29.12.18

MITO OU VERDADE: JANTAR ENGORDA?

Untitled-2
Hoje temos mais uma questão a ser explorada aqui. Sempre ouvimos que o jantar pode ser considerado um dos “bichos-papões” das refeições. O horário não é muito apropriado para se comer, portanto, não é recomendado às pessoas que estão querendo perder peso que se alimentem nessa hora do dia. O medo é tão grande que muita gente prefere reduzir extremamente a quantidade de comida ou até mesmo caem no radicalismo de cortar de vez. E então… será que essa afirmação é verdadeira?

É importante que a pessoa em reeducação alimentar entenda que o ganho de peso não se dá com o ato de comer antes de dormir, mas, na verdade está relacionado à quantidade de calorias ingeridas durante o dia. E, pior, dormir com fome (por ter ingerido poucos alimentos nas últimas horas) aumenta o tempo que o corpo permanecerá em jejum, o que faz desacelerar o metabolismo e, consequentemente, evita a perda de peso (podendo até potencializar o efeito contrário).
comer-menos-evita-envelhecimento-cerebral
A recomendação é sempre relacionada à moderação. Esse é o momento do dia em que as refeições devem sim ser feitas de forma regular. Preferir a utilização de alimentos mais leves como frutas, sopas, sucos e cereais ajudam a manter uma alimentação saudável e que de fato ajude a emagrecer.

Comer alimentos pesados e dormir na sequência pode causar distúrbios como apneia, insônia e má disposição durante o dia.  Portanto, podemos afirmar que é a afirmação pautada hoje é sim um mito. Geralmente a maior parte das afirmações com teorias extremistas são questionáveis. É importante atentar para uma apuração mais detalhada para que não se caia numa informação imprecisa ou mesmo enganosa. Existem vários alimentos que poderão incrementar o seu jantar de forma saudável, leve e, claro, com muito sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário