O verão está aí! E junto com ele vem a preocupação com a aparência do corpo. Prova disso é o aumento do número de pessoas nas academias por todo o Brasil.
A busca pelo corpo perfeito é o que move essas pessoas, mas ficar horas correndo na esteira e pegando peso, faz com que a maioria das pessoas que começam a se exercitar, desanime e desista de ir à academia.
Hoje vamos falar sobre uma alternativa legal para fugir dos exercícios tradicionais e obter resultados cada vez melhores em emagrecimento e definição. A nossa dica de hoje é o cross fight!
Com o treino do cross fight você alivia o estresse e aprende técnicas de defesa pessoal enquanto queima gordura. Além disso, você tem duas opções, treina em casa e faz como as milhões de pessoas que já estão perdendo peso com o cross fight em casa, ou procura uma academia especializada e se exercita com mais pessoas e com mais instruções.
O que é o cross fight?
O cross fight é a última moda nas academias de todo o mundo. As aulas de cross fight te fazem queimar até 1200 calorias em apenas uma aula.
Isso porque essa modalidade de treino tem base nas modalidades de luta mais conhecidas do mundo, onde se mistura as técnicas do MMA, do Muay Thai e do Wrestling, para aliviar o estresse (bater em sacos de pancada e descarregar toda a sua raiva. Olha que maravilha!) e ainda aprender técnicas de defesa pessoal.
O cross fight é um programa de treinamento fitness.
Quem pode queimar gordura com o cross fight?
Há muitas pessoas de biotipos diferentes, que estão começando a procurar pelo cross fight nas academias, isso porque na prática desse treino há muitas variações que permitem atender a pessoas de qualquer idade.
Mas atenção: é necessário ter força e agilidade para praticar as séries de cross fight, então recomenda-se já ter experiência em atividades físicas, ou seja, não ser sedentário ao se matricular nas aulas de cross fight.
Porque o cross fight queima gordura?
As suas séries usam princípios de treinamentos que trabalham com o treinamento físico de forma intervalada, objetivando a queima de calorias e a tonificação de todo o corpo. Ele é ainda mais eficiente do que outros exercícios, por possibilitar trabalhar com todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, esculpindo o corpo e tornando a queima de gordura algo prazeroso.
|
Saúde no novo milênio. Não devemos esquecer a saúde pessoal. Afinal, é preciso evitar erros antigos para viver bem, não importa quanto tempo isso seja possível. Cada vez mais especialistas relacionam a qualidade da saúde à prevenção. E esse princípio está presente em cada linha desse blog.
29.12.17
COMO PERDER ATÉ 1200 CALORIAS COM UMA AULA DE CROSS FIGHT
15.12.17
RABANETE
ORIGEM : Originário de regiões da China e da Europa, cultivado desde a civilização egípcia. Na Grécia, o rabanete era oferecido em um vaso de ouro ao Deus Apolo, em rituais de adoração.
TIPOS: redondos, alongados e cilíndricos; de diversas cores: vermelhos, rosados, arroxeados, cinzentos ou brancos; e com tamanhos que variam entre 2 e 5 cm de diâmetro.
MODO DE COMPRAR : O rabanete fresco e bom para o consumo deve ser liso, firme, sem manchas ou machucados. As folhas também devem estar viçosas e bem verdes. Para saber quanto comprar, calcule 4 ou 5 rabanetes por pessoa.
MODO DE CONSERVAR : Retire as folhas, cortando bem rente à raiz. Lave os rabanetes, coloque em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira.
MODO DE CONSUMIR : deve ser consumido cru em saladas, para um melhor aproveitamento de seus nutrientes. Já as folhas e sementes, que também contém Vitaminas e minerais, podem ser preparadas em saladas, sopas e refogados.
COMPOSIÇÃO : O Rabanete é um alimento muito rico em Vitamina C. Mas, além disso, também apresenta Enxofre, Potássio, Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Cloro e Magnésio.
VALOR CALÓRICO : 100 gramas de rabanete cru fornecem 15,9 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Possui muitas propriedades terapêuticas, dentre elas, estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias, ajuda o funcionamento dos rins e do fígado, além de evitar a formação de cálculos na vesícula e rins.
RAIZ FORTE Wasabi 
ORIGEM : Leste europeu – é muito usada como tempero na cozinha japonesa, pertencendo à mesma família do nabo, do rabanete e do agrião.
CARACTERÍSTICAS : As três espécies de Raiz Forte mais conhecidas são: - Armoracea lapathifolia; Narturtium armoracea e Raphanus magna, com raízes idênticas às do nabo comprido, as folhas são fibrosas, com sabor picante, tanto quanto o da mostarda.
OUTROS NOMES : Em outras línguas: - Inglês: Horseradish;
- Espanhol: Raiz picante;
- Francês: Raifort;
- Italiano: - Rafano;
- Japonês: Wasabi;
- Alemão: Meeretich.
MODO DE COMPRAR : Erva fresca ou em pó.
MODO DE CONSUMIR : É usada para temperar embutidos em geral, verduras, molhos, sopas, marinados e iguarias orientais. Deve ser consumida logo depois de moída, caso contrário, perde o aroma.
Observação : É contraindicada para pessoas com distúrbios do estômago ou do intestino. Além disso, pessoas sensíveis podem apresentar náuseas, queimação, vômitos, irritação nasal.
COMPOSIÇÃO : Rica em vitaminas A e C; - Sais minerais.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Eficiente ação anti-séptica, antiescorbútica, digestiva, diurética, estimulante e laxativa, bem como é eficaz na gripe, febre, infecção urinária, reumatismo, dores musculares, bronquite e rouquidão.
REPOLHO
TIPOS : Pode ser encontrado nas seguintes variedades e tipos: - Branco, mais comum; - Verde ou repolho-crespo; - Roxo. Podem ser redondos, achatados ou pontudos, e variam também na consistência, que vai da mais macia até a mais dura.
MODO DE COMPRAR : É facilmente encontrado em feiras-livres, quitandas e supermercados, vendido por peça ou por peso, sendo preferível escolher os mais pesados e firmes. Quanto às folhas, escolha as viçosas, rijas, sem rasgos ou sem marcas de insetos. Quanto ao talo, deve ser compacto e claro, porque, se estiver mole e com cor mais escura, é uma peça mais velha.
Quantidade : Uma peça pequena, em torno de 300 gramas, dá para duas pessoas, em média, lembrando que cerca de 100 gramas do repolho não são podem ser aproveitados.
MODO DE CONSUMIR : O repolho pode ser usado em saladas, sopas, ensopados e refogados, além de outras opções, tais como na culinária oriental – caso do “charuto árabe”, quando é recheado com cebola e outros temperos. Pode ser consumido cru ou cozido, mas o ideal é que seja cru, porque é menos indigesto e provoca menos gases e, além disso, há maior aproveitamento da Vitamina C nele contida.
COMPOSIÇÃO : É rico em: - fibras; - sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, potássio, enxofre); - vitaminas A, do complexo B e C.
VALOR CALÓRICO : 100 gramas de repolho cru fornecem cerca de 25 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Contém antioxidantes e substâncias que melhoram a resistência contra doenças. Diminui o risco de doenças do coração, derrames e ajuda a prevenir o câncer de cólon e os tumores malignos causados pelo estrogênio, além de ajudar na cicatrização de úlceras pépticas. Mas pode causar distensão abdominal e flatulência e desprende um odor forte e desagradável de enxofre durante o cozimento e ao expelir gases intestinais.
RÚCULA
CARACTERÍSTICAS : Também conhecida como mostarda persa, é uma planta da família da mostarda e também tem sabor picante, embora seja mais forte e mais amargo, o que restringe seu uso, porque pode interferir nos demais alimentos.
COMO COMPRAR : É vendida em maços. Quando fresca, as folhas devem bem verdes, firmes e viçosas. Se estiverem amareladas, murchas ou com pequenos pontos pretos, não servem para o consumo.
QUANTIDADE : Deve-se calcular 1 maço para 4 pessoas (se for preparar em forma de salada) e comprar 2 maços, se a intenção for refogar.
COMO CONSERVAR : Se colocar num saco plástico e guardar na gaveta inferior da geladeira aguenta por 2 ou 3 dias.
COMO CONSUMIR : É um excelente equilíbrio para as refeições mais pesadas. As formas de preparo podem ser: - crua, em saladas; - refogada; - recheio de pizzas ou, como sempre, conforme a criatividade e o gosto pessoal de cada pessoa.
COMPOSIÇÃO : É semelhante a da mostarda: - Rica em proteínas; - Vitaminas A e C; - Sais minerais: - Cálcio; - Ferro; - Fósforo; - Potássio; - Sódio; - Manganês e Magnésio.
VALOR CALÓRICO : 100 gramas de rúcula crua fornecem 19 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Ajuda no funcionamento do intestino, atuando como anti-inflamatório nas colites.
9.12.17
GOSMENTO, MAS SAUDÁVEL
Dentre os diversos vegetais que estamos acostumados em nosso cardápio o quiabo
é um dos que desperta maior misto de sentimentos entre as pessoas. Os
que gostam, o amam com intensidade quase maternal, mas, em compensação,
os que dizem não apreciar o alimento declaram guerra ao vegetal.
Mas no post de hoje nós vamos apresentar argumento suficientes para
fazer com que os apaixonados intensifiquem ainda mais seus sentimentos, e
os que não se dão muito bem com o legume, possam, pelo menos, mudar um
pouco sua visão quanto ao muitas vezes injustiçado quiabo.
A cápsula fibrosa recheada de sementes é muito popular em Minas Gerais, mas tem espaço garantido no cardápio de diversos preparados em todo o país e, também, no exterior. Aliás, ele é originário da África e foi trazido no período do Brasil colônia por escravos.
Falando de saúde, o fruto possui uma quantidade significativa de vitamina C (que pode se perder, com o cozimento), vitamina A (muito importante para o bom estado da visão) e, também, possui vitaminas do complexo B (fundamentais para o processo de crescimento).
A hortaliça traz também em sua composição o cálcio, o ferro, fósforo e o cobre, nutrientes que ajudam na formação dos dentes, ossos e renovação saudável do sangue.
Muita gente reclama da estranha “gosma” que o vegetal solta quando
está sendo preparado e utiliza isso como desculpa para não consumir o
alimento. Muitas técnicas existem para amenizar e disfarçar a presença
da desagradável substância.
Vale a pena você dar uma pesquisada sobre como obter os resultados.
Uma das formas é pingar gotas de limão durante a preparação do prato.
Aproveite para desfrutar dos inúmeros benefícios desse alimento que
pode, quando bem preparado, agradar ao seu paladar e, paralelo a isso,
beneficiar a sua saúde e a das pessoas que você se importa.
2.12.17
6 MITOS Sobre REEDUCAÇÃO ALIMENTAR! Saiba Quais são e TENHA SAÚDE!

Dietas
são assuntos amplamente
comentados em academias, revistas "especializadas", blogs, sites,
vídeos do Youtube, etc. Com isto muita informação é difundida, porém
muitos mitos surgem e acabam se confundindo em meio a formas eficazes
de se alimentar. Não conhecer estes mitos pode fazer com que cometa
excessos em sua alimentação e não consiga emagrecer.
Aqui
separei 6 mitos mais frequentes sobre dietas. Muitos geralmente são
ditos com base em algo que até faz sentido, mas como é mau explicado
pode levar as
pessoas a cometer erros durante a alimentação. Se identificar qualquer um
destes mitos em seu dia a dia é hora de fazer uma boa análise em sua
alimentação e verificar se realmente fará com que emagreça e também com que
mantenha a saúde.
Vale lembrar que estar no peso ideal sempre é algo associado a manter a saúde. As dietas que fazem
emagrecer muito rápido
geralmente prejudicam a saúde e acabam não sendo eficazes a longo prazo.
Assim que termina a dieta a pessoa acaba ganhando peso novamente. É importante que saiba isto pois algumas dicas a seguir vão contra o que
algumas dietas radicais afirmam.
6 Erros que Talvez Esteja Cometendo na Alimentação!
Pode Beber Sucos Naturais a Vontade
Esta
pode parecer uma dica saudável e boa para sua dieta, porém não deve
esquecer que sucos também possuem calorias e em excesso poderão estar
atrapalhando
sua reeducação alimentar. Afinal é muito difícil alguém lembrar de ficar contando
calorias dos sucos. Para manter o corpo hidratado deve ser água mesmo; os sucos são ideais para os lanches durante o dia.
Azeite não engorda
Este é um exagero devido ao fato de que azeite seja uma fonte de gorduras monoinsaturadas (benéficas para o coração), porém ainda deve ser
considerado que, assim como qualquer outro óleo, possui calorias.
Basta não abusar do azeite e não estará sabotando sua reeducação alimentar.
Alimentos congelados engordam
Este
é outro mito que na verdade ocorre por falta de observação. Não é que o
fato de o alimento ter sido congelado fará com que seja
contraindicado para a alimentação; na verdade o que acontece é que muitos dos
alimentos congelados são massas e engordam por serem altamente
calóricas e não por serem congelados. Se
quiser congelar seus alimentos para ter mais praticidade no dia a
dia pode fazer isto sem medo, pois o alimento não alterará as calorias.
Fumar emagrece
Isto é uma grande
besteira. O fumo não tem nenhuma relação com o peso. Caso isto fosse
verdade não existiriam fumantes obesos. Basta olhar nas ruas e verá que
estão por todos os lados. Se ainda não parou de fumar para "controlar o
peso", pode parar, pois o fumo não afetará isto. Algumas pessoas
engordam
ao parar de fumar, mas não por largar o tabagismo e sim por passar a
comer muito, trocando um vício por outro.
Comida japonesa não engorda
Se
pensa que comida japonesa não engorda se enganou, pois aqui há dois
pontos a observar. O primeiro é o fato de que o que costumamos comer
nos restaurantes não é exatamente o que se come no dia a dia no Japão.
Outro ponto é que algumas comidas, como os molhos, muitas vezes são elaborados com saquê e
açúcar, o que os torna avessos a sua reeducação alimentar. Portanto não abuse da comida
japonesa, lembre-se que é comida como qualquer outra.
Alimentos Diet Ajudam a Emagrecer
Alimentos indicados como diet não são criados para ter menos calorias, mas sim para não conter açúcar. São feitos para diabéticos. É importante
que saiba também que, em alguns casos para balancear o sabor, as empresas
utilizam outros ingredientes que podem até aumentar a quantidade de
calorias. Para a reeducação alimentar o mais indicado é optar por integrais.
25.11.17
NANA NENÉM...

Não é apenas “fofo” ver os bebês dormindo. Uma pesquisa apresentada pela Sociedade de Neurociência Cognitiva (CNS),
nos Estados Unidos, revelou que os bebês que tiram um cochilinho
conseguem aprender novas habilidades e têm maior facilidade em reter
conhecimentos. Uma das autoras do estudo informou que o sono não é
apenas um mecanismo fisiológico, ele é também fundamental para formação
de memórias duradouras.
A pesquisa mostrou que os pequeninos que repousaram após estudar
novos conhecimentos sobre linguagem conseguiram aplicar essas estruturas
em outras frases. Os cientistas recomendam que um bebê durma de 12 a 14 horas por dia. Uma criança maior já pode se adequar à uma média “adulta” de 8 a 10 horas.
Mas pediatras afirmam que quanto mais as crianças dormem melhor
para o desenvolvimento imunológico, neurológico e cognitivo. E o erro
da privação do sono é recorrente entre os pais. Especialistas garantem
que esse pode ser um dos piores enganos que pode se cometer.
Outro erro frequente está relacionado aos “preparativos” para o sono.
A maioria das pessoas pensa que essa etapa só começa à noite. Na
verdade, o horário mais adequado para que se inicie o relaxamento é por
volta das 16h, 17h. Mas o que acontece na realidade é que o pai chega e
quer brincar com o filho, assistir TV, jogar videogame, passear… é um
momento inoportuno, já que a criança vai se agitar, fazendo com que isso
influencie para que ele tenha um sono afetado.
Tente cooperar para que o sono seja um excelente auxiliar para a
saúde e o desenvolvimento do seu filho. Respeite horários e faça com que
o “dormir” ocupe mais tempo na agenda do pequeno, garantindo assim que
ele tenha excelentes desempenhos em todas as dimensões da vida.
18.11.17
VITAMINA D E OUTROS NO TRATAMENTO DA ASMA
Se
você apresenta os seguintes sintomas abaixo, seu quadro clínico pode
ser a ASMA. A asma afeta cerca de 20 milhões de americanos aumentou em
mais do que 300% durante os últimos 20 anos. Os sintomas são:
• Aperto no peito
• Falta de ar (dispneia)
• Chiado
• tosse
A
tosse é frequentemente um sintoma desconsiderado em asma, no entanto, é
um dos sintomas ocultos por isso se você sofre de crises inexplicáveis
de tosse, você deve considerar isso relacionado à asma.
Os perigos de tratamentos convencionais para asma
O
tratamento convencional para asma normalmente consiste de um bronco
dilatador não esteroide - um agente anti-inflamatório sob uma inalação.
Isso faz com que as células do músculo liso dos pulmões possam relaxar
abrindo mais as vias respiratórias. Geralmente se esse procedimento não
resolver o próximo passo é tipicamente um esteroide inalado, que é um
agente anti - inflamatório extremamente potente. A razão pela qual esses
tipos de intervenção agressivos são prescritos, é justamente por que o
quadro asmático é muito sério e pode ser fatal.
Infelizmente as abordagens convencionais possuem muitos efeitos colaterais!
Além
de efeitos colaterais locais o efeito colateral mais comum normalmente
não é apreciado, provocado por broncodilatadores não-esteróides,
colocando em dobro o risco de um ataque cardíaco. Os Esteroides, podem sim ajudar a reduzir a inflamação nos pulmões, são repletas de efeitos secundários graves, tais como:
•
As doenças cardiovasculares
• Crescimento prejudicada do corpo e órgãos
internos (incluindo o cérebro )
• Infecções
• Cataratas
• Osteoporose
•
Diabetes
• O ganho de peso
• A pressão arterial elevada, e uma variedade
de outras condições de doença.
Essas
abordagens de drogas agressivas claramente não tratam a causa da asma e
pode ser muito perigoso, até mesmo letal. É claro que devemos evitar recorrer a tais medidas se temos um tratamento alternativo de
grande eficácia. Felizmente, existem estratégias
simples que você pode usar e que vão praticamente eliminar sua
necessidade destes medicamentos, pois estudos tem demonstrado grande
eficácia em alguns, mais que os esteroides.
Estratégia segura e eficaz para tratar a asma
Embora
a asma seja uma doença grave, o tratamento não é tão complicado. Aqui
estão algumas estratégias simples básicas que podem ajudar a tratar a
raiz do seu problema:
Melhore os seus níveis de vitamina D no sangue
Sabemos
agora que há uma ligação muito forte entre os níveis de vitamina D e
asma, uma vez que a vitamina D é o melhor e mais poderoso modulador
imunológico. No entanto, não estou sugiro apenas tomar a dose diária
recomendada que é de apenas 400 unidades por dia, recomendada na
maioria de livros informativos. Suplementos industrializados dentre
outros não possuem efeito positivo algum. Você realmente precisa ter
certeza de que está recebendo doses que elevem a níveis terapêuticos, o
que difere de níveis suficientes apenas. A exposição à luz solar sem protetores solares, consegue adquirir boas doses de vitamina D. Eu venho alertando as
pessoas a preocupar-se com os níveis desta vitamina D, que quando ativada torna-se um hormônio natural e um modulador do sistema
imune.
Considere a hipótese da sua higiene
- Há uma tendência em nossa cultura moderna de ser obsessivo sobre a
limpeza, especialmente em crianças. No entanto isto pode não ser tão
saudável quanto se pensava inicialmente! Parece que o indivíduo exposto a
infecções bacterianas e virais, comuns na criança, pode fornecer o estímulo para o sistema imunológico prevenir a asma
naturalmente até a fase adulta.
Exercício regulares - Exercício (especialmente
em ar fresco se você é um asmático) é realmente importante, pois ajuda a
moderar os níveis de insulina. A atividade física aumenta sua
sensibilidade do receptor de insulina e como resultado, seu corpo produz
menos insulina, o que tende a aperfeiçoá-lo.
Resumindo: melhorar todos os hábitos de vida saudáveis. Você
também pode usar testes de alergia para conhecer melhor o seu sistema
imunológico.
Conclusão:
Você não concorda que é uma estratégia mais segura e mais sábia para
resolver a causa de sua doença, em vez de tratar os sintomas com
medicamentos caros, potencialmente perigosos? Se você seguir estas
estratégias simples mencionadas acima, você pode praticamente eliminar a
sua necessidade de broncodilatadores e esteróides .
Referencias:
[-] Sources and References
11.11.17
O QUE O MOTIVA A PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA?

Já
pensou o que o motiva a praticar exercícios ou mesmo realizar alguma
atividade sozinho ou em grupo? Será que são os modelos com seus corpos
atléticos e as famosas panicats, com seus abdomens sempre a mostra e bem
definidos, ou por motivo mais simples, buscando melhor qualidade de
vida para ter uma vida mais saudável através de uma alimentação mais
balanceada e exercícios físicos?
Na pior das hipóteses, quando
descobrimos que estamos com alguma doença que vai nos privar de ter uma
vida normal junto aos nossos familiares e amigos de trabalho e estudo.
Costumo
falar que quando praticamos qualquer que seja a
modalidade, musculação, treinamento funcional, boxe, aulas de corridas,
alongamentos entre outras, o foco dever ser a saúde e a qualidade de
vida e como conseqüência teremos um corpo mais definido, bonito e
saudável.
A motivação para a prática de atividade física é um tema
muito estudado, para personalizá-la de acordo com o gosto de cada um, de
maneira a fazer sentido para a saúde e ser prazerosa.
Muitas vezes
pessoas querem obter “dicas” para emagrecer, passar em um
concurso que tenha prova física ou como fazer para perder aquela famosa
barriguinha. Digo o seguinte: tenho 10 dicas que irão motivá-los a
iniciar uma atividade física e escolher mudar de vida. A opção agora é
sua.
1ª) Prevenir a aquisição de vários tipos de doenças orgânicas (pressão alta, diabetes e outras);
2ª) Melhorar disposição física para as atividades do dia a dia;
3ª) Melhorar força muscular;
4ª) Estética corporal “atlética”;
5ª) Regulação do sono;
6ª) Recuperação mais rápida dos esforços rotineiros;
7ª) Auto imagem positiva;
8ª) Maior autoconfiança; otimismo frente aos desafios;
9ª) Regulação do humor;
10ª) Sentimento frequente de recompensa.
Em
linhas gerais explico que, para descobrir o quanto é valioso se
exercitar, devemos pensar em três palavras: necessidade, satisfação e
auto-realização.
3.11.17
TODOS QUEREM A "FAMOSA DICA"
§ QUEM NÃO GOSTARIA DE RECEBER AQUELA DICA QUE VAI MUDAR O SEU CORPO EM POUCO TEMPO E OBVIAMENTE COM POUCO OU NENHUM ESFORÇO?
§ QUEM NÃO GOSTARIA DE RECEBER UMA MENSAGEM COM O NOME DA PÍLULA MILAGROSA QUE SECA AS GORDURAS DEIXANDO OS “GOMOS” DO ABDÔMEN APARENTES OU O NOME DA PÍLULA QUE DESENVOLVE OS MÚSCULOS RAPIDAMENTE?
§ QUEM NÃO GOSTARIA DE NÃO NECESSITAR DE DIETA E/OU TREINAR INTENSAMENTE?
Bem meus amigos, eu também gostaria de saber o nome da tal pílula...
Assim como muitos profissionais da área da saúde, também recebo e-mails, mensagens via Facebook e Instagram abordando o mesmo tema: A FAMOSA “DICA”, que poderia também ser chamada de “MILAGRE”, resumidamente para 2 objetivos:
1- Diminuir o % de gordura, em especial da região abdominal e,
2- Aumentar a massa muscular.
E baseando-me neste fato, esclarecerei abaixo os principais pontos para que tal “MILAGRE” venha se tornar realidade.
Leiam e reflitam:
1- Todos os resultados estéticos dependem de uma boa saúde física e mental, e esta depende de hábitos de vida saudáveis:
Falando em hábitos, como vão os seus?
Que tal ir trabalhar de bicicleta ou caminhar por todo ou metade do percurso? Seria excelente para queimar gorduras, ativar o coração, e para o meio ambiente, além de ser mais econômico...
Mas a realidade costuma ser mais ou menos assim:
O indivíduo acordar cedo (forçadamente), sair para trabalhar de ônibus, metrô, trem ou carro e, durante o expediente, comer lanches nada saudáveis (salgados, biscoitos, sanduíches, doces...), almoçar em restaurantes, e ao final do dia, chegar em casa cansado, dar atenção a família (nem todos cumprem este quesito, rs) e dormir. Alguns, felizmente, conseguem encaixar a atividade física antes, durante (no horário de almoço) ou depois do trabalho. Mas que “combustíveis” (alimentos) foram dados ao seu corpo para serem utilizados como energia? Fora a desidratação das células provocada pela quantidade inadequada de água....
E o final de semana? Estes 2 dias para muitos se resumem em dormir, passear (sair para comer e tomar cerveja ou outras bebidas alcoólicas, sem contar os que ainda fumam...) e ficar em casa conectado a internet. E os programas de família ativos como andar de bicicleta, passear nos parques, jogar bola com os filhos por exemplo? O lazer (de preferência ativo), ajuda e MUITO na saúde física e mental, pois alivia o estresse do dia a dia, ativa as articulações, músculos e sistema cardiovascular.
Sobre a alimentação desregrada, que tal levar para o trabalho as próprias refeições feitas em casa de forma saudável? Melhor para a saúde e para o bolso!!!
2- Treinamento sem dieta adequada ao objetivo leva a manutenção ou regressão dos resultados:
Com exceção dos geneticamente privilegiados, a maioria das pessoas depende de treinamentos e alimentação adequados para atingir seus resultados. Para isso existem profissionais que elaboram treinos de acordo com o objetivo, histórico, condicionamento e capacidade física que são detectados nas avaliações, assim como há aqueles responsáveis pela rotina alimentar elaborada a partir das necessidades exatas (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, suplementos, etc...) de cada indivíduo, detectadas através de avaliações e exames... Por isso, treinos e dietas devem ser INDIVIDUAIS;
3- Treinar no máximo 60 minutos por dia já é o suficiente, tanto para hipertrofia como para o emagrecimento;
Treinar durante muitas horas, gera catabolismo muscular (utilização da massa muscular como energia) e aumenta o risco de lesões. Perder massa muscular NUNCA É SAUDÁVEL, pois a mesma protege ossos e articulações, prevenindo doenças degenerativas e lesões, e quanto mais massa muscular, maior a utilização de gordura pelo organismo, tanto em repouso como durante a atividade física. Para aumentar a massa muscular ou perder gordura, 60 minutos, se estendendo no máximo até 80, são mais que suficientes, já que o fator principal é a dieta, responsável por 70% dos resultados.
4- Dormir uma BOA NOITE DE SONO DIARIAMENTE:
Esta é uma das mais preciosas DICAS, pois durante o sono, o corpo e a mente se recuperam dos esforços e estresses provocados pelas tarefas do dia a dia. Uma boa noite de sono previne doenças e lesões, já que as articulações se recuperam (um exemplo é a reidratação dos discos intervertebrais) e, no caso dos praticantes ou atletas de musculação, os músculos se desenvolvem, pois os hormônios anabolizantes são liberados durante este período. Mais um benefício é a utilização da gordura como principal fonte de energia.
Espero que estas DICAS tenham ajudado!
Abraços
21.10.17
ESCOVA ELÉTRICA: SAIBA SE VALE A PENA INVESTIR
Cada
vez mais escovas elétricas ocupam as prateleiras das farmácias e dos
supermercados. Mesmo assim, são as convencionais que costumam parar nas
pias da maioria dos brasileiros. Será que, em nome da saúde bucal,
chegou a hora de aposentar os modelos comuns e investir na versão movida
a pilha ou bateria? Bom, algumas pesquisas já compararam os dois tipos.
Uma delas, conduzida na Universidade de Sheffield, na Inglaterra,
aponta que as escovas com movimentos automáticos de rotação e oscilação
são, sim, mais efetivas para remover a placa bacteriana e reduzir o
risco de desenvolver gengivite. Porém, outro experimento, esse assinado
por uma equipe do Hospital Frenchay, também no Reino Unido, não chegou a
quaisquer evidências de que elas realmente limpam melhor os dentes.
"Ainda
falta uma prova clara de que as escovas elétricas sejam mais eficazes
em relação às normais", resume a dentista Livia Tenuta, professora da
Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de
Campinas, no interior paulista. "Muitos dos trabalhos científicos
disponíveis não cobrem um período de tempo longo o suficiente para
avaliar todos os possíveis efeitos dos equipamentos mais modernos",
explica o odontologista Fabio Correia Sampaio, docente da Universidade
Federal da Paraíba.
Embora
não exista um vencedor incontestável nesse duelo, os profissionais já
citam alguns benefícios obtidos com as elétricas. "Seus movimentos
padronizados, por exemplo, são bem-vindos. A gente nota que, na
escovação manual, eles podem variar bastante", observa Livia. "As
versões que realizam oscilações e rotações automaticamente chegam a
funcionar de modo semelhante à limpeza feita pelo dentista", acrescenta o
periodontista Cláudio Mendes Pannuti, professor da Faculdade de
Odontologia da Universidade de São Paulo.
Suas
cerdas também levariam certa vantagem. "Por serem diminutas, permitem
alcançar partes dos dentes que os tipos tradicionais não conseguem
atingir", nota o cirurgião-dentista José Luiz Lucarelli, membro da
Academia Americana de Cosmética Oral. Para o odontologista carioca Mário
Groisman, mestre em ciências dentais pela Universidade de Lund, na
Suécia, as escovas elétricas ainda podem servir como motivação extra
para higienizar a boca com mais frequência. "Além disso, elas são
especialmente indicadas para pessoas que apresentam incapacidades
motoras", avalia.
Apesar
desses pontos a favor, é recomendável conversar com o seu dentista para
calcular se, de fato, o investimento em uma escova elétrica trará
retorno a você. Mesmo se optar por uma delas, não deixe de buscar
orientações sobre como utilizá-la - não, não basta só encostar suas
cerdas de qualquer jeito na dentição. "Às vezes, movimentos inadequados
podem até causar prejuízos", alerta Sampaio. No final das contas, todos
os especialistas concordam que, para manter a boca limpa e protegida,
importante mesmo é a forma e a regularidade com que escovamos os dentes e
passamos o fio dental. Não há tecnologia capaz de desbancar a adoção
desse hábito.
Apetrechos que fazem a diferença
Determinados
modelos elétricos não se limitam a mexer suas cerdas de um jeito
padronizado com o apertar de um botão. Hoje em dia, por exemplo, há
escovas que vêm acompanhadas de um timer. "Ele mostra o tempo que se
deve passar higienizando cada área da boca", destaca Livia Tenuta. Já
outras opções conseguem perceber quando você exagera na força da
escovada. "Se o indivíduo aplica muita pressão, ela para de funcionar ou
reduz sua potência. E isso evita machucados na gengiva", esclarece
Cláudio Mendes Pannuti.
Assinar:
Postagens (Atom)