30.6.07

BENEFÍCIOS DO CHUCHU

Representa importante fonte de minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Possui alto teor de fibras.
Ainda que muitos o considerem como um legume, o chuchu é o fruto de uma trepadeira da família das curcubitáceas, originárias do México e da América Central. Ele é um dos alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros, embora seu sabor não seja dos mais marcantes. Mas talvez seja esse o seu principal atrativo, pois ele absorve com muita facilidade o gosto de outros alimentos e, raramente é preparado sozinho.
Entretanto, as propriedades do chuchu não devem ser desprezadas. Ele é rico em fibras, o que faz com que desempenhe um importante papel no funcionamento dos intestinos e é uma fonte significativa de ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Em menor proporção, o chuchu possui uma pequena quantidade de vitaminas do complexo B e um pequeno teor de vitamina C.
Se for cozido sem sal, o chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta e tem efeitos diuréticos. Os brotos da planta refogados auxiliam no combate à carência da vitaminas C e do complexo B.

127 comentários:

  1. Mas, o sal não contribui para a pressão alta???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que esta escrito lá, cozido SEM SAL, entendeu e olha recomendo abaixa a pressão mesmo.

      Excluir
    2. Assino embaixo. Minha pressao estava na casa dos 18x13, 19x14... Depois que passei a comer chuchu no almoço e janta, mihha pressão fica geralmente na casa dos 11x7. E Isso faz diferença entre viver ou morrer!!!

      Excluir
  2. A quantidade máxima de sódio recomendada é de 2,4 gramas por dia, o equivalente a 6 gramas de sal. Para se ter uma idéia, aquele saquinho de sal, branco e quadradinho, que existe em todo restaurante, possui 1g de sal. Pessoas hipertensas devem consumir menos de 1,5 gramas de sódio/dia.
    Apenas não esqueça que se você vive no mundo ocidental e consome queijos, molho de tomate, comida congelada, come em restaurantes, consome fast food, biscoitos, comida enlatada e muitos outros alimentos facilmente encontrados nos supermercados, você tem uma dieta hipersódica (excesso de sal). Você apenas não sabe disso porque seu paladar está adaptado a altas concentrações de sódio.

    ResponderExcluir
  3. oi, para evitar de comer muito arroz, eu apelo para o chuchu ou salada de cenoura.
    tenho medo de estar me enganando com essa idéia( eu cozinho o chuchu só com agua e meio cubo de caldo de carne) será que é muito calórico??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cozinhe o chuchu sem adicionar água. Pique com casca e semente se for orgânico.Refogue no alho dourado. Tampe a panela e diminua o fogo.
      Chuchu solta água.

      Excluir
    2. Sal desfarçado de cubos de caldo, ve ja este si te.
      http://www.curapelanatureza.com.br/post/03/2017/veneno-na-mesa-o-perigo-de-temperar-com-os-cubos-de-caldo#menu-toggle

      Excluir
  4. Duas colheres (de sopa) de arroz integral tem 85 calorias.
    1 prato de sobremesa de chuchu tem 55 calorias.
    Uma cenoura média tem 25 calorias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. otimo vou seguir seu conselho!!!

      Excluir
    2. Eu Re-descobri o chuchu como salada crua... descascar, retirar a semente , ralar no ralo mais grosso 2 chuchus e uma macã. temperar com seu molho de salada predileto. uma salada muito refrescante!

      Excluir
    3. Caldo de Carne (Caldo Kinor) É UM VENENO .....

      Excluir
  5. Oi Marcia, que legal, adorei o Blog!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Porque o chuchu é bom para pressão alta, o que tem nele que é bom para isso?

    ResponderExcluir
  7. O chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta porque tem efeito diurético, ou seja, aumenta a excreção de íons (sódio) e água.

    ResponderExcluir
  8. Chuchu é muito gostozinho, de paladar suave, vai bem até cozido só na agua e pouco sal. Todas as manhãs eu como chuchu cozido, estou me sentindo bem e não engordei.

    ResponderExcluir
  9. E a casca de chuchu? Eu soube que chá feito de casca de chuchu também abaixa pressão arterial. Se for verdade, quanto de agua e quanto de casca de chuchu?
    Rebecca

    ResponderExcluir
  10. Não há estudos científicos que comprovem que a casca de chuchu também abaixa a pressão arterial. Mas você pode fazer o chá das folhas de chuchu:
    Coloque quatro folhas de chuchu bem verdinhas em um litro de água fervente. Depois de 10 minutos na fervura, desligue o fogo e acrescente mais um litro de água fria.

    ResponderExcluir
  11. Para pressão alta, estou passando um chuchu no liquidificador com água e todos os dias tomo um copo com uma gota de adoçante, serve para pressão alta?

    ResponderExcluir
  12. Não há estudos científicos que comprovem que o chuchu batido com água também abaixe a pressão arterial.
    Se for cozido sem sal, o chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta.

    ResponderExcluir
  13. ok,minha pressao estava 15/9, passei a fazer chá com a casca do chuchu e dentro de tres dias tomando apenas um pouco do chá uma so vez ao dia minha pressao caiu para 11/6...

    ResponderExcluir
  14. Me disserem que suco de chuchu com laranja é bom para combater a pressão alta, será verdade?
    Vou experimentar.

    ResponderExcluir
  15. Em relação a suposta atividade anti-hipertensiva da laranja nada foi confirmado. Inferimos que por atuar acalmando a pessoa que a consome, pode haver alguma influência direta na redução da pressão arterial.

    ResponderExcluir
  16. Marcia, em primeiro lugar gostaria de agradece-la pela post, e tenho uma dúvida: O chuchu contém alguma propriedade que ajuda no regime alimentar?

    Obrigado...

    ResponderExcluir
  17. Ao preparar o chuchu devo tirar o "miolo" (a semente branca)? Refogar ou prepar ao banho maria? Se bem novinho preparar com tudo: casca, polpa e semente? (lógicamente que bem higienizado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu aprendi a comer com casca e semente
      a semente é mais gostosa que o chuchu

      Excluir
  18. MARCIA MUITO BOA TARDE PARA VOCE!!!MARCIA MINHA PRESSÃO ESTÁ OCILANDO ENTRE 15,16 POR NOVE, DEZ...O CHUCHU COMIDO COZIDO OU EM SUCO AJUDARIA A ESTABILIZAR A MINHA PRESSÃO?TENHO 1,75M E PESO 102K...GRATO

    ResponderExcluir
  19. É um alimento saudável com baixas calorias. 1 prato de sobremesa de chuchu tem 55 calorias.

    ResponderExcluir
  20. Adaptei a preparação do chuchu de uma receita do chef Edu Guedes: Em uma panela, coloque a água para esquentar. Quando estiver morna acrescente salsa. Deixe no fogo. Enquanto isso, limpe e descasque o chuchu. Retire o miolo e pique dentro da panela com o caldo de legumes. Coloque um pouco de azeite e junte a cebola. Acomode em uma travessa e salpique com gergelim torrado. Leve ao forno para gratinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a semente é a parte mais nutritiva e muito gostosa !!!

      Excluir
  21. Tudo bem Wagner? Se for cozido sem sal, o chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta e tem efeitos diuréticos.

    ResponderExcluir
  22. o chuchu tem algum maleficio?

    ResponderExcluir
  23. o cha da folha do chuchu tem algum maleficio?

    ResponderExcluir
  24. Não há malefícios conhecidos no chuchu.

    ResponderExcluir
  25. Não há malefícios conhecidos provocados pelo chá da folha do chuchu.

    ResponderExcluir
  26. no carnal minha preçao almentou e tomei suco de chuchu melhorie em meia hora agora tomo todos ois dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambe.foi tomar e descer.como xuxu com casca.maravilha!

      Excluir
  27. ola estou tentano fazer uma dieta . era que se eu consumir so o chuchu nas minhas reficoes vou ter problemas de saude
    estou comendo 2 chuchus com 100 gramas de cane moida para dar um gostinho no fruto , estou tomando muita agua tambem.

    sera que isso vai me fazer mau ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coma o chuchu mas não tire a semente
      é o principal e muito saboroso !!!

      Excluir
  28. Gostaria de saber se é verdade que o chá de chuchu ajuda quem tem muita tontura (labirintite),eu bato o fruto no liquidificador com água e adoço um pouco.Quais os benéficos.

    ResponderExcluir
  29. Olá Marcia,
    Uma pergunta, como 02 chuchus por dia. Pode haver algum problema com isto ?
    Obrigado e um abraço

    ResponderExcluir
  30. Obrigado Marcia, vc é nota dez.

    ResponderExcluir
  31. Tudo bem Ale?
    Antes de entrar de "barriga" em qualquer projeto de emagrecimento, é preciso conhecer as opções do mercado, sempre levando em conta o seu objetivo.
    Com tantas dietas novas sendo lançadas quase que diariamente, fica difícil escolher qual a mais adequada. Quem necessita de um emagrecimento definitivo tem necessidade de fazer uma reeducação alimentar. Para ajudá-lo nessa empreitada, fique esperto nas diferenças enumeradas sobre os tipos de emagrecimento.

    Reeducação Alimentar

    O emagrecimento ocorre de maneira gradual até chegar ao peso ideal.
    Respeita os gostos individuais e incorpora os alimentos preferidos à dieta de maneira equilibrada.
    Conscientiza a pessoa que emagrecer é um estilo de vida, ou seja, trata-se de um processo de aprendizado e amadurecimento.
    É balanceada e personalizada.

    ResponderExcluir
  32. Não há pesquisas científicas que comprovem que a utilização do chá de chuchu traga algum benefício para o tratamento da labirintite.

    ResponderExcluir
  33. O chuchu pode enganar muitas pessoas mas ele também é um alimento bastanta calórico. Para você ter uma idéia um chuchu pode chegar a 400 kcal!! Portanto também não exagere no chuchu!

    ResponderExcluir
  34. Olá Marcia gostei do seu blog.
    Eu fasso assim, depois de higienizar o chuchu duro aquele chuchu velho que ninguém da bola para ele, eu divido em duas partes, coloco na panela de pressão ate´cobri-lo com agua, acrescento uma pitada minima de sal, levo a cozinhar, após a panela começar a xiar eu desligo a panela e deixo um pouco a pressão, tiro o vapor, se tiver ao dente, coloco agua fria para frear o cozimento do chuchu, puxo a casca com uma faca de mesa e retiro a semente, ambas as partes vão estar verdes e parecida com um veludo. Você pode preparar maionese, fazer picadinho ou lascadinho. Esta é a melhor maneira que eu encontrei para desgustar esta fruta que quase ninguém da bola para ela. Eu particularmente prefiro ele cozido com o minimo de sal.

    ResponderExcluir
  35. Marcia se o chuchu é calórico como ele pode fazer bem a pressão?

    ResponderExcluir
  36. qual a porção ideal para se consumir chuchu diariamente?

    ResponderExcluir
  37. O chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta porque tem efeito diurético, ou seja, aumenta a excreção de íons (sódio) e água.

    ResponderExcluir
  38. Para saber quanto comprar, calcule 3 chuchus médios para 4 pessoas/dia.

    ResponderExcluir
  39. sentia muita dor de cabeça é era presaõ, mim falaram, que o suco do chuchu é bastante curavel, tomei e agora estou mim sentindo otima depois que tomei. recomendo a todos o chuchu é um dos milagres da medicina natural.

    ResponderExcluir
  40. Qual o alimento q queima gordura mais rapidamente?

    ResponderExcluir
  41. O chuchu é melhor cozido ou cru para presao alta??

    ResponderExcluir
  42. Todo mundo sabe que açaí é uma fruta extremamente calórica, no entanto, em quantidades razoáveis, o seu consumo ajuda o corpo a queimar mais calorias e gordura. Veja abaixo os melhores alimentos para acelerar a sua perda de peso:
    1.Amêndoas– O ácido linoléico ajuda o corpo a melhor metabolizar gorduras. A amêndoas, assim como outras frutas oleaginosas como nozes e castanhas em geral, melhoram a pele, o cabelo e ainda ajudam o cérebro evitando doenças como Alzheimer! Mantenha o consumo mínimo, porém! Amêndoas, nozes e castanhas possuem muitas calorias e devem ser consumidas com muita moderação.
    2.Morango, mirtilo e framboesa– Repletos de vitamina C e fibras, essas frutinhas ajudam a queimar mais gordura durante os exercícios além das fibras ajudarem com a sensação de saciação, reduzindo o apetite.
    3.Canela– A canela ajuda a controlar a insulina, evitando picos que acabando sinalizando incorretamente para o corpo que ele deve guardar gordura ao invés de queimá-la. Você pode consumir canela de uma porção de formas diferentes, desde chás até adicionando um pouquinho em sobremesas, iogurte, cereais ou até mesmo no café.
    4.Mostarda– O componente ativo da mostarda, o tumérico, ajuda a tornar mais lento o crescimento de tecido gorduroso. Você pode consumir as próprias folhas de mostarda ou pode consumir o tempero industrializado adicionando-o a sanduiches, saladas, cachorro-quente, etc.
    5.Laranja– As flavonas na laranja ajudam a queimar gordura literalmente, tanto que a laranja (ou o seu extrato) é um ingrediente comum em pílulas para emagrecimento.
    6.Brócolis– Um vegetal rico em fibras que adicionado a qualquer refeição ajuda-o a controlar as porções já que fibras dão uma sensação de saciedade, tornando fácil a meta de comer controladamente. Mas um dos aspectos mais favoráveis do brócolis na perda de peso é mais forte ainda do que as fibras. O brócolis possui um agente que luta contra os xenoestrogênios, substâncias que imitam o hormônio estrogênio e causam o aumento do açúcar no sangue, levando invariavelmente ao ganho de peso e comprometimento da saúde do sistema cardio-vascular.
    7.Espinafre– Mais um “verdinho” rico em fibras que de quebra possui outro benefício que ajuda na perda de peso. O espinafre é riquíssimo em cálcio, que por sua vez, é um mineral que ajuda a reduzir a quantidade de enzimas produtoras de gordura, além de ajudar na quebra das gorduras.
    8.Açaí– Como disse no começo do artigo, o açaí é uma fruta que ajuda a queimar gordura acelerando o metabolismo e ajudando o corpo a trabalhar de forma mais eficiente e rápida.
    Sempre mantenha porções desses alimentos altamente calóricos no mínimo possível. Consuma-os quase como se fossem “medicamentos”, ou seja, você os consome porque eles terão um benefício calculado em seu corpo.

    ResponderExcluir
  43. Marcia desculpe minha ignorancia no assunto mas você diz que um prato de sobremesa de chuchu tem 55 calorias e depois disse que um chuchu pode ter 400kcal não entendi

    ResponderExcluir
  44. Em um prato de sobremesa cabe 5 colheres (de sopa) de chuchu, o que é bem menos que uma unidade de chuchu.

    ResponderExcluir
  45. Gestante com hipertensão pode tomar chá de folha de chuchu? Obrigda

    ResponderExcluir
  46. Não há muito que você possa fazer para manter sua pressão baixa durante a gestação. Beber bastante líquido e não abusar do sal na alimentação é sempre positivo.
    Nunca é demais tentar descansar o máximo possível e fugir do estresse, principalmente no trabalho.
    Nunca falte a uma consulta do pré-natal, mesmo que não esteja se sentindo bem, e preste atenção para ver se sua pressão está sendo verificada. E, se numa eventualidade sua pressão subir e o médico preferir que você fique internada, arme-se de paciência e lembre que é pelo seu bem, e pelo do bebê.

    ResponderExcluir
  47. ma posso comer so salada de chuchu na janta pra emagrecer e eu ando 30 minutos no simulador de caminhada vai ajudar a emagrecer ?

    ResponderExcluir
  48. Acrescente repolho e cenoura à salada de chuchu e coma à vontade.

    ResponderExcluir
  49. Pra cozinhar o. Chuchu temos que tira a casca?

    ResponderExcluir
  50. Ei Brasil, um Alo do Canada to all !!
    Eu gostaria de saber como fazer um cha de chuchu...
    Eu nao tenho folhas aqui, somente o chuchu..
    E possible?
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  51. Sim, é melhor cozinhar sem a casca.

    ResponderExcluir
  52. Tudo bem Sammy Coco?
    Ferva uma xícara de água e coloque pedaços da polpa do chuchu, deixando em infusão por 10 minutos.

    ResponderExcluir
  53. e o chuchu para quem è diabetico?

    ResponderExcluir
  54. Adoro chuchu primeiro cozinho depois faço salada com sal azeite e vinagre fica uma delicia...

    ResponderExcluir
  55. Quem é diabético não pode ingerir nenhum alimento contendo açúcar, mas, em quantidades reduzidas, pode consumir alimentos contendo carboidratos.
    Verduras como alface, rúcula, agrião, repolho, couve, escarola, almeirão, espinafre, entre outros, estão liberados da mesma maneira que legumes como abobrinha, chuchu, vagem, abóbora, berinjela, couve flor e brócolis.

    ResponderExcluir
  56. Gostei muito de seu site... vc esta de parabens... pela sua inteligência..enfim... tudo bem resumidinho... gostei muito...

    ResponderExcluir
  57. como dar sabor aos alimentos,não usando o sal.

    ResponderExcluir
  58. Para fugir das armadilhas do sal, o ideal é incluir nos pratos preparados em casa ervas frescas, cebola e alho.
    Se você gosta de variar, mostarda em grãos, cardamomo e outras especiarias são outras opções para dar sabor à comida.
    Ao cozinhar prefira os temperos naturais, como orégano, salsinha, coentro e manjericão.
    Já os temperos prontos industrializados são mais calóricos e podem trazer sódio em sua composição.
    Outra dica é não temperar saladas com sal. Faça um molho usando azeite, mostarda e suco de limão.

    ResponderExcluir
  59. gosto do suco com abacaxi ou cru

    ResponderExcluir
  60. Pessoal, estou começando a tomar suco de chuchu e comprei hortelã para adicionar no meu suco. Acredito que gelado deverá ser muito refrescante. Pretendo ainda misturar com cenoura ou abacaxi.
    Fica a ideia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  61. NA MINHA GESTAÇÃO TIVE PROBLEMAS DE PRESÃO,APÓS O PARTO TIVE QUE FICAR EM OBSERVAÇÃO POR ALGUMS DIAS ,ATE MEU MARIDO VER NA NET OS BENEFICIOS DO CHÁ DE CHUCHU,E RESOLVEU MESMO CONTROLEI MINHA PRESSÃO.

    ResponderExcluir
  62. Adoro chuchu de qualquer jeito e se faz bem a saúde, melhor ainda.

    ResponderExcluir
  63. amei os comentários, estou de regime gostaria de saber, se salada de chuchu só com limão faz bem pois adoroo

    ResponderExcluir
  64. Quando você prepara uma salada com limão está utilizando suas propriedades juntamente com as das verduras e legumes, pois cada alimento possui propriedades que são benéficas para a saúde. As saladas de legumes (abobrinha, chuchu, beterraba, cenoura, abóbora, couve, salsa, alface, rúcula, almeirão, brócolis, inhame, etc.), devem sempre estar associadas ao limão, pois além de todas suas propriedades é ainda alcalinizante de distúrbios ácidos do estômago, cicatrizante de mucosa lesada e possui propriedades bactericidas naturais.

    ResponderExcluir
  65. gostei de todas as recomendações e realmente tirei as minhas duvidas,. muito obrigada por tudo. Sou Angolana e ja comecei o chá de chuchu e agora sinto me muito bem.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  66. Gostaria de saber, se o chuchu é contra indicado para pessoas que tem problema de Diabete. Me disseram que o chuchu não faz bem para pessoas com essa doença.

    ResponderExcluir
  67. Quem é diabético não pode ingerir nenhum alimento contendo açúcar, mas, em quantidades reduzidas, pode consumir alimentos contendo carboidratos.
    Verduras como alface, rúcula, agrião, repolho, couve, escarola, almeirão, espinafre, entre outros, estão liberados da mesma maneira que legumes como abobrinha, chuchu, vagem, abóbora, berinjela, couve flor e brócolis.

    ResponderExcluir
  68. Posso bebe e comer todos os dias

    ResponderExcluir
  69. Olá! Então, quando eu bebo muita água eu faço muito xixi. Isso é o suficiente para baixar a pressão, ou tenho que tomar o chá de chuchu?

    Obrigada e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  70. Urinar bastante não quer dizer que os rins estejam funcionando adequadamente. A pressão alta, além de exercer efeitos deletérios sobre os rins que vão perdendo a função a ponto de ser necessário recorrer à diálise, pode provocar também impotência sexual. O chá de chuchu é uma boa opção.

    ResponderExcluir
  71. No chá do chuchu coloca açúcar ou não Márcia???

    ResponderExcluir
  72. Não coloque açúcar no chá de chuchu.

    ResponderExcluir
  73. As FOLHAS do chuchu também podem ser comidas? Dá pra fazer refogado ou salada com elas?

    ResponderExcluir
  74. Do chuchu nada é desperdiçado: podem-se consumir as folhas, brotos e raízes da planta, depois de devidamente lavados. Você pode fazer as folhas refogadas ou cozê-las com arroz.

    ResponderExcluir
  75. O Chuchu cortado e mantido fora da geladeira se não estiver mole, pode ser consumido ?

    ResponderExcluir
  76. O produto já descascado e picado conserva-se por até 3 dias após seu preparo, desde que mantido embalado em vasilha tampada ou em saco de plástico, na gaveta inferior da geladeira.

    ResponderExcluir
  77. É incrível! abaixa mesmo a pressão arterial.
    Estou tomando ele descascado e batido no liquidificador com três gotas de adoçante e algumas gotas de limão. FANTÁSTICO!!!


    ResponderExcluir
  78. O chá de folha de Chuchu ajuda a baixa a pressão e quantas x posso toma no dia ?

    ResponderExcluir
  79. OLA bom dia M arcia, comecei a tomar o chá da folha de chuchu ontem e minha pressão ja abaixou de 18 10 para 14 9 estou muito feliz ,pois nem remedios estava abaixando ela, nossa e comi salada no almoço e janta, sem sal estou me sentindo otima, obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  80. coloquei as casca do chuchu dentro de um litro de água, deixei dentro da geladeira para tomar toda vez que sentir sede. ajuda a combater a pressão alta?

    ResponderExcluir
  81. verdade que colocando açúcar na beterraba crua e deixando no sereno combate a tosse?

    ResponderExcluir
  82. Não há estudos científicos que comprovem que a casca de chuchu também abaixa a pressão arterial.

    ResponderExcluir
  83. Corta-se a beterraba em rodelas finas, que se põe numa tigela. com mel por cima. Deixa-se durante a noite ao sereno. De manhã escorre-se o xarope que se forma e dá-se de beber às crianças que estejam com tosse.

    ResponderExcluir
  84. E pena não haver todo ano

    ResponderExcluir
  85. Olá Márcia, gostaria de saber se para combater a alta pressão arterial é melhor comer o chuchu cozido ou bater no liquidicador ele cru sem casca e com água. Obrigada.

    ResponderExcluir
  86. Não há estudos científicos que comprovem que o chuchu batido com água também abaixe a pressão arterial. Se for cozido sem sal, o chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta.

    ResponderExcluir
  87. OLA MÁRCIA ADOREI O SEU BLOG, DIZEM OS MAS VELHOS QUE HOMEM NUM PODE COMER MUITO CHUCHU POIS DA IMPOTÊNCIA SEXUAL E VERDADE?

    ResponderExcluir
  88. Sim, pode ser comido cru ou cozido.

    ResponderExcluir
  89. preciso esclarecer uma Dúvida...
    aquele bROTO que fica dentro do CHUCHU pode ser comido junto com o Guisado que fazemos em casa????? pq geralmente tiramos e jogamos fora, aquilo faz mal?

    ResponderExcluir
  90. Do chuchu nada é desperdiçado: podem-se consumir as folhas, brotos e raízes da planta, depois de devidamente lavados.

    ResponderExcluir
  91. Olá Márcia, tudo bem contigo? Bom te encontrar por aqui. Te achei porque queria saber se eu poderia comer a folha do chuchu! Legal.... Um abração com saudade pra você. Pr. Ezeir Bacelar

    ResponderExcluir
  92. Oi, sofro muito com insonia, e disseram-me que o chá de chuchu é otimo para insonia, tão bom, que temos que tomar no momento que vamos pra cama. você confirma, as propriedades do chuchu, para insônia?

    ResponderExcluir
  93. gostaria e saber se diabético pode comer quiabo

    ResponderExcluir
  94. O chá feito com as folhas do chuchu trata insônia.

    ResponderExcluir
  95. O quiabo, além de ser ótimo para o diabetes, é riquíssimo em vitaminas como, por exemplo, a vitamina A, a vitamina B1, vitamina B2, minerais, proteínas e fibras.

    ResponderExcluir
  96. A minha esposa faz suco de chuchu com limão e raspa de laranja, sem açucar ou com o açucar "Demerara", fica uma delicia!

    ResponderExcluir
  97. Ola, gostaria de saber se o chuchu pode ser consumido qdo esta brotando? Ou é igual a batata que quando está brotando faz mal a saúde?

    ResponderExcluir
  98. Sim, o chuchu pode ser consumido quando está brotando, inclusive com as flores, folhas novas e as gavinhas jovens.

    ResponderExcluir
  99. olá boa noite , estou grávida de 14 semanas e 3 dias tomo remédio para pressão alta e me indicaram tomar o chá das folhas do chuchu e estou tomando varias vezes no dia... será que faz mal?

    ResponderExcluir
  100. Não há muito que você possa fazer para manter sua pressão baixa durante a gestação. Beber bastante líquido e não abusar do sal na alimentação é sempre positivo.
    Nunca é demais tentar descansar o máximo possível e fugir do estresse, principalmente no trabalho.
    Nunca falte a uma consulta do pré-natal, mesmo que não esteja se sentindo bem, e preste atenção para ver se sua pressão está sendo verificada. E, se numa eventualidade sua pressão subir e o médico preferir que você fique internada, arme-se de paciência e lembre que é pelo seu bem, e pelo do bebê.

    ResponderExcluir
  101. Pode ser feito suco com o chuchu cru?
    Como ele deveria ser preparado para o suco? Tentei fazer mas quando fatiado ele cria uma gosma.

    ResponderExcluir
  102. Você pode passar o chuchu na centrífuga ou batê-lo no liquidificador com laranja, abacaxi, hortelã ou cenoura.

    ResponderExcluir