem deve ser colhida antes do amadurecimento do grão,  quando então se toma dura e fibrosa.
TIPOS:
· Vagem-manteiga: comprida e larga, tem em média 2 cm de largura por 15 de comprimento. Não é muito grossa, tem uma cor verde-esbranquiçada e um fio fibroso ao longo dos lados;
· Vagem comum: tem forma roliça e cor verde mais escura que a vagem-manteiga. Quando colhida no tempo certo, não tem fibra dos lados e, portanto, pode ser melhor aproveitada;
· Vagem-de-metro: é mais roliça que a vagem comum e de cor verde intensa.
MODO DE COMPRAR :  A vagem pode ser comprada solta, em pacotes ou amarrada em maços e embalada em saco plástico. Encontra-se em supermercados, feiras livres e quitandas. Quando é de boa qualidade, a vagem é tenra e quebradiça e de cor brilhante. Se estiver murcha ou com manchas escuras, não compre. A vagem fresca cede à pressão da unha, não é mole nem escura nas pontas. Para saber quanto comprar, calcule que 1 1/2 kg é suficiente para quatro pessoas.
MODO DE CONSERVAR :  Lave as vagens sob água corrente, escorra e coloque em saco plástico. Guarde na gaveta de verdura da geladeira ou o mais longe possível do congelador. Dessa maneira, elas se conservam até por uma semana. A vagem já cozida deve ser guardada na geladeira em recipiente tampado. A vagem, depois de um preparo especial, também pode ser congelada.
MODO DE CONSUMIR :   Na culinária, se não for preparada em sopas ou cozidos, deve ser cozida no vapor para que possamos aproveitar ao máximo seus nutrientes, principalmente quando utilizada em saladas ou acompanhamentos.  
COMPOSIÇÃO : - Sais minerais: - Cálcio; - Ferro; - Fósforo; - Manganês; - Zinco; Vitaminas: - A; - Complexo B; - C (há perda durante o cozimento);  - Fibras.             
VALOR CALÓRICO  :   100 gramas fornecem 36 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  Limpa e desintoxica o intestino devido ao alto teor de fibras em sua composição. Ótima fonte de  energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário