Você quer deixar a carne mas tem dificuldades para elaborar um novo cardápio? Então esse post é para você!
Segundo a pesquisa realizada pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), que conversou com brasileiros de todas as regiões, quase 50% dos pesquisados disseram que, por vontade própria, deixam de comer carne pelo menos uma vez na semana. Seja por conta da alta no preço da carne ou por hábitos de saúde, a verdade é que brasileiro tem comido menos carne.
Entretanto, muita gente ainda acredita, que uma alimentação sem carne, é deficiente de proteínas. Porém, este é um grande mito!
Mas, o obstáculo que muitos enfrentam ao decidir eliminar a carne da dieta, é encontrar variedades de prato que se enquadram no regime vegetariano.
Caso ainda tenha dúvidas que uma dieta sem carne é o melhor caminho, este próximo tópico pode te ajudar.
Por que é importante PARAR de comer carne?
Aqui no blog já deu para ver que se alimentar melhor não é tão difícil assim. Mas, optar pelo vegetarianismo, é elevar a saúde à níveis mais profundos.
Sabe por quê?
Bom, a Organização Mundial da Saúde (OMS), já classificou o uso de carnes processadas – salsichas, linguiças, peito de peru – e carne vermelha como potencial causadora de câncer.
As carnes processadas estão classificadas no grupo 1 da organização (dividindo posição com o tabaco), pois já existem evidências suficientes de sua ligação com o câncer.
Já as carnes assadas em brasa ou defumadas, também prejudicam a saúde, pois liberam substâncias como a amina e o alcatrão (também encontrado no cigarro) que são altamente cancerígenas. Sendo assim, a organização tem procurado desestimular o consumo desses alimentos.
Por outro lado, outra preocupação mundial quanto ao consumo da carne, são os efeitos ao meio ambiente. Só para citar um dos vários motivos de como a dieta onívora prejudica a natureza, vamos falar sobre a relação com a água!
Você sabia que na criação do gado para abate, a quantidade de água usada é 10 vezes maior do que o necessário para a plantação de cereais, que alimenta muito mais pessoas? Esse dado é bem preocupante, se pensarmos que em vários locais do mundo já existe crise hídrica.
Por isso que, parar de comer carne, não é apenas uma questão de saúde – que já seria um ótimo motivo! – mas é uma urgência para a preservação do planeta, para nossa geração e as futuras.
Programa 5 ao dia
A alimentação saudável deve ser rica em variedade e deve conter, principalmente, frutas e hortaliças, pois estes alimentos protegem o organismo de uma série de doenças como o câncer.
Sobre ter variedade no prato, as cores dos alimentos podem servir de orientação na hora da escolha. E é aí que entra o programa 5 ao dia, que começou nos Estados Unidos, mas tem ganhado força em outros países.
“O programa incentiva a importância de obter os pigmentos vermelho, amarelo ou laranja, roxo, verde e branco em nossas refeições”, afirma a nutricionista. Isso é importante porque é na variedade das cores que estão as vitaminas, os minerais e os fitoquímicos essenciais para a manutenção da saúde.
Então, escolha uma fruta ou verdura de cor diferente da refeição anterior. Logo, você vai ver como é fácil manter uma alimentação deliciosa e saudável. É na variedade de cores dos alimentos que você encontra saúde!
Esperamos que as dicas deste post, sejam uma mão na roda para você ter sucesso na dieta sem carne.
Compartilhe esse post com outros amigos e ajude outras pessoas a encontrar mais saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário