5.1.18

SALSA

  

ORIGEM :  Europa, mas já era cultivada desde os tempos dos romanos, em hortas residenciais.
OUTROS NOMES : Também conhecida como salsinha, salsa-de-cheiro ou salsa-das-hortas.
CARACTERÍSTICAS : É  usada tanto como uma verdura, quanto condimento e até como planta medicinal.  
MODO DE CONSUMIR :  As folhas, as raízes e as sementes da salsa, compõem diversos pratos, além de enfeitá-los.    Muito usada em:  sopas, molhos, feijões, legumes, saladas, farofas, patês e pastas.
COMPOSIÇÃO :  É muito rica em: - Provitamina A (Betacaroteno), Vitamina C e Vitaminas do Complexo B; Sais Minerais:. Cálcio, Potássio, Fósforo, Enxofre, Magnésio e Ferro.
VALOR CALÓRICO à  100 gramas, fornecem 43 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :  A salsa é excelente para os rins, pois evita a formação de pedras; é um diurético natural, acalma os nervos, ajuda a fazer a digestão, melhora a pele, purifica o  hálito


SALSÃO (AIPO) 

 

ORIGEM :   Região Mediterrânea.
OUTRO NOME : Também é conhecido como aipo.
MODO DE COMPRAR :  Pode ser comprado em maços ou solto por unidade. Deve-se observar  as seguintes características: - folhas: bem abertas e de cor verde escuro e brilhante; - deve estar  bem pesado – se estiver leve demais, está murcho por dentro.
MODO DE CONSERVAR : Lave bem e coloque num saco plástico, levando-o à gaveta própria da geladeira, mas, por ser bastante frágil, guarde-o só por, no máximo, 4 dias.
MODO E CONSUMIR :  As folhas dão sabor especial a sopas e molhos; - os talos podem ser servidos crus, em saladas, ou cozidos junto com outros legumes.  Pode ser servido também como entrada, com a característica de estimular o apetite.
COMPOSIÇÃO :  Pequenas quantidades de vitamina C, E e Betacaroteno; - sais minerais (Cálcio, Potássio, Ferro, Fósforo, Sódio e Magnésio); - Celulose (fibras).                           
Observação : Deve ser evitado por pessoas que tenham restrição ao sal, pois tem bastante sódio.  
VALOR CALÓRICO :  100 gramas de aipo fornecem 21,6 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :  Auxilia: - no controle do colesterol e da pressão arterial;  - é diurético; - é calmante; - anticancerígeno; - recomendado para atletas devido ao seu conteúdo de potássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário