13.5.06

LITÍASE (CÁLCULO) RENAL

Quando vemos ou ouvimos alguém dizer que teve cólica renal, não avaliamos o que isto quer dizer na realidade dos fatos. Geralmente a pessoa chora de dor, grita e alguns até desmaiam de tanta dor. Eliminar os cristais que formam os cálculos é uma tarefa lenta que demora meses de paciência e dor. Os cálculos renais são formados de pequenos cristais de sal e outras substâncias minerais dos rins.
A medicina hoje dispõe de várias estratégias para eliminá- los, o que não se garante é que a pessoa não os desenvolva de novo. Tudo vai depender do estilo de vida adotado pela pessoa. Vejamos algumas dicas preventivas:
  1. Líquidos em abundância- aumentar o consumo de água é, com certeza, uma das terapias mais eficazes que existe para prevenir a concentração de sais minerais que formam os cálculos. Geralmente se recomenda tomar 2 litros de água por dia. para que se urine em torno disso também e os canais e locais competentes sejam limpos pela ação da água no organismo.
  2. O cálcio- de todos os cálculos, 92% são compostos de cálcio ou seus derivados. Se a pessoa tem disposição de ter cálculos por causa do cálcio, melhor olhar e passar em revista os alimentos ricos em cálcio tais como: leite, queijos, manteiga e laticínios. A maioria do cálcio ingerida pelas pessoas, vem dos laticínios. Também há muitas frutas e legumes que trazem para o organismo oxalato de cálcio e que, se o organismo estiver deficiente, não são eliminados causando o cálculo. Quem tem pré- disposição para cálculos deve restringir o uso de alimentos ricos neste elemento (oxalato de cálcio). Esses alimentos são: feijão, beterraba, aipo, chocolate, uva, pimenta verde, salsa, espinafre, morango, abóbora e chá.
  3. Evitar remédios para o estômago: certos antiácidos populares são ricos em cálcio, advertem os especialistas. Limite o uso dos antiácidos pois a maioria deles contém cálcio, que se acumula nos rins.
  4. Vitamina A- descobriu- se que a vitamina A reveste as vias urinárias evitando a formação de cálculos futuros. Cada ser humano precisa de 5000 UI de vitamina A por dia, o que pode ser conseguido com 1/ 2 xícara de batata- doce ou 1/ 2 xícara de cenoura. Também uma porção de 100 gramas de damasco, brócolis e moranga. Deve- se ter cuidado em ingerir doses elevadas de vitamina A, o que pode intoxicar a pessoa.
  5. Ingestão de proteínas- o excesso de carne ingerida nas refeições pode trazer o comprometimento dos rins, em virtude do excesso de proteína animal.
  6. O sal- é bom começar a restringir o uso do sal, principalmente quem não bebe água e só toma refrigerante. O uso do sal deveria ser de 1/2 colher de chá por dia, por pessoa. O sal está presente em salgadinhos, salgados, batatas fritas e queijos industrializados.
  7. Vitamina C- esta vitamina em grande quantidade tende a criar pedras nos rins para quem tem ou já teve cólicas renais.
Para eliminar os cálculos renais recomenda- se o uso de cápsulas de quebra- pedra logo após as refeições.

108 comentários:

  1. Gostei muito desta matéria, exelente, tenho calculos e preciso eleminalos naturalmente e preciso evitar novas formações.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ...EU TO SOFRENDO DE CÓLICAS RENAIS HJ...E GOSTARIA DE SABER OS NOMES DOS CHÁS Q POSSO TOMAR...ACREDITO MUITO NA MEDICINA NATURAL

    ResponderExcluir
  3. Chá de quebra pedra ajuda a tratar e aliviar.
    O chá de quebra-pedra (Phyllantus niruri) não funciona exatamente quebrando as pedras nos rins. Na verdade o Phyllantus niruri evita que os cálculos se formem e relaxa o sistema urinário, o que ajuda a expeli-los. Pelo menos é isso que foi comprovado no estudo realizado pela química Ana Maria Freitas, do departamento de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A pesquisa constatou que o chá de quebra-pedra reduz a adesão de cristais de oxalato de cálcio às paredes do túbulo renal.
    O chá impede a aderência de macromoléculas aos cristais de oxalato de cálcio porque reverte sua polaridade. “Os cristais se prendem à parede celular porque há uma atração elétrica entre ambos”, a química esclarece. “Os cristais têm carga positiva, e a parede celular, negativa. O Phyllantus niruri parece mudar a polaridade da carga dos cristais, e inibir assim sua adesão ao túbulo renal”. O chá também relaxa o sistema urinário, o que facilita a expulsão dos cálculos.
    O chá preparado com a planta tem sabor amargo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se esse chá nao quebra qual voce me endicaria????responde ae por favor que to com muita dor..:(

      Excluir
    2. No momento da dor, o mais importante é a analgesia. A pessoa pode tomar os remédios em casa, mas se a dor aumentar deve ir para o pronto-socorro e, conforme o caso, ser internada no hospital. Os primeiros medicamentos indicados são os analgésicos, os antiespasmódicos e os anti-inflamatórios. Muitas vezes, eles não bastam para controlar a dor e a pessoa eliminar o cálculo. Como podem ocorrer vômitos, quando ela é muito forte, é preciso prescrever medicação injetável. Dor persistente exige a aplicação de derivados da morfina e internação hospitalar. Acredita-se que cálculos pequenos, de no máximo 5 mm ou 7 mm, passam pela via urinária sem maiores problemas. A pessoa é mantida sob analgesia até eliminá-los e depois tratada eletivamente. Cálculos maiores podem entrar no ureter e nele ficar retidos. Não vão nem para frente nem para trás. Aí, a dor é mais intensa e prolongada e o caso demanda outro tipo de intervenção para que sejam retirados.

      Excluir
    3. Já passei por todos os estágios dos chás até os analgésicos, é uma dor horrível não desejo a ninguém.

      Excluir
  4. Gostei muito de ler tudo isto sobre calculo renal,tive a semana passa e pude realmente ver o quanto e horivel as dores são fortes voce não tem posição certa para dormir,a mesma so ataca a noite,queria saber onde encontro a capisula do quebra pedra

    ResponderExcluir
  5. As cápsulas de quebra-pedra são encontradas enm casas que vendem produtos naturais.

    ResponderExcluir
  6. E individuos que tem calculos de acido urico? a erva quebra pedra é a mesma ??

    ResponderExcluir
  7. Sim, a erva quebra-pedra é a mesma para quem tem cálculos de ácido úrico.

    ResponderExcluir
  8. tem um filho com 12 anos com cáculo renal ele pode tomar a chá de qreba pedra obrigada nelia

    ResponderExcluir
  9. O chazinho é um remédio para todas as idades.

    ResponderExcluir
  10. OLA BOA TARDE

    SINTO DORES NAS COSTAS E A ALGUNS DIAS FOI DIAGNOSTICADO UM CALCULO RENAL DE 0,5X0,5MM NO RIM ESQUERDO E A DOR É MAS FREQUENTE JUSTAMENTE DO LADO ESQUERDO , O QUE DEVO FAZER PRA ELIMINAR ELA , SEM Q PRECISE PASSAR POR UMA CIRURGIA??? AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  11. Para eliminar os cálculos renais recomenda- se o uso de cápsulas de quebra- pedra logo após as refeições.

    ResponderExcluir
  12. estou usando o chá de quebra pedras , qual o mas eficaz o chá ou as capsulas?????????????

    ResponderExcluir
  13. minha filha tem 16 anos, ha um ano descobrimos que ela produz pedras no rim direito. Fez um litotripsia em agosto de 2010 e agora vai fazer outra. Gostaria de saber se esse procedimento pode prejudicar o funcionamento do rim ou qquer outro orgao do corpo dela. agradeço a atenção. Dalva

    ResponderExcluir
  14. Apesar de muito popular hoje em dia e normalmente recomendado pela grande maioria dos urologistas, a fragmentação por ondas de choque externa vem tendo seu uso descontinuado principalmente em outros países da América do Norte e da Europa, devido a riscos do desenvolvimento de diabets mellitus- 16.8% ou hipertensão arterial- 36.4%, o que se deve ao efeito mecânico direto da onda de choque de fragmentação sobre o rim e o pâncreas (Journal of Urology, 2006; 175 (5) : 1742 – 7).

    ResponderExcluir
  15. quando ataacar a dor quanto tempo demora?

    ResponderExcluir
  16. Geralmente o primeiro sintoma de cálculo renal é dor extrema, que começa subitamente quando a pedra move no trato urinário e bloqueia o fluxo de urina. Caso a pedra seja muito grande para passar facilmente, a dor continuará à medida que os músculos na parede da uretra tentam empurrar o cálculo renal.

    ResponderExcluir
  17. Olá Márcia! A anos sofro com cálculos renais, onde já passei por três cirurgias, atualmente estou com 9 cálculos (o maior com 6mm) e os urologistas só querem saber de operações, mas sinceramnte gostaria de não ter mais que passar por nenhuma. Em pesquisas encontrei um suplemtento natural a base de fósforo chamado NQI, que parece dissolver os cálculos renais, você já ouviu falar? Sabe se realmete é eficaz?

    ResponderExcluir
  18. to com ardencia ao urinar, vo no medico só me passa antibioticos e nao resolve,mas sinto poucas dores no rin e é só o equerdo isso é calculo renal ?
    senti a alguns dias enchasso no penes devo fazer o que?

    ResponderExcluir
  19. Já li sobre o NQI, mas não conheço qualquer pessoa que o tenha utilizado, portanto não sei sobre sua eficácia.

    ResponderExcluir
  20. O edema (inchaço) do pênis pode ser indicativo de problemas mais sérios. Sugiro que procure o médico e acrescente este novo sintoma à sua queixa.

    ResponderExcluir
  21. As cápsulas devem ser tomadas somente em caso de dor ou como uma medida preventiva?

    ResponderExcluir
  22. As cápsulas devem ser usadas para eliminar os cálculos renais.

    ResponderExcluir
  23. olá marcia,estou com um calculo de 9,0mm parado proximo a ureter esquerdo,sinto muitas fisgadas.Será que consigo eliminalá com tratamento natural apesar do tamanho.
    Estou muito preocupada,não queria passar por uma litotripsia.

    ResponderExcluir
  24. tenho cauculo renal e queria saber ce comer abacaxi tanben ajuda aespelir

    ResponderExcluir
  25. OLÁ MOÇA SERÁ UM PRAZER TROCAR UMAS EXPERIENCIA COM VC !!!! VOU EXPLICAR O MEU CASO OK SOFRO HA EXATAMENTE 7 ANOS COM ESSAS PEDRNHAS CHAMADAS DE CALCULOS RENAIS JÁ FIZ DE TUDO PARA ELIMINAR CIRURGIAS JA FORAM 7 COM O DA SEMANA PASSADA MOÇA ME AJUDE PELO AMOR DE DEUS NAÕ AGUENTO MAIS SOFRER COM ESSAS MALDITAS PEDRAS , TOMO 3 A 4 LITROS DE ÁGUA POR DIA CHA DE QUEBRA PEDRA FOLHA DE ABACATE DE TOMATEIRO E NADA ANJO DESSAS FILHA DA MAE DESAPARECEREM ME AJUDE POR FAVOR ,,, SO UM DETALHE ESTAVA PESQUISANDO NA INTERNETY E ENCONTREI VARIAS PESSOAS FALANDO DESSE TAL DE NQI MOÇA NEM TENHO OUTRA OPÇAO QUANDO TENHO CRIZES DE DOR SOFRE EU, MINHA ESPOSA, MEUS FILHOS, MINHA MAMAE , MEUS CACHORROS MEUS VISINHOS E TODOS AO MEU REDOR !!!! SR MARCIA VOU ENTRAR DE CABEÇA MAS PRIMEIRO QUERIA SUA OPINIÃO SOBRE O MEU CASO JA TE FALANDO JA TETEI DE TUDO QUE MAIS EXISTE NESTA TERRA E NADA DESSAS PEDRAS SUMIREM POR FAVOR ME AJUDE E MUITO OBRIGADO !!!! MUNIR,REIS@BOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  26. Tudo bem Ana Paula?
    Os cálculos maiores de 0,8 cm não saem espontaneamente, por isso é necessária a intervenção do urologista para a retirada do cálculo por métodos cirúrgicos ou métodos extracorpóreos, endoscópicos ou litotripsia.

    ResponderExcluir
  27. Tudo bem Roberto?
    Beber mais suco de frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi) previne a calcificação de pedras nos rins pois tem uma substância nessas frutas chamada de citrato que tem essa função: prevenção, mas não ajuda a expelir os cálculos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oxee to surpresa aqi eu tenho siim Calculo renal e não posso beber suco de laranja, e porque vc ta indicando suco de laranja pra ele ?

      Excluir
    2. O suco de laranja ajuda a prevenir e não a expelir os cálculos. A Vitamina C em grande quantidade tende a criar pedras nos rins para quem tem ou já teve cólicas renais.

      Excluir
    3. Meu filho tem cálculos e já tomou NQI não resolveu, continua com elas e sentindo dor.

      Excluir
  28. Bom dia Marcia, meu nome é Leonardo e gostaria de curar meu calculo renal de 0,3 cm naturalmente, e seguindo suas dicas, acabei ficando com algumas dúvidas, vamos lá:

    -1a: Na sua dica 2. quando escreve sobre a ingestão de cálcio você condena os alimentos ricos em oxalato de cálcio. Um deles é a abobora. Queria saber qual a diferenca entre abobora e moranga? Faço essa pergunta porque na dica 4. você indica a moranga como alternativa para ingestão de vitamina A.

    -2a: Bom, ainda na dica 2. você também fala que deve se evitar chá. Bom, gostaria de saber quais chás, porque em uma das suas respostas de dúvidas você indica o chá de quebra pedra. Caso exista outros chás que podem ser ingeridos gostaria de saber, pois estou substituindo café por chás.

    -3a: Por último, na sua última dica, você fala para evitar a vitamina C. Deve se evitar vitamina C sintética ou todos os alimentos ricos em vitamina C?

    Olha, Parabéns pela iniciativa e por todos esses anos de trabalho, achei muito legal seu blog e bem organizado. esse assunto é de fato muito importante já que vivemos em um período onde pensamentos sustentáveis estão circulando por nossa atmosfera devido a todos as doenças biologicas e sociais que vivemos hoje por culpa de nosso estilo de vida contemporâneo.

    Desde já agradeço suas dicas,

    Atenciosamente,

    --
    Leonardo Novaes de Farias

    ResponderExcluir
  29. O Cálcio aparece em maior quantidade na abóbora:
    Abóbora ......27 miligramas
    Moranga ......16 miligramas

    O chá que deve ser evitado é o mate e o chá preto. O nome científico do chá de erva-mate é Ilex paraguariensis e o do chá preto é Camellia Sinensis.
    Deve-se evitar a vitamina C sintética e/ ou natural.

    ResponderExcluir
  30. Oi gostei muito do seu blog. Olha queria saber se realmente eu tomar cha de quebra pedra minhas pedras iråo ser eliminadas. Ja estou com 4dias que nem durmo com essa dor ja durante o dia melhora um pouco sinto dores na regiao dos rins e na regiao da pelve. Por favor ME AJUDE!

    ResponderExcluir
  31. Há pouco mais de um mês fiz um exame e constatou areia nos rins..e há dois dias tô sentindo uma dor muito forte perto dos rins e no ossinho abaixo do peito.Essa dor pode ser que a areia virou pedra e está se movimentando?

    ResponderExcluir
  32. oi marcia meu nome é julio cesar garcia da silva.ah mais ou menos 2 anos estou sofrendo,com fortes dores,devido de cauculos renais ja tomei,de tudo,xás de todo estes,que vcs, mencionaran.ja perdi 2 empregos porque todos dias sinto dores.agora me encinaram faser uma garrafada de raiz de sauça,vc já ouvio falar dessa garrafada.

    ResponderExcluir
  33. Tudo bem Mayra Layane?
    Para eliminar os cálculos renais recomenda- se o uso de chá de quebra- pedra logo após as refeições.

    ResponderExcluir
  34. Se a areia evoluiu para calcificação de sais expelidos pelo organismo, ela pode ter se transformado em cálculo.

    ResponderExcluir
  35. Tudo bem Julio Cesar?
    Conheço a garrafada de salsa, mas nã há pesquisas científicas que comprovem sua utilidade no caso de litíase renal.

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Tive uma colica leve quarta, fiz uma ultrassonografia e fui diagnosticado com um calculo de 5mm no ureter distal direito. Você saberia dizer se esse calculo pode ser sair expontaneamente? Já expeli um a 1 ano atrás, pelo que medi tem o mesmo tamanho..

    ResponderExcluir
  37. Geralmente, pedras menores que 5 cm costumam sair espontaneamente pela urina. As que medem entre 0,5 e 0,8 cm têm dificuldade de serem expelidas. Podem até sair, mas custam muito.

    ResponderExcluir
  38. Olá, Márcia, há um ano tive uma crise renal e após uma tomografia foi constatada calculos de 0,5 nos dois rins. Não fiz nenhum tratamento na época, há uma semana senti dor intensa no lado direito q pode ter sido por causa de uma dessas pedras, estou tomando um antibiotico q o urologista receitou há quatro dias e há seis dias não consigo reter a urina por mais de uma hora. Estou com uma tomografia marcada pra fazer. Será q esse calculo não saiu por completo e ficou no final da uretra? Não aguento mais ir ao banheiro toda hora, será q as capsulas de quebra pedra podem me ajudar?
    Márcia

    ResponderExcluir
  39. Oi
    Tive uma Cólica renal e fui atendida no Banco de Urgência do Hospital Militar(Angola, Luanda) e foi-me diagnosticado calculos renais, receitaram-me Buscopam, Nolatil, Ciprifaxina e Vitamina C... encamiraram-me ao urologista, que mesmo com a ecografia renal e os exames de sangue e urina diz k não tenho nada... sinto muita dor no rim e a urinar tambem, os meus pés enflamam quando fasso muito esforço...

    ResponderExcluir
  40. A Tomografia indicará se o cálculo saiu ou está na uretra. As cápsulas de quebra-pedra servem para tratar e aliviar.

    ResponderExcluir
  41. Dor ao urinar geralmente está associada a inflamação na uretra e bexiga. O problema ocorre porque as bactérias da vagina ou do ânus se proliferam e contaminam o canal urinário. A inflamação também pode acontecer depois do ato sexual violento. Uma fissura na região se torna terreno propício para os microorganismos se proliferarem.
    Mais de 250, 300 doenças diferentes são classificadas como reumatismo. Algumas acometem primeiro os órgãos internos. Um exemplo é o lúpus eritematoso sistêmico que, às vezes, começa pela inflamação do rim. Nesse caso, os primeiros sintomas são alterações na urina (presença de sangue e de proteína). Depois, o quadro vai se completando (as articulações incham, inflamam os músculos) e a doença adquire características reumáticas.
    Como pode ver existe uma gama de patologias que tem as características que você está apresentando. Proponho que procure um reumatologista ou outra opinião médica.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia!
    Meu nome é Aline
    Eu tenho calculos renais no rin dir e no rin esq,ah tbm tenho cistosno momento as pedras são de 0,6cm e 0,5cm gostaria de saber se é possivel sair as pedras ou tenho que fazer processo cirurgico?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  43. As pedras que medem entre 0,5 e 0,8 cm têm dificuldade de serem expelidas. Podem até sair, mas custam muito.

    ResponderExcluir
  44. Boa noite, eu também tenho uma pedra que está no canal ureter, de 0,4cm, perto da bexiga, mas ainda não saiu, me recomendaram fazer o suco de abacaxi com coca-cola, para ajudar a sair, vi que não recomenda refrigerante, mas nesse caso não pode ajudar a pedra a sair? obrigada, viviane

    ResponderExcluir
  45. Abacaxi com coca-cola pode, além de não funcionar, ainda agravar o problema.

    ResponderExcluir
  46. ola,marcia ,eu ja urinei 45 pedras do rim e todas com uma certa facilidade a ultima tinha cerca de 1cm comprovada atraves de ultrasom ,meu medico me diz que o problema sou eu ,eu produzo muito rapido essas tais pedras ,,,,mesmo eu fazemdo diversas cirurgias mesmo assim continuariam a formar cauculo ....o que fazer com isso ........obrigado

    ResponderExcluir
  47. OLA GOSTEI MUITO DO SEU ARTIGO,GOSTARIA DE SABER QUANTAS CAPSULAS DO QUEBRA PEDRA SE TOMA APOS AS REFEIÇÕES.

    ResponderExcluir
  48. Uma vez tido uma pedra no rim, a pessoa sempre estará susceptível à formação de novas pedras. Para pacientes que já tiveram sua primeira pedra no rim, torna-se difícil oferecer um prognostico da probabilidade de surgimento de novos cálculos renais. Cerca de até 70% das pessoas que já tiveram pedra no rim, terão uma outra no período de até 10 anos caso não procurem nenhum tipo de tratamento preventivo.
    Pacientes que têm uma disfunção metabólica grave podem inclusive ter múltiplas pedras nos rins formando-se em um curto espaço de tempo. Muitas destas pedras nos rins reaparecem novamente no espaço de 5 a 7 anos, sendo que o pico desta ocorrência acontece nos 2 primeiros anos. Após a faixa etária dos 60 anos, a taxa de formação de novas pedras parece declinar, em muitos casos desaparecendo por completo.
    O aumento do consumo de água para 2 a 3 litros diários, pode ser considerado uma simples e importante mudança que contribui para prevenir o surgimento de pedra nos rins.
    Nos casos mais simples, apenas o consumo regular do chá de quebra pedra pode resolver ou amenizar o problema, impedindo a formação de novos cálculos renais. Infelizmente, em alguns outros casos, quando o problema está sendo ocasionado por uma disfunção metabólica mais grave, existe a necessidade de uso de produtos que regulem as disfunções metabólicas.

    ResponderExcluir
  49. Tomar 2 cápsulas de quebra-pedra ao dia, após as refeições.

    ResponderExcluir
  50. Boa Tarde Marcia, tenho visto o pessoal falar de chá de salsinha, que é um milagroso chá para quem tem cálculo renal, o que acha dessa indicação de chá?

    ResponderExcluir
  51. Olá Márcia, pela sua experiência, sabes quanto tempo é "seguro" tentar expelir um cálculo de 0.5mm, preso no terço distal do ureter, com procedimentos naturais? Além da "quebra-pedras", existem outras substâncias naturais que ajudariam no processo?

    Grato,
    Weslley

    ResponderExcluir
  52. Sendo diurético o chá de salsa é bom para prevenir pedras renais (litíase).

    ResponderExcluir
  53. Tudo bem Weslley?
    Na maioria dos casos o período de dissolução é de 30 a 120 dias, porém a eficácia e o tempo de dissolução podem variar de acordo com o organismo de cada pessoa, do tipo dos cálculos, do tamanho e da constituição das pedras. Como o seu cálculo está preso em um dos ureteres, você corre o risco de obstrução do ureter e poderá ocorrer também um bloqueio no fluxo de urina, impedindo que o rim esvazie seu conteúdo para a bexiga, o qual tende a inchar até que ocasione uma ruptura. Você deve procurar o urologista se a cólica persistir por mais de 72 horas consecutivas.
    Outro excelente remédio caseiro para pedra nos rins é beber suco de melancia de 3 em 3 horas.

    ResponderExcluir
  54. Oi Marcia tudo bem? Estou fazedno algumas pesquisas sobre cálculo descobri há alguns dias que tenho duas pequenas pedras uma em cada rim, uma de 5,6 mm e outra de 4,1 mm, já passei pelo médico, estou tomando remédios, porém pesquise na internet, e vi muito sobre um suplemento alimentar que é o NQI que é um suplemento nutricional considerado pelos especialistas como antioxidante e solubilizante. e é a base de fosforo, dis que ele solubiliza a pedra existente, e ajuda eliminar os cristais de cálcio que formam, por ele faz o efeito contrário do oxalato de cálcio que formam os cálculos, vi diversos comentários de pessoas que utilizaram. Todos falando muito bem. Me recomedaram também, o chá de folha do abacate, algum funciona?
    André Martins

    ResponderExcluir
  55. Já li sobre o NQI, mas não conheço qualquer pessoa que o tenha utilizado, portanto não sei sobre sua eficácia.
    Chás diuréticos, como o de folha de abacateiro, também podem ajudar, mas sozinhos não conseguem resolver o problema.

    ResponderExcluir
  56. estou com calculo renal nos dois rins cada com 6mm as capsulas de quebra pedra resolve . me chamo raimunda

    ResponderExcluir
  57. As pedras que medem entre 0,5 e 0,8 cm têm dificuldade de ser expelidas. Podem até sair, mas custam muito.

    ResponderExcluir
  58. Olá, Marcia, sofro de cálculo renal a quase 6 anos e não lembro de ter expelido algum.
    Tenho um cálculo de 0,7 mm no ureter direito e três cálculos no rim esquerdo que, segundo o último exame, medem 2,3 cm e 1,0 cm os outros dois. De acordo com o urologista o ureter direito já está obstruído e precisa de um procedimento caro, para que depois possa fazer a a fragmentação por ondas de choque externa, o que de fato gostaria de evitar. Por favor, gostaria de saber se alguém conhece algo que dissolva as pedras para que elas sejam expelidas sem este procedimento? As dores são bem intensas, chegam a ser diárias e não sei mais o que fazer. Para não parar de trabalhar, carrego uma bolsa para água quente o que me faz suportar a dor.
    Tenho muito medo de tudo isso e não sei mais a quem recorrer.

    Abraços
    Bianca

    ResponderExcluir
  59. Para eliminar os cálculos renais recomenda- se o uso de cápsulas de quebra- pedra logo após as refeições.
    As pedras que medem entre 0,5 e 0,8 cm têm dificuldade de serem expelidas. Podem até sair, mas custam muito.

    ResponderExcluir
  60. Bom dia Marcia. Meu nome é Henrique e fui diagnosticado com "cristais"devido ao aumento do ácido úrico há mais ou menos 30 dias. Tomei medicamento para baixar e antiácido por 10 dias e desde então continuei tomando bastante líquido e até chá de quebra pedra em alguns dias. Porém ainda estou sentindo aquele famoso "desconforto"nas costas. É normal demorar bastante tempo assim para sair esses cristais? Como devo proceder em sua opinião? Obrigado antecipadamente pela gentileza.

    ResponderExcluir
  61. Eliminar os cristais que formam os cálculos é uma tarefa lenta que demora meses de paciência e dor.
    Outro excelente remédio caseiro para pedra nos rins é beber suco de melancia de 3 em 3 horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, obrigado pela cordealidade. Já estou indo para o quarto mês e não "sarou"ainda, apenas senti uma leve melhora. Será quevai muito tempo ainda? O suco de melãncia tem que ser caseiro? Mas devo ter paciência então. Obrigado antecipadamente.

      Excluir
    2. Na maioria dos casos o período de dissolução é de 30 a 120 dias, porém a eficácia e o tempo de dissolução podem variar de acordo com o organismo de cada pessoa, do tipo dos cálculos, do tamanho e da constituição das pedras. 
      Lógico que o suco de caixinha não dá trabalho. Então, para convencer, lembre-se que as versões industrializadas possuem corantes, aromatizantes, acidulantes, estabilizantes, antioxidantes e aditivos alimentares. Em excesso– e ninguém ainda conseguiu mensurar isso– eles podem causar alergias, disfunções metabólicas e digestivas, e até câncer. Melhor ir para a cozinha fazer um suco caseiro, né?

      Excluir
  62. Recomendar chá de quebra-pedra para cálculos de 6 ou 7 mm não é exagero? Isso não irá piorar o quadro clínico, se a pedra enganchar no ureter? Você é enfermeira, não é essa sua formação?
    Francisco Pinheiro

    ResponderExcluir
  63. olá fiz uma cirurgia e to com cateter , fiz um raio x e constato q tem outra bem perto do canal ureter , meu medico sugeril fazer uma litotripsia queria muito eliminar sem ter q fazer o prosedimento to tomando chá de quebra pedra com folha de abacateiro e caninha do brejo ao seu ponto de vista sera q consigo eliminar sem ter q fazer o prosedimento , confeso q estou com medo de fazer essa litotripisia ... obrigada Gabriela ..........

    ResponderExcluir
  64. “As pedras que medem entre 0,5 e 0,8 cm têm dificuldade de serem expelidas. Podem até sair, mas custam muito.”- Dr. PEDRO PINHEIRO (NEFROLOGISTA)

    ResponderExcluir
  65. Tudo bem Gabriela?
    Geralmente, pedras menores que 5 cm costumam sair espontaneamente pela urina. As que medem entre 0,5 e 0,8 cm têm dificuldade de serem expelidas. Podem até sair, mas custam muito.
    Os cálculos maiores de 0,8 cm não saem espontaneamente, por isso é necessária a intervenção do urologista para a retirada do cálculo por métodos cirúrgicos ou métodos extracorpóreos, endoscópicos ou litotripsia.

    ResponderExcluir
  66. olha gostei muito das explicações.

    ResponderExcluir
  67. Olá gostaria de saber quanto tempo demora pra sair pequenas pedras

    ResponderExcluir
  68. Na maioria dos casos o período de dissolução é de 30 a 120 dias, porém a eficácia e o tempo de dissolução podem variar de acordo com o organismo de cada pessoa, do tipo dos cálculos, do tamanho e da constituição das pedras.

    ResponderExcluir
  69. Bom dia, Márcia. Parabens pelo Blog e pela iniciativa. Tenho um cálculo renal de 09mm, na base do rim direito. Detalhe: É daqueles que aparece no RAIO-X. O Médico optou por litotripsia, porém não posso fazê-la porque coloquei stent no coração e tomo medicamento para afinar o sangue, AS Prevent, que teria de ser suspenso, porém o meu Cárdio não autoriza, e sem a suspensão corre risco de hemorragia. Tomo Litocit e alguns chás. Será que esse tipo de cálculo dissolve com o medicamento e os chás? Agradeço. Abraço. Breno

    ResponderExcluir
  70. Os cálculos maiores de 0,8 cm não saem espontaneamente, por isso é necessária a intervenção do urologista para a retirada do cálculo por métodos cirúrgicos ou métodos extracorpóreos, endoscópicos ou litotripsia. Você precisará aguardar a liberação do Cardiologista para submeter-se a qualquer destas intervenções.

    ResponderExcluir
  71. olá Marcia,existe indicaçao do oleo ou capsula de romã para ajudar a expelir calculo renal?Grata pela atençao,Ana Helena

    ResponderExcluir
  72. Marcia, boa noite. Vc escreveu que vitamina C (que está tb nas frutas cítricas) devem ser evitadas prá não aumentar o cálculo. Porém, uma das poucas coisas que o urologista manda consumir é frutas cítricas, pois, dizem eles, ajudam a evitar o aumento da pedra. Além disso, tomar muita água e evitar miúdos de galinha e comer carne vermelha com muita moderação. Foi isso que o nefrologista me disse no consultório. Ele está errado? Um abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  73. Não há pesquisas científicas que comprovem a utilidade do óleo ou cápsula de romã no caso de litíase (cálculo) renal.

    ResponderExcluir
  74. Vitamina C em grande quantidade tende a criar pedras nos rins para quem tem ou já teve cólicas renais.
    Beber mais suco de frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi) previne a calcificação de pedras nos rins, pois tem uma substância nessas frutas chamada de citrato que tem essa função: prevenção, mas não ajuda a expelir os cálculos.
    Evite: sódio em demasia (sal refinado, embutidos e enlatados), excesso de proteínas de origem animal (carne vermelha, frango, peixe e ovos), excesso de alimentos com purinas (bebidas alcoólicas, vitela, bacon, miúdos, sardinha, bacalhau, galeto, peru e porco), chás preto e mate e bebidas isotônicas.

    ResponderExcluir
  75. Marcia, os médicos urologistas sempre recomendam o consumo de frutas cítricas, dentre outras pouquíssimas providências. Só que as frutas cítricas contèm VITAMINA C. Logo, não devo consumir as frutas cítricas em excesso? É isso? Você pode explicar melhor essa parte? Tenho uma pedra de 5 mm no rim direito e estou tentando dissolvê-la com NQI, além de consumir limão e chá de abacaxi, como prevenção de novos cálculos. Devo maneiras nessas frutas? Grato por uma resposta.

    ResponderExcluir
  76. Beber mais suco de frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi) previne a calcificação de pedras nos rins, pois tem uma substância nessas frutas chamada de citrato que tem essa função: prevenção, mas não ajuda a expelir os cálculos. A Vitamina C em grande quantidade tende a criar pedras nos rins para quem tem ou já teve cólicas renais.

    ResponderExcluir
  77. Meu filho tem 12 anos e de alguns meses para cá ele tem sofrido com cólicas renais.Estou dando muita água e chá de quebra-pedras.
    Soube por amigos que a casca de abacaxi passada no liquidificador com água e sem açúcar é muito bom,isso é verdade ou é mito.

    ResponderExcluir
  78. Não há pesquisas científicas que comprovem que a casca de abacaxi passada no liquidificador com água seja útil para a cólica renal.

    ResponderExcluir
  79. ola eu tenho calculo renal, tenho duas pedras no rins de tamanho de 0,5 e 0,6 e gostaria de saber se elas se expeli ou se é preciso de cirurgia

    ResponderExcluir
  80. Geralmente, pedras menores que 5 cm costumam sair espontaneamente pela urina. As que medem entre 0,5 e 0,8 cm têm dificuldade de serem expelidas. Podem até sair, mas custam muito.

    ResponderExcluir
  81. Boa Noite.
    Minha filha mais nova ( 7 anos ) tinha refluxo urinario e passou por diversos procedimentos ( injeção de Deflux- até o reimplante ureteral com cirurgia aberta. ) Para nossa infelicidade em exames de ultrasson após a cirurgia foi descoberto um calculo de 5mm aproxi,adamente no canal do ureter. Tentamos a cirurgia pelo canal do ureter com instrumento flexivel mas não foi possivel acessar o local devido o tipo de implante que foi feito (COHEN), Partimos para litotripscia extra corporea e nada do calculo sair ou se mover ou mudar de tamanho. Após a descoberta deste calculo começamos a pegar varios exames de urina (antigos) e encontrar traços de oxalato de calcio ++.
    Enfim, vc conhece algum medicamento que possa dissolver este calculo ou facilitar sua saida.
    Ouvimos falar do chá de quebra pedra e semente de quiabo.....mas não sabemos a quantidade e nem tão pouco se é seguro....o que vc nos orienta a fazer.?

    ResponderExcluir
  82. O quiabo é alimento proibido para quem tem cálculo renal. O chazinho de quebra-pedra é um remédio para todas as idades. Recomenda- se o uso de chá logo após as refeições.
    Chá Quebra Pedra, como fazer:
    • 2 colheres de sopa de quebra pedra seca;
    • 1 litro de água;
    Coloque a água para ferver e após atingir o ponto de fervura acrescente a quebra pedra seca e deixe fervendo por mais cinco minutos. Após esperado o tempo estará pronto para o consumo.

    ResponderExcluir
  83. Tenho uma pedra que saiu da bexiga, e se alojou logo na saída no canal do pênis; estou urinando relativamente bem, que fazer para sair totalmente?

    ResponderExcluir
  84. Para eliminar os cálculos renais recomenda- se o uso de 2 cápsulas de quebra- pedra logo após as refeições. Outro excelente remédio caseiro para pedra nos rins é beber suco de melancia de 3 em 3 horas.

    ResponderExcluir
  85. Usei o NQI por 3 meses e não obtive resultados positivos...Fiquei mto frustada! Hj ainda tenho cálculos nos dois rins e sinto dores diárias....estou sem plano de saúde e sem saber o que fazer!

    ResponderExcluir
  86. Se estiver em São Paulo procure o Pronto Socorro do Hospital das Clínicas com seu cartão do SUS que eles poderão atendê-la e avaliá-la.

    ResponderExcluir
  87. OI GOSTARIA DE SABER QTOS DIAS LEVA PRA SER EXPELIDA UMA PEDRA DEPOIS DE UMA CRISE RENAL E SE NORMAL O RIM INCHAR

    ResponderExcluir
  88. Na maioria dos casos o período de dissolução é de 30 a 120 dias, porém a eficácia e o tempo de dissolução podem variar de acordo com o organismo de cada pessoa, do tipo dos cálculos, do tamanho e da constituição das pedras. Se o cálculo está preso em um dos ureteres, você corre o risco de obstrução do ureter e poderá ocorrer também um bloqueio no fluxo de urina, impedindo que o rim esvazie seu conteúdo para a bexiga, o qual tende a inchar até que ocasione uma ruptura. Eliminar os cristais que formam os cálculos é uma tarefa lenta que demora meses de paciência e dor. Você deve procurar o urologista se a cólica persistir por mais de 72 horas consecutivas.

    ResponderExcluir
  89. Olá! Estou com uma pedra de 3 mm e estou aguardandi a saída da mesma! Estou no quinto dia de cálculo renal! Não aguenyo as fortes dores! Os vômitos já cessaran mas a dor persiste. Estou tomando remédios para amenizar a dor, além disso, estou tomando um remédio para auxiliar a saída do cálculo! Aliado a isso bebi muito líquido, porém o cálculo não sai e eu estou ficando mais que preocupada! Demora nesmo para a eliminação? Aguardo respostas! Obrigada!

    ResponderExcluir
  90. Na maioria dos casos o período de dissolução é de 30 a 120 dias, porém a eficácia e o tempo de dissolução podem variar de acordo com o organismo de cada pessoa, do tipo dos cálculos, do tamanho e da constituição das pedras.

    ResponderExcluir
  91. Me chamo Wesley e parabenizo seu trabalho. Gostaria de tirar uma dúvida.
    Tive uma crise renal ao qual não sabia que aquela dor era de cálculo, então fui a emergência e foi constatado cálculo de 0,3cm na junção uretrovesicular.
    A minha dúvida é: Qual os sintomas de obstrução?
    Eu não sinto dores mais sinto algumas pontadas de vez enquanto na localidade próximo a bexiga.
    Meu grande medo é ter uma obstrução e não está conseguindo identificar.
    Outra dúvida é quanto tempo se aguarda um cálculo sair expontâneamente até se decidir uma intervenção cirúrgica.
    Espero ter sido claro.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  92. Se houver obstrução do ureter poderá ocorrer também um bloqueio no fluxo de urina, impedindo que o rim esvazie seu conteúdo para a bexiga. Haverá também cólica persistente por mais de 72 horas consecutivas.
    Na maioria dos casos o período de dissolução é de 30 a 120 dias, porém a eficácia e o tempo de dissolução podem variar de acordo com o organismo de cada pessoa, do tipo dos cálculos, do tamanho e da constituição das pedras.

    ResponderExcluir
  93. Olá marcia por favor me ajude eu tenho um calculo de 0,3cm. eu gostaria de saber se da pra expelir naturalmente. Pois já estou com o mesmo a 10 anos. E hoje os sintomas só pioram. Pois fico com o corpo todo inchado principalmente na barriga. fora o peso nos braços e pernas. E a fraqueda e tomtura dores nas costas coceira nos braços etc. fora a retenção de líquido e a infecção urinaria constante várias vezes ao ano. E os médicos só me dizem pra beber mt líquido. Só que não sai!! Por favor me orienta. Desde já eu agradeço mt Obrigado!!

    ResponderExcluir
  94. Acredita-se que cálculos pequenos, de no máximo 5 mm ou 7 mm, passam pela via urinária sem maiores problemas. Para eliminar os cálculos renais recomenda- se o uso de cápsulas de quebra- pedra logo após as refeições. Na maioria dos casos o período de dissolução é de 30 a 120 dias, porém a eficácia e o tempo de dissolução podem variar de acordo com o organismo de cada pessoa, do tipo dos cálculos, do tamanho e da constituição das pedras.
    Outro excelente remédio caseiro para pedra nos rins é beber suco de melancia de 3 em 3 horas.
    Evite: sódio em demasia (sal refinado, embutidos e enlatados), excesso de proteínas de origem animal (carne vermelha, frango, peixe e ovos), excesso de alimentos com purinas (bebidas alcoólicas, vitela, bacon, miúdos, sardinha, bacalhau, galeto, peru e porco), chás preto e mate e bebidas isotônicas.
    A dor nas costas, que você refere, é um dos sintomas da infecção urinária. Os outros sintomas lembram TPM. Sugiro que procure a ginecologista para obter um diagnóstico.

    ResponderExcluir
  95. Ola Marcia, estou com uma pequena pedra que esta no canal do ureter, mas por ser pequena o medico passou um remedio de prostata que relaxa o ureter (TANSULOSINA) para facilitar a saída. Mas alem de ser caro, sou alergica a um dos componentes, como é pelo sus e nao sei se vou conseguir retorno, ha algum remedio caseiro que cause o mesmo efeito? A tintura de quebra pedra funciona como as capsulas? como deve ser tomada

    ResponderExcluir
  96. Um excelente remédio caseiro para pedra nos rins é beber suco de melancia de 3 em 3 horas.
    Evite: sódio em demasia (sal refinado, embutidos e enlatados), excesso de proteínas de origem animal (carne vermelha, frango, peixe e ovos), excesso de alimentos com purinas (bebidas alcoólicas, vitela, bacon, miúdos, sardinha, bacalhau, galeto, peru e porco), chás preto e mate e bebidas isotônicas. O quiabo é alimento proibido para quem tem cálculo renal.
    A tintura funciona como as cápsulas. Utilize 10 a 20 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água.

    ResponderExcluir
  97. O cha de quebra pedra expulsa os cálculos ou dissolve ?

    ResponderExcluir
  98. O chá de quebra-pedra não funciona exatamente quebrando as pedras nos rins. Na verdade o ele evita que os cálculos se formem e relaxa o sistema urinário, o que ajuda a expeli-los.

    ResponderExcluir